Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

01/10/2018 - 14h32min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

O Dr. Renan e a Política

No mês de março de 2015, a Tia Alaíde me perguntou o que eu estava achando da onda Dr. Renan. Eu perguntei a ela quem era o Dr. Renan. Então, depois de mostrar espanto com a minha ignorância a respeito do novo ídolo da Aldeia, minha tia esclareceu que se tratava de um jovem médico pediatra que havia chegado na Cidade e atendia de graça as crianças pobres nas vilas. E ressaltou, em tom de beata devota, que ele tinha publicado o número do telefone no Facebook para quem precisasse de atendimento. Nossa! Aquela história me levou a buscar informações sobre o tal Dr. Renan.

Na minha pesquisa rasa a respeito do novo médico-ídolo, logo percebi que ele tinha vindo para fortalecer a corrente política do PTB.

Não demorou muito para o fã-clube se formar e crescer feito abóbora bem adubada. Marmanjos e senhoras disputavam a amizade do Dr. Renan. Em 2016, a Câmara Municipal concedeu o título de Cidadão Guaibense para o ilustre pediatra dos pobres. Somente o Vereador Xandão votou contra. Foi uma festa de arromba.

Na campanha eleitoral, comandos de vizinhas e cabos eleitorais entusiasmados, vestindo camisetas e portando bandeiras com a foto do Dr. Renan, zanzavam pelas ruas da Cidade gritando o nome do médico. Impressionante.

No PTB, todos queriam ser amigos do Dr. Renan, do Zé Ruela ao candidato a prefeito. O Sperotto se tornou um grande amigo do médico-ídolo.

Tudo seguia com animação de circo até que dois vídeos do médico, fazendo farra, entupiram as redes socias e colocaram holofotes no espetáculo. Um mostrava o Dr. se exibindo em Miami, nos Estados Unidos, com compras e mais compras; no outro, ele rodopiava numa placa de trânsito se intitulando uma leoa que iria proteger Guaíba. Quando assisti os vídeos, que chegavam a cada três minutos no meu celular e de todos na Aldeia, deduzi que estava morta a candidatura do médico-ídolo. Ledo engano. Renan Pereira foi o vereador mais votado da história de Guaíba.

O Dr. Renan foi eleito pelos seus pares para a Presidência do Legislativo Municipal. No ano seguinte, foi reeleito. Alberto Roberto era fichinha. Bota prestígio nisso. Ele seguia bajulado e seu grupo se uniu com denodo para criar mais CCs na Câmara. Um fiasco que pegou muito mal na comunidade, pois agrupando todos os CCs do Legislativo falta espaço no prédio da Câmara.

Enquanto isso, o Vereador Renan continuava com voz ativa no PA, vinculado a empresas terceirizadas, com a conivência do Executivo, pois não há como imaginar o contrário.

Em uma coluna publicada na edição do dia 4 de fevereiro de 2017, fiz o alerta de que vereador não deveria se envolver na Secretaria de Saúde a qual tem o dever de fiscalizar.

No dramático caminho político do vereador fenômeno, empilhando liderança e polêmicas, seus desafetos preteridos em cargos de confiança, somados aos adversários que nunca engoliram a proeza do sujeito que entrou no ônibus lotado e sentou na janelinha, começaram a crescer no sotaque e no semblante, resultando em rajadas de denúncias.

De repente, o Prefeito Sperotto recebeu orientação para afastar do PA o médico correligionário e amigo. O Dr. Renan foi exonerado por tabela e aquilo lhe feriu gravemente, deflagrando uma briga pública entre o prefeito e o presidente da Câmara.

Uma nuvem preta cruzou o Morro das Antenas e chegou na Aldeia. A sombra provocou inversão na onda de idolatria ao Dr. Renan, que acabou afastado e execrado. Seu título de Cidadão Guaibense foi cassado, um caso inédito na história dos títulos de cidadãos em todos os tempos. Denúncias pipocavam de todos os lados. Aliados de outrora se tornaram inimigos íntimos. Ouvir os dois lados da história e aguardar provas se tornou ofensa grave em redes sociais. A ordem era condenação, tudo com a mesma intensidade da idolatria inicial.

Não demorou muito para o escândalo se tornar nacional. Aquele vídeo espavento do médico se exibindo em Miami, gravado em 2014, antes dele chegar a Guaíba, e que circulou até gastar na campanha eleitoral, foi parar no Fantástico. A comoção que aconteceu na sequência nem Freud explica.

Resumo da bufa. Se o vereador Renan Pereira não renunciar, ele provavelmente terá seu mandato cassado pelos seus pares no dia 8 de outubro e se tornará inelegível por oito anos, pois é preciso dar satisfação à sociedade.

É importante acompanharmos os resultados das investigações do Ministério Público e as decisões judiciais, que transcendem o teatro político-partidário.

Que bom se este caso servir de lição na Aldeia para os vereadores que têm o dever de fiscalizar o Executivo e, ao invés disso, se associam a ele em troca de cargos. Aliás, prática disseminada em todo o País.

Este exemplo de Guaíba reflete o cenário político do Brasil: um jogo sujo, misturando interesses e hipocrisia. Na arquibancada, um número expressivo de torcedores ávidos por um salvador da Pátria e sedentos de sangue.

A Cidade Castigada

A nossa Aldeia está atirada. No começo do Governo Sperotto, parecia que tudo ia melhorar, mas depois que a vassoura nova gastou, o relaxamento e a feiura voltaram.

Recomendo a leitura do Editorial da Gazeta desta edição.

25 Anos da Gazeta

No dia 1º de outubro, a nossa Gazeta Centro-Sul completa 25 anos de circulação. Na próxima semana, vamos falar um pouco sobre este trabalho jornalístico que registra a história de Guaíba e Região.



Leandro André

[email protected]

Publicado em 29/9/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados