Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

10/12/2018 - 14h33min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Entrevista com o Prefeito

Seguindo a tradição, a Gazeta Centro-Sul entrevistou o prefeito de Guaíba ao completar meio caminho andado do Governo. Confira a entrevista nesta edição.

O Prefeito Sperotto aproveitou para destacar as ações positivas de sua administração e não admitiu erros. Não considerou o drama que ocupou a Aldeia este ano, com escândalos, ações policiais e afastamentos de secretários pela Justiça.

Ressaltar o trabalho é importante; necessário. No entanto, percebo que o Sperotto sofre do mesmo mal do PT: não consegue fazer autocrítica. Isso é ruim, porque mascara a realidade e, muitas vezes, quando cai a ficha, é tarde. Para exemplificar o que estou dizendo, vejam a resposta do prefeito ao ser questionado sobre o que deu errado nestes dois primeiros anos de seu governo. Uma rotunda negação, passou toda a responsabilidade para o governo anterior, como se o atual não tivesse qualquer responsabilidade.

Ninguém gosta de crítica, mas é preciso enfrentar para avançar. A crítica sistemática e interesseira, dessas de adversários políticos carimbados, são dispensáveis, mas negar o que está errado é correr para o abismo.

Eleição e Lambança na Câmara

O comando de uma Câmara Municipal se dá por meio de sua Mesa Diretora. Então, em cada final de ano, aumenta a tensão nos bastidores, tendo em vista a eleição da Mesa Diretora para o ano seguinte. O envolvimento por espaço político dos partidos é grande, e, é claro, pelos cargos, que fazem olhos graúdos brilharem. Em Guaíba, a peleia está equilibrada e a lambança saiu da curva essa semana.

O PTB está dividido entre os dois grupos que disputam a Mesa, e o placar oscila entre 9 a 7 e 8 a 8. Se empatar, assume a Presidência o vereador mais velho que está no grupo do Campeão e do Arilene, os dois escanteados pelo Grupo dos 9.

O Vereador Campeão articulava com a oposição e ganhava força. Assustou o Grupo dos 9, que passou a se reunir de hora em hora por toda parte. Na quinta-feira, teve ataque bomba. Uma eleitora protocolou denúncia com pedido de abertura de uma CPP a fim de cassar o mandato do Vereador Campeão, tendo em vista a sua condenação em segunda instância por improbidade administrativa, com negativa do TJ-RS para recurso em Brasília, conforme divulguei aqui na Coluna da semana passada.

O foco na cassação botou água fria no caldão do Campeão. O clima ficou ainda mais tenso na Casa e a pressão foi forte, muito forte. No final da tarde de sexta-feira, a eleitora decidiu retirar o pedido da CPP contra o Campeão. Pelo que apurei, a estratégia foi desgastar o adversário.

No fim de semana, segue a maratona de reuniões. Na segunda-feira, último dia de inscrições das chapas, a cobra vai fumar. Na terça-feira, 11, acontecerá a eleição da Mesa Diretora. O Grupo dos 9, que pode ser 8, segue com o Juliano Ferreira (PR) na cabeça de chapa, mas mudanças podem acontecer a cada meio minuto nos dois lados.

E o Prefeito Sperotto deixou claro, na entrevista que concedeu à Gazeta, que não vai se envolver nesse salseiro.

Subsídio do Vereador Collares

A Justiça determinou o bloqueio mensal de 30% dos rendimentos do vereador João Collares (PDT) devido a uma dívida de R$ 572 mil com o Município. A Presidência da Câmara Municipal recebeu ofício da Justiça essa semana.

Questionei o vereador sobre esta questão. Em nota, sua assessoria informou que o Vereador Collares foi notificado da decisão por seu advogado, que irá recorrer em função de que o subsídio de vereador tem natureza alimentar, portanto é impenhorável, conforme prevê o Código de Processo Civil.

Destaque Mérito

Pelo segundo ano consecutivo, a Gazeta Centro-Sul ficou entre as dez empresas mais citadas pela população de Guaíba no segmento serviços em pesquisa realizada pela Ulbra para o Prêmio Destaque Mérito da Acigua. Obrigado, guaibenses.

Sindicalista Destaque

Gelson Santana, presidente STICC, conquistou o Certificado Deputado Carlos Santos, da Câmara Municipal de Porto Alegre, dentro da Semana da Consciência Negra. O processo de escolha aconteceu via votação. Destaque merecido pelo trabalho feito com os imigrantes.



Regularização Fundiária

Existe uma tentativa antiga de regularização fundiária da Vila IPE e de outras áreas em Guaíba. Pelo que tenho observado, tem político fazendo politicagem em cima desta questão. Fica o alerta.

Brasil e Itália na Região

Entre os dias 17 e 19, uma delegação da Itália estará na Região para iniciar um trabalho de parcerias, visando desenvolver projetos em diferentes segmentos da economia. No dia 18, em Camaquã, haverá abertura do Painel Internacional Brasil e Itália para o Desenvolvimento Econômico da Região Centro-Sul. Vamos acompanhar.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 08/12/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados