Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

17/09/2018 - 14h03min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

O Espetáculo da Cidadania

Eu, a Irmã Nilva e mais 60 pessoas da comunidade somos testemunhas de que o povo começou a fiscalizar o dinheiro público na Aldeia.

Nós podemos adotar o queixume ou a ação de fiscalização como bandeira em relação ao uso do dinheiro público, do nosso dinheiro. É uma decisão nossa. O comum é aderirmos à lamúria e ao xingamento, que não produzem efeito prático lá no fim. Culpar os políticos se tornou descarrego diário, mas do que adianta isso?

Está provado que somente culpar e se queixar não resolve nada; é preciso ação, fiscalização efetiva. Só que não é fácil agir e fiscalizar sozinho. O sujeito trabalha, tem uma vida corrida atrás do pão de cada dia e não sobra quase tempo para dar uma de fiscal efetivo do dinheiro público. Além disso, o cidadão comum não sabe nem por onde começar. Então, é preciso união e organização da sociedade. E é justamente aí que entra o Observatório Social, uma ONG formada por pessoas honestas e comprometidas com a sociedade que se organizou para fiscalizar as contas públicas. E funciona.

Eu tenho acompanhado o trabalho do Observatório Social de Guaíba desde que se formou há pouco mais de um ano. Neste curto período, o trabalho da entidade já resultou em uma economia para os cofres do Município de aproximadamente R$ 6,4 milhões. Isso mesmo. A Administração Municipal pode até contestar e alegar que não é bem assim e tal, mas é, sim. Se não há fiscalização de cima é possível que seja feito um contrato para limpar e cortar a grama de centenas de metros quadrados que sequer existem na cidade.

O grupo de voluntários do Observatório Social acompanha os editais e os pregões nos processos licitatórios e encontra falhas importantes, alertando para as correções necessárias a fim de se evitar que erros graves aconteçam; isso permite que se desligue o fogo antes do leite derramar. É impressionante como funciona. Confira a matéria publicada na página 4 desta edição da Gazeta. Economizar mais de R$ 6 milhões em um ano, numa cidade como a nossa, é de encher os bolsos de butiás.

Na noite de quarta-feira, 12, no Auditório da Ulbra Guaíba, nós assistimos ao maior espetáculo de Guaíba, a apresentação do relatório do Observatório Social. Nada é mais bonito e importante para a vida em sociedade do que o espetáculo da cidadania.

Comissões na Câmara

Seguem os trabalhos das comissões na Câmara Municipal de Guaíba: as CPPs dos vereadores Renan e Bento e a CPI do Executivo.

O vereador afastado Renan Pereira ainda não foi ouvido, porque ele está proibido pela Justiça de frequentar a Câmara. A Procuradoria já solicitou a liberação à Justiça para que o vereador possa depor, mas ainda não teve retorno. Com isso, a sugestão dos procuradores da Casa é para que o depoimento aconteça por meio de videoconferência. Na próxima semana, deverá ser encontrada uma solução para este impasse.

Na segunda-feira, 17, começam a ser ouvidas as testemunhas na CPP do vereador Bento da Silva.

Em relação à CPI do Executivo, o ex-secretário de Saúde, Itamar Costa, prestou um longo depoimento essa semana. Ele respondeu todas as perguntas, afirmou ser inocente e alertou sobre a responsabilidade de cada um no Governo. No final das contas, dividiu com a Diretoria de Compras o pacote de responsabilização que recebeu de membros da Diretoria na semana anterior.

Sítio Histórico e Entorno

Repercutiu forte na Aldeia a matéria publicada pela Gazeta Centro-Sul na semana passada sobre a tentativa de redução do entorno do Sítio Histórico no Centro de Guaíba. Confira a matéria na página 8.



Turismo e História

Em meio a uma turbulência política na Aldeia, a Setudec aproveita com muita competência o momento farroupilha para promover o turismo em Guaíba.



Walter Lídio Nunes

Na abertura dos festejos farroupilhas de Guaíba, que aconteceu na quinta-feira, 6, o prefeito José Sperotto entregou a medalha mérito “Berço da Revolução Farroupilha” para o ex-presidente da CMPC Celulose Riograndense, atual conselheiro da empresa, Walter Lídio Nunes. A distinção é entregue como homenagem para quem auxilia no desenvolvimento do Município.

Merecida homenagem a uma liderança que se destacou por sua postura transparente e comprometida com a sociedade de Guaíba, sendo responsável direto pela licença social que viabilizou a consolidação e a expansão da fábrica na Cidade. Que o legado deixado por Walter Lídio não seja desprezado pela CMPC.

O Desabafo do Empresário

Muito forte o desabafo do diretor da Expresso Rio Guaíba, Gerson Piccoli, nesta edição. Fomos questioná-lo sobre críticas que recebemos de usuários do transporte coletivo, e o empresário colocou os pingos em cima dos is.



Leandro André

[email protected]

Publicado em 15/9/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados