Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

09/07/2018 - 14h02min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

As Respostas do Prefeito

Estamos apresentando uma entrevista exclusiva com o Prefeito Sperotto. Depois dos escândalos recentes, com afastamentos judiciais dos dois secretários mais próximos do prefeito e da Comissão de Licitações, era preciso ouvir o chefe do Executivo.

Fizemos as perguntas que precisavam ser feitas. O prefeito respondeu objetivamente algumas e desviou de outras.

O Sperotto evitou polemizar e reduziu os impactos negativos dos escândalos; fez o seu papel. E eu faço o meu em avaliar as suas respostas.

O prefeito fugiu da avaliação do DEM e do Solidariedade no seu governo e na base governista na Câmara; desconversou, falou em vaidades e tal. Acontece que o DEM e o Solidariedade fazem parte do Governo, têm secretários municipais e são oposição forte na Câmara, uma situação que vai além da bazófia.

A respeito da suposta ingerência do vereador Renan Pereira na Secretaria de Saúde, Sperotto disse que foi surpreendido.

No campo da negação, o chefe do Executivo só vê o lado positivo de tudo que envolve o seu governo. Ele demonstrou acreditar que a fiscalização em relação às calçadas está funcionando, por exemplo.

Mas nem tudo foi desvio, o prefeito respondeu sobre o que pensa de uma CPI para investigar o governo; disse por que o Itamar foi exonerado e o Leandro Jardim, não; por que se desentendeu com o vereador Renan Pereira; garantiu que o ex-vereador Caio Larrea (PPS) não será secretário, conforme se comenta nos bastidores; que não haverá reforma administrativa imediata; que segue na luta para melhorar o atendimento no PA (não quis dar previsão sobre a inauguração do Hospital); e que os reflexos da boa arrecadação vão aparecer só no ano que vem. Está na página 2 desta edição.

É isso, vamos continuar questionando, cobrando e avaliando a gestão pública: cumprindo com o nosso papel.

Secretaria de Educação

Como a Secretaria Municipal de Educação frequentemente recebe críticas daqui e dali, inclusive do Sindicato que indicou a secretária, perguntei ao Prefeito Sperotto qual a sua avaliação sobre a secretária Virgínia Guimarães. Ele me disse que ela está indo muito bem. Forte, essa!

Segundo a Tia Alaíde, 80% do orçamento da Secretaria Municipal de Educação de Guaíba são gastos com a folha de pagamento.

CPI à força

A pressão é grande para os vereadores instaurarem uma CPI para investigar, também, supostas irregularidades na Prefeitura. Depois de lutas de silêncio, foram feitos dois requerimentos, um assinado por todos os vereadores, que não valeu porque havia erros, e outro que teve seis assinaturas. Este segundo não tem a assinatura do vereador Miguel Crizel (Solidariedade), que parece ter voltado para a governança. Tudo por ideologia, é claro.

Nessa sexta-feira, enquanto o Brasil perdia para a Bélgica, dois pareceres jurídicos abonaram o novo requerimento da tal CPI, que deve sair à força. Segundo a Tia Alaíde, com os pareceres favoráveis, outros vereadores deverão assinar o segundo requerimento.

Meu questionamento insistente sobre a CPI para apurar os afastamentos, também na Prefeitura, está embasado simplesmente na coerência. Se o Legislativo é incoerente e não cumpre a sua obrigação de fiscalizar o Executivo, a população tem de saber.

Comissões Processantes

Essa semana, o assessor do vereador João Collares (PDT), Fabrício Augusto Santos Carvalho, protocolou dois requerimentos na Câmara Municipal, com denúncias para a instauração de comissões processantes a fim de cassar os mandatos dos vereadores Renan Pereira (PTB) e Bento da Silva (MDB). Os requerimentos deverão ser votados na próxima sessão. Se passar, as CPPs deverão ser instauradas depois do recesso. Segue o frisson nos bastidores da Casa.

Solidariedade à deriva

Por meio de ofício, o Solidariedade saiu do Governo Sperotto; só que não. O vereador Miguel Crizel, que é do Solidariedade e que não fez campanha para o Sperotto, segue firme no partido, ora governo, ora oposição. Agora, pelo que apurei, o Vereador Miguel flerta com o PTB no momento em que a cúpula do seu partido na Aldeia rompe com o PTB. Tão difícil de entender quanto o Tite não ter tirado o Fernandinho.

Guaibaprev x Prefeitura

Devido ao fluxo de caixa, entenda-se por falta de dinheiro, o Governo de Guaíba atrasou nove meses de repasses da alíquota complementar ao Guaibaprev (Instituto de Previdência dos Servidores Municipais), gerando uma dívida de R$ 11 milhões. O Guaibaprev ingressou na Justiça para receber.

Essa semana, o secretário em exercício das Finanças, Rodrigo Pedroso, me disse que o Governo não tem dinheiro para pagar toda a dívida de uma vez. Com isso, aguarda para fechar um acorno judicial, com pagamento parcelado. Preteou o olho da gateada.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 7/7/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados