Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

25/03/2019 - 14h08min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

O Delegado e a Realidade

Essa semana, entrevistei o delegado Luis Firmino, da DP de Guaíba. Questionei sobre a banalização das execuções a tiros na Aldeia. A comunidade está assustada com tanta violência e com a naturalidade como acontecem os crimes contra a vida. Mata-se guri em Guaíba como se mata barata, assim como em diversos municípios do País. O Delegado Firmino falou sobre a criminalidade e fez críticas consistentes. Ver matéria nesta edição.

A desculpa que irrita

Nesta edição, a Gazeta traz uma reportagem especial, na contracapa, sobre a Escolinha de Futebol Bonsucesso; um trabalho bacana, desenvolvido por voluntários.


Neste contexto, questionei a Prefeitura de Guaíba sobre o apoio dado às escolinhas de futebol da Cidade. Eu entendo que o Município investe pouco em esportes e não deveria ser assim.

Confira a seguir a nota enviada pela Prefeitura.

“Hoje, temos 18 escolinhas no Município. No máximo 2 ou 3 são registradas. E delas, conforme a Lei 13.019, nenhuma tem todas as documentações exigidas para fazer parcerias com o Município. A Prefeitura tentou pela Agefut, Associação das Escolinhas, mas também não foram apresentados os documentos exigidos pela lei.”

Esta nota acima me irrita. É claro que as escolinhas não têm documentação, pois, em geral, são formadas por pessoas de poucos recursos, que fazem trabalho voluntário; o trabalho que deveria ser feito pelo Governo. O poder público tem de parar de se esconder atrás da burocracia e ajudar as instituições que fazem trabalho de inclusão social a se adequarem à legislação. Tem que jogar a favor e não contra.

Professores rejeitam reajuste

Enquanto os servidores estaduais amargam anos sem qualquer reajuste e recebem os salários atrasados, os do município de Guaíba recebem reajustes anuais e os salários são pagos em dia. Os professores municipais recebem o Piso Nacional do Magistério. Registra-se que isso é obrigação do Governo e não favor.


Essa semana, os servidores do Quadro Geral da Prefeitura aceitaram os 4,17% de reajuste proposto pelo Executivo, mas os professores, não, apesar de garantirem o Piso Nacional; pedem 6%. Ver matéria ao lado.

Eu entendo que sindicato existe para lutar pela categoria e a reivindicação de 6% é justa, pois está abaixo da previsão da LOA. Acontece que, diante da realidade do Estado e do País, se os professores baterem pé nos 6%, acredito que não terão apoio da sociedade.

Na tarde dessa sexta-feira, 22, o presidente do SPMG, Pablo Gomes, informou que haverá nova assembleia da categoria na segunda-feira, às 17h15, na sede do Sindigua.


O prefeito manteve o reajuste de 4,17%, mas concordou em pagar o valor retroativo a janeiro neste primeiro semestre.

O PP se fortalece em Guaíba

O vereador Alex Medeiros é o novo líder do Governo Sperotto na Câmara. Pelo menos três vereadores de partidos pequenos só aguardam a abertura da janela para a troca de partido sem perder o mandato para migrarem ao PP.

Collares não é coroca

O vereador João Collares apresentou projeto de lei na Câmara Municipal de Guaíba para que seja alterado o desenho das placas de indicação de idosos, aquele com o velhinho corcunda de bengala. O Collares se invocou com a imagem.


Na sessão de terça-feira, o vereador mostrou o desenho e disse: “Tenho 60 anos e não sou assim!”, mostrando aos presentes no recinto o papel com o desenho do velhinho coroca, provocando um óóó... Em seguida, o Vereador Campeão pediu adiamento de votação. A gente ganha pouco, mas se diverte.

Xandão na Câmara

E por falar no Vereador Collares, ele se afastou da Câmara por 15 dias para tratar de questões pessoais; segundo a Tia Alaíde, para fazer um curso. Neste período, assume o suplente do PDT, o Xandão. No tempo do PT, o Xandão era bom de tribuna, enfezava a Casa com argumentos fortes e discursos dramáticos. Vamos ver como se comporta na versão 2019.

Observatório Social

O Hilarion de Freitas foi eleito presidente do Observatório Social de Guaíba; Márcio Silveira assume a vice-presidência para Assuntos de Gestão. A posse dos novos conselheiros acontece nessa segunda-feira, 25, às 19 horas, na Câmara de Vereadores, quando será apresentado o relatório do terceiro quadrimestre de 2018, com a avaliação das contas da Prefeitura de Guaíba. Evento para quem se interessa de verdade pela Aldeia e pela aplicação do dinheiro público.

A Prisão de Temer

Colocada uma pedra grande sobre o discurso de perseguição política do PT. Mesmo que o Temer consiga liberdade, porque ainda não foi julgado, eu não tenho dúvidas de que as coisas estão mudando para melhor no País. Antes da Lava Jato, só negros pobres iam para a cadeia.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 23/3/2019.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados