Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

18/02/2019 - 15h13min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Carvão, era só o que faltava

Há décadas, a nossa Região anda feito lesma, com poucas ofertas de projetos bacanas para se desenvolver. Agora, surge um megaprojeto para explorar carvão na Região. Carvão! Ver matéria nesta edição da Gazeta.

O mundo civilizado já está executando projetos de energia eólica e solar, focando em energias limpas. Aqui, nos apresentam como alternativa de desenvolvimento a extração de carvão ao lado do Rio Jacuí.

Os políticos vão defender a ideia, com os olhos brilhando, projetando aumento de arrecadação. Vão ressaltar o desenvolvimento, a geração de empregos e renda e vão saudar a sustentabilidade, mesmo que não saibam o que significa. Político gosta de palanque e de vencer eleição, custe o que custar, com raras exceções.

A comunidade regional tem que se mobilizar e questionar detalhes deste megaprojeto; tem que se manifestar enquanto há tempo. Dia 14 de março, haverá uma audiência pública em Charqueadas, no Clube Tiradentes, às 18 horas. Anota aí. Na matéria que a Gazeta traz nesta edição, tem contatos da Fepam para manifestações em relação a este projeto.

TCE bate cabeça no caso dos CCs

Está em julgamento no TCE o caso dos assessores parlamentares da Câmara Municipal de Guaíba. A Corte está julgando se os CCs são constitucionais ou não.

A relatora do processo entende que precisa ser via concurso público a contratação dos cargos de assessores parlamentares, o que não faz sentido, pois o vereador tem que ter o direito de escolher alguém de sua confiança.

O que está errado na Câmara de Guaíba é a quantidade desproporcional de CCs em relação aos efetivos; são muitos CCs, tantos, que se todos os cargos forem preenchidos, não há espaço suficiente para acomodar o batalhão nas dependências da Casa no mesmo turno de trabalho.

Pelo que tenho acompanhado, os conselheiros do TCE não se entendem sobre a competência deste julgamento, estão batendo cabeça e pedindo vistas.

Enquanto isso, o presidente Arilene insiste na necessidade de fazer uma reforma administrativa; está certo. Os conselheiros do TCE estão chegando a esta conclusão, só falta baterem o martelo.



Repensando Guaíba

Em conversa informal com o novo diretor de Comunicação da CMPC, Daniel Ramos, durante almoço com a Imprensa que aconteceu no final de janeiro, o executivo ratificou o pensamento do diretor da Celulose Riograndense, Maurício Harger, de dar apoio a projetos que deixem um legado para o Município. Ramos gostou da ideia do Repensando Guaíba, pois está em sintonia com a filosofia da Companhia.

Uma coisa é certa, está passando da hora das lideranças locais se voltarem para uma reflexão sobre o futuro da Aldeia a partir de suas potencialidades. Uma reflexão apartidária.

Força, Flamengo?

O Flamengo tem um CT que não tem alvará, foi multado trinta vezes pela Prefeitura por estar irregular e o tal Ninho do Urubu foi interditado no ano passado. No entanto, como o estabelecimento fica no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, e como o Flamengo é clube de massa, continuava funcionando normalmente.

O local de lata onde dez guris morreram queimados sequer existia na planta do Ninho. E, apesar de tudo isso, deste desrespeito às leis e descaso com os atletas, tem clubes e muita gente desejando “Força, Flamengo!”. Força, Flamengo?! Neste raciocínio raso, cabe desejar, também, “Força, Vale!”, considerando o que aconteceu em Mariana e Brumadinho.


“Força, Flamengo!” é de cair os butiás dos bolsos!

Barra do Ribeiro, 60 Anos

Uma cidade pequena, simpática e praiana, onde o tempo anda devagar e mercadorias são transportadas em carroças grandes. Assim é Barra do Ribeiro, que completa 60 anos de emancipação neste domingo, 17. Uma comemoração simples e original, como o cotidiano dos seus 14 mil habitantes.

Procurei no site da Prefeitura na Internet a programação do aniversário redondo de seis décadas do Município, mas a única informação que encontrei foi de que em fevereiro não tem eventos programados. Contudo, procurando mais um pouco, nas redes sociais, encontrei a programação. Neste sábado, 16, tem show do Tchê Guri, e no domingo, 17, tem Renato Borghetti, às 20h30, no Acampamento Farroupilha. Viva Barra do Ribeiro!

Demissões em Massa em Eldorado

A fábrica de fraldas, absorventes e de papéis de higiene pessoal da Kimberly-Clark, em Eldorado do Sul, deverá encerrar a produção em maio, depois de 23 anos. Com isso, mais de 250 trabalhadores serão demitidos. Um baque e tanto para a economia da Região.

O Dono do Cinema

Morreu no dia 5, aos 84 anos, Ângelo Scalco, o Todi. Ele foi dono do Cinema Gomes Jardim, do início da década de 1950 a 1977, quando o Cinema fechou em definitivo. Dono de cinema tem poltrona no céu.



Leandro André

[email protected]

Publicado em 16/2/2019.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados