Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

25/06/2018 - 14h13min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Crise Política e Boa Arrecadação

Na semana passada, a Gazeta Centro-Sul divulgou, com exclusividade, uma matéria sobre o aumento de arrecadação em Guaíba, que, segundo a Secretaria da Fazenda do Estado, foi o maior crescimento do Rio Grande do Sul, considerando dados dos últimos dois anos.

A informação deixa claro que a economia de Guaíba está forte e, conforme projeção publicada pela Gazeta, no próximo ano o Município deverá passar da 18ª para a 15ª colocação no ranking da economia do RS, com retorno de ICMS, entre as 497 cidades gaúchas. Isso não é pouco.

Diante dos números oficiais, é possível concluir que dinheiro não é o maior problema de Guaíba: dinheiro, tem. Não se pode negar o trabalho do governo local para garantir crescimento da arrecadação em tempos de crise, mas também não se pode negar que esse crescimento monetário não aparece quando se anda pela Cidade.

Essa semana, estive nos quatro cantos da Aldeia e vi muitos buracos nas ruas, muitos. Algumas vias estão quase intransitáveis. Também vi capim alto nos canteiros e iluminação pública meia-boca. Saindo da bela Beira, a Aldeia está judiada.

Há buraqueira, também, na política partidária. Guaíba está nos noticiários negativos na Imprensa daqui e de fora. Muitas denúncias de irregularidades; vereadores se intrometendo no trabalho da Prefeitura, e a Prefeitura se intrometendo no trabalho dos vereadores.

A Câmara Municipal prorrogou o que deu a abertura de uma CPI para investigar supostas irregularidades na Prefeitura, esculpindo subserviência ao Executivo, usando dois pesos e duas medidas para tratar a mesma questão. Só quando não deu mais para paliar a blindagem da Casa Grande é que os parlamentares decidiram cumprir o seu dever de fiscalizar o Executivo e requerer a abertura de uma CPI. Demorou, mas, como dizia a minha avó, antes tarde do que nunca. Vamos acompanhar.

A economia musculosa ainda não chegou nas ruas da Aldeia e a tal independência entre os poderes não passa de delírio. Enquanto isso, na arquibancada, só aumenta o comando de santinhos do pau oco.

Essa semana, a Gazeta Centro-Sul traz uma matéria sobre um projeto da Fazenda Municipal, com ciclo de palestras nas escolas sobre Educação Fiscal. Bem interessante, mas, somado a isso, insisto na sugestão do Editorial da Gazeta da semana passada. É preciso que o Governo e o Legislativo Municipal promovam prestações de contas claras, com linguagem acessível e que a população se interesse em acompanhar para onde está indo o seu dinheiro.

A Nova Sociedade

No livro – Guaíba: Outra Margem – faço uma reflexão sobre o nosso comportamento aqui no Município no capítulo “A Nova Sociedade”. Em síntese, abordo sobre como chegamos até aqui; sobre a falta de vínculo de expressiva parcela da população com a história da Cidade; a respeito do funcionamento da política partidária; da fragilidade dos debates político e intelectual; e do potencial local para alavancar o desenvolvimento.

A reflexão é do autor e pode ser contestada, mas é baseada na realidade do Município, que envolve todos nós. Não se trata de apontar culpados, mas de discutir comportamentos, ações e gestão pública.

Entendo que estamos precisando continuar o Repensando Guaíba, seminário realizado em 1991, quando a sociedade guaibense parou três dias para avaliar o passado e o presente, bem como debater alternativas para o futuro. Na época, o resultado foi interessante.

Se estamos entre as maiores economias do Rio Grande do Sul e há projetos importantes que patinam, então, ao invés de ficarmos procurando culpados pelos cantos, vamos refletir sobre alternativas, com argumentos, conforme acontece nas sociedades mais prósperas.

Sobre Pedágio na BR

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa do RS, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), realizou uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Guaíba na noite dessa sexta-feira, 22. Por proposição do Movimento Ponte do Guaíba, foi tratado sobre a isenção de veículos emplacados nos municípios onde serão implantadas novas praças de pedágios na BR-116 e a respeito dos altos valores das tarifas. As instalações de pedágios vão acontecer após a conclusão da duplicação da BR até Pelotas e da nova Ponte do Guaíba.

A ideia é debater com a sociedade antes de elaborar o edital de concessão da rodovia. Depois que o edital for publicado, não vai adiantar resmungar e se meter a facão sem cabo.

Pela importância do tema, o número de pessoas que participaram da audiência pública na Câmara foi muito pequeno. Dos 16 vereadores, estavam presentes somente sete: Manoel Eletricista; Ale Alves; Arilene Pereira; Alex Medeiros; Nelson do Mercado; Juliano Ferreira; e Florindo Motorista. Do Governo Municipal, somente o secretário Selito Carboni; o prefeito e a vice não participaram.

Como o fechamento desta edição aconteceu durante o evento, a Gazeta fará a divulgação completa na próxima edição, quando abordarei novamente este tema.


Recomendo a leitura do Editorial desta edição.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 23/6/2018

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados