Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

06/03/2019 - 14h58min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Informação Detalhada

A Gazeta Centro-Sul traz informações completas sobre o novo sistema de cálculo do IPTU em Guaíba. Informação detalhada, passada pelo secretário da Fazenda. Agora, com o carnê 2019, vamos conferir se o que foi informado pela Prefeitura fecha com a realidade.

Vamos conferir, também, se a mensagem dramática do carro de som contratado pelo vereador Jonas Xavier, em 2014, alertando sobre um suposto assalto ao bolso dos guaibenses, estava correta ou não passou de teatro barulhento do veterano parlamentar. Chegou a hora da verdade.



O Secretário Técnico

Essa semana, entrevistei o novo secretário da Fazenda de Guaíba, Fábio Bittencourt, para fazer a matéria do IPTU. O Fábio é um servidor de carreira, fiscal de tributos do Município desde de 2010. É técnico, do tipo que coloca o pingo em cima do “i”, como tem de ser.

O secretário está cheio de planos e entusiasmado com o novo desafio. Vamos acompanhar.

Sem dinheiro para indenizar

Segundo a Tia Alaíde, o Governo Leite ainda mantém muitos CCs do Governo Sartori, tendo em vista que não tem dinheiro para indenizar os demitidos. Com isso, criou-se um clima pesado de intranquilidade em várias secretarias. Muita gente olhando para a porta à espera do bilhete azul.

Campos de Futebol

Os campinhos de futebol são importantes para todos aqueles que gostam de jogar uma “pelada”. Mas os campos que restam na Cidade estão bem degradados. Nesta edição, a Gazeta Centro-Sul aborda esta questão em matéria especial na contracapa. Vale conferir. E para o prefeito, vale refletir.


Falando em campos de futebol, o investimento no Esporte é muito pequeno em Guaíba. O orçamento da Diretoria de Esportes é mais pobre que rato de igreja.

O Caso da Escola Darcy Berbigier

Na semana passada, a Gazeta divulgou com destaque o caso do prédio da Escola Municipal Darcy Berbigier, no Bairro Alvorada, em Guaíba, que pode desabar, considerando as rachaduras profundas e a queda de uma viga.


A Prefeitura informou que seria feito um trabalho de sondagem do solo, com urgência, para descobrir a intensidade do problema e, consequentemente, solucioná-lo. Essa semana, questionei a Prefeitura sobre o que foi feito. Resposta: foi dado andamento nas questões burocráticas a fim de contratar uma empresa para realizar a sondagem.

Celular no Baú

O Projari está retomando as atividades. No evento de recepção, com os pais, para os devidos esclarecimentos sobre as regras da Instituição, a diretora, irmã Laura Gavazzoni, ressaltou que durante as atividades de aprendizagem os celulares serão guardados em um baú.

Parabéns, irmã. Nada mais impróprio do que alguém olhando mensagens no celular durante momentos que exigem concentração. Isso deveria acontecer em todas as escolas.



Finalmente ao Trabalho

A Câmara Municipal de Guaíba retomou as sessões ordinárias nessa sexta-feira, 1º, depois de dois meses e meio de recesso. Ala fusca tchê!

Cemitério Lotado

Há pelo menos 25 anos se fala na lotação do Cemitério Municipal de Guaíba, mas, com a ajuda das almas, a Prefeitura sempre consegue dar um jeitinho de “acomodar” mais mortos. No entanto, está chegando a hora em que nem as almas vão conseguir ajeitar espaço para tantos restos mortais. Ver matéria nesta edição.

O que agrava o problema da superlotação no Cemitério Municipal de Guaíba é que, passados trinta anos da emancipação de Eldorado do Sul, os mortos da cidade vizinha continuam sendo sepultados em Guaíba.

O Meu Carnaval

Dormir até as 10 horas, assar tainhas na casa da filha, levar a neta na pracinha, rasgar papéis acumulados em gavetas para colocar no lixo, preparar um prato cantarolando alá-lá-ô, ir ao cinema com a Cristina, jantar nos amigos, assistir a Mangueira desfilar na TV, ler um pouco, caminhar na Beira, curtir a cidade vazia, procurar um programa interessante na TV, bocejar com a boca escancarada, coçar e me espreguiçar gemendo. É isso.


Leandro André

[email protected]

Publicado em 2/3/2019.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados