Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

17/12/2018 - 13h48min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Repercussão da Entrevista

A entrevista com o Prefeito Sperotto, publicada na Gazeta Centro-Sul da semana passada, gerou reações fortes na Aldeia. A versão do prefeito, de que tudo deu certo nos últimos dois anos, que o Observatório Social de Guaíba é político e que a bomba na Saúde caiu no colo da atual administração, ficou entalada em algumas gargantas. Parte da população saiu à procura da Guaíba revelada pelo Prefeito Sperotto.

Em conversa com o ex-prefeito Henrique Tavares, essa semana, ele destacou que em seu governo nunca teve contrato terceirizado de um milhão para a gestão do PA; disse que o contrato era de aproximadamente R$ 520 mil, os mesmos valores atuais, depois de ter passado de um milhão mensais na atual administração. Visivelmente indignado, mas medindo as palavras para não polemizar com o atual prefeito, que é do seu partido, o PTB, Henrique Tavares disse que assume a responsabilidade dos seus atos e vai responder na Justiça com tranquilidade, pois tem como provar que não cometeu ilegalidades, ressaltando que o TCE nunca apontou nada de errado em relação às acusações que constam no processo em que se tornou réu.

O Observatório Social de Guaíba responde a acusação do Prefeito Sperotto por meio de nota oficial publicada na página três desta edição impressa. Uma resposta firme, que coloca o pingo em cima do i.

Eu opinei sobre a visão do prefeito na edição passada. Entendo que falta ao Prefeito Sperotto fazer autocrítica enquanto há tempo de mudar o rumo de algumas ações fora do eixo.

Eleição na Câmara

Conforme os leitores puderam acompanhar aqui pela Coluna, a eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Guaíba foi dramática. Após maratona de reuniões e ameaça de Comissão Parlamentar Processante para cassação de mandato do Vereador Campeão, Arilene Pereira (PTB) e Juliano Ferreira (PR) chegaram praticamente empatados na reta final, mas o Arilene acabou vencendo por 9 a 7. O Vereador Arilene será o terceiro presidente da Câmara do PTB, de forma consecutiva.

A prova de que os partidos políticos não passam de fantasia obrigatória se revelou nessa eleição da Câmara de Vereadores de Guaíba. Além disso, mostra que a política partidária na Aldeia é surreal: a oposição ao Governo Municipal garantiu a continuidade do comando do Legislativo ao PTB, partido do prefeito.

O vereador Jonas Xavier, que é do PR, votou contra o candidato a presidente do seu partido para apoiar o candidato do PTB, ficando de vice na chapa. Por outro lado, Everton Gomes e Fernanda Garcia, do PTB, votaram no candidato do PR. E mais: dois vereadores (Campeão e Arilene) do PTB, que é o partido do Governo, fecharam com a chapa apoiada pela oposição.

Resumo da bufa: os cinco vereadores de oposição fecharam com o PTB do Prefeito Sperotto. Sim, deve existir uma explicação para esta mistura braba, mas não vale a pena procurar.

E o Sperotto, que é presidente do PTB de Guaíba, disse à Gazeta que o partido não está dividido no Município. Já pensou se estivesse dividido?

O que vai acontecer daqui pra frente é uma incógnita. Parte importante da bancada governista se sente traída pelo prefeito, que lavou as mãos, ficando de fora do salseiro. E o Vereador Campeão, que mais uma vez articulou nos bastidores e foi decisivo nesta eleição, corre o risco de enfrentar a tal CPP, pedindo a sua cassação em 2019, segundo apurou a Tia Alaíde. Feridas estão abertas dos dois lados.

O bloco da “oposição” mais o comando dos ressentidos formam maioria na Câmara, o que poderá dificultar a vida do Governo no ano que vem. No entanto, nada que não se resolva no balcão de cargos. Forte, essa!

Comunicação

A Gazeta Centro-Sul tem muitos leitores, o que gera uma grande demanda aos órgãos públicos, principalmente à Prefeitura e à Câmara Municipal. Sendo assim, acionamos bastante os órgãos públicos em busca de esclarecimentos para questões levantadas pelos leitores. Além do Executivo e do Legislativo municipais, frequentemente solicitamos informações para a CRE, a Corsan, os Correios e a CEEE, entre outros órgãos e instituições. Alguns são mais ágeis e profissionais que outros. Sempre perdem os que não dão a devida importância para a Comunicação. Perdem muito; a 12ª CRE é um exemplo dessa perda.

E por falar em Comunicação, o vereador Arilene Pereira me garantiu que irá manter profissional qualificado e da área na Assessoria de Imprensa da Câmara em sua gestão. Parabéns, vereador.

Moradores de Rua

Apurei que a comunidade não aceita o fato da Prefeitura de Guaíba manter um abrigo para moradores de rua, mas não ter uma política de inclusão social para eles. Em geral, estas pessoas acolhidas pelo Município são vistas diariamente atiradas e embriagadas nas ruas e praças, sem uma ocupação que lhes ofereça dignidade.

Em recente entrevista que fiz com o Secretário Chacrinha e sua equipe da Assistência Social do Município, abordei esta questão e fui informado que a Prefeitura contratou uma coordenadora para o Abrigo e uma assistente social para trabalhar com projetos de inclusão. Vamos aguardar os resultados na prática.

Cubanas em Guaíba

Duas médicas cubanas que participaram do Programa Mais Médicos não quiseram voltar para Cuba. Ficaram no Município e estão precisando de ajuda para sobreviver, pois, atualmente, não podem exercer a medicina por falta de registro no CRM.

O administrador de empresas Fabrício Carvalho iniciou uma campanha de apoio às médicas. Quem quiser ajudar, o telefone de contato é (51) 99641.8664 (WhatsApp). É uma questão de humanidade.



Leandro André

[email protected]

Publicado em 15/12/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados