Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

14/05/2018 - 14h58min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

O dia em que a cidade me abraçou

Quarta-feira, 9 de maio, 19 horas. As pessoas começaram a chegar na Feira do Livro de Guaíba para a sessão de autógrafos do livro Guaíba: Outra Margem, de minha autoria. E foram chegando e chagando, até formarem um grupo bem grande. Segundo a secretária da Setudec, Cláudia Mara, foi o maior público em sessão de autógrafos da história da Feira. E não foi público montado, foi espontâneo, de gente que gosta da Aldeia, gosta de ler e admira o nosso trabalho.

Na verdade, o tema do livro ajudou no interesse do público, pois conta a história do Município. Como já disse antes, é uma narrativa leve, com muitas histórias cujos protagonistas somos todos nós, nossos parentes e conhecidos. Nós estamos no livro. Foi escrito com a ajuda de trinta e duas pessoas, então eu divido a autoria com todos.

Para mim, foi um dia especial, o 9 de maio, porque foi quando a Cidade me abraçou, e poucas coisas podem ser mais fortes, mais bacanas e mais emocionantes do que ser abraçado pela Aldeia onde vivemos.

Eu agradeço e agradeço e agradeço muitas vezes pelo carinho.



Uma CPI ao Invés de Duas

Os vereadores estufaram o peito, franziram o cenho e, tomados pelo dever da investigação, aprovaram a formação de uma CPI para apurar as causas do afastamento dos vereadores Renan Pereira (PTB) e Bento da Silva, que muitos chamam do Bem. Muito bem! Esse é o dever do parlamento: investigar e fiscalizar.

Aprovado o requerimento da CPI da Câmara, me posicionei solenemente para acompanhar o da CPI para apurar os afastamentos no Executivo. Afinal de contas, a principal função dos vereadores é justamente fiscalizarem o Executivo. Mas, para minha surpresa, não teve outro requerimento. Segundo apurei, o motivo é que, se fosse requerida uma CPI do Executivo, a bancada governista não aprovaria a da Câmara. Então, a oposição decidiu aprovar uma e depois “tentar” a outra.

Resumo da bufa: houve afastamentos na Câmara e no Governo, mas investigação vale somente no Legislativo. É de cair os butiás dos bolsos!

Não estou fazendo campanha contra o Governo, estou apenas questionando a coerência dos parlamentares. Até porque investigação não é condenação, serve para apurar os fatos que precisam ser apurados. Agora, se forem abrir uma CPI sob pressão para investigar o Executivo, já larga com aroma de pão doce.

Eu respeito muito o Legislativo, é por isso que frequento as sessões quase todas as semanas. É por respeitar que me manifesto contra este tipo de comportamento raso. Tema para reflexão dos vereadores neste fim de semana.

Bancada Evangélica no Comando

Com as mudanças recentes na Mesa Diretora da Câmara Municipal de Guaíba, o comando da Casa ficou totalmente formado por vereadores evangélicos: Fernanda Garcia, presidente; Florindo Motorista, 1º secretário; e Jonas Xavier, 2º secretário.

Os religiosos, sejam eles evangélicos, católicos ou de qualquer religião, em geral, são pessoas que buscam Deus, e isso é bom, principalmente num mundo tão complicado como o que estamos vivendo. No entanto, entendo que não se deve misturar política com religião. A história nos mostra que esta mistura não dá certo. Fica o alerta.

Secretarias e Secretários

Depois dos afastamentos judiciais, as secretarias de Saúde e de Administração, Finanças e Recursos Humanos de Guaíba estão andando no tranco. Essa semana, Jocir Panazzolo, diretor de Habitação, assumiu interinamente a Administração, Finanças e Recursos Humanos. Na Saúde, a cadeira segue com teia de aranha. Segundo a Tia Alaíde, está sendo cogitada uma figura de fora, com café no bule para assumir o cargo, conforme aconteceu na Diretoria de Compras e Licitações.

A Dança dos CCs

Essa semana, a presidente em exercício da Câmara, vereadora Fernanda Garcia (PTB), cumpriu a promessa e demitiu os cinco CCs do pacote de janeiro, e cortou portarias: quem tinha 100% ficou com 50% e quem tinha 50% ficou com zero (duas exceções). Foram demitidos, também, os assessores dos vereadores Renan e Bento. Por decisão da Justiça, os parlamentares afastados continuam recebendo salários, pois não se pode punir ninguém antes de julgar. Com as demissões e os cortes até agora, a economia anual com a folha salarial da Câmara está estimada em R$ 500 mil.

Acontece que, com as demissões, sobram CCs e faltam vagas, sendo necessárias acomodações. Segundo a Tia Alaíde, a pressão já começou. Querem o cargo de assessor de bancada do PTB, ocupado pelo Paulo Benedetti, com vinte anos de experiência na política e da linha de frente do partido. No entanto, com a pressão, a Vereadora Fernanda está balançando. Esta é a política partidária: corda bamba 24 horas por dia, sete dias por semana.

Mudança na Celulose Riograndense

A Gazeta Centro-Sul divulgou, em primeira mão, na semana passada, a saída de Walter Lídio do comando da CMPC Celulose Riograndense. A notícia teve forte repercussão no meio político e empresarial da Aldeia, considerando a estreita relação do Walter com a comunidade local. Uma fábrica de celulose, altamente impactante, dentro de um perímetro urbano, com aval social, não se constrói com palavras bacanas ou teoria, precisa de trabalho, parceria e compromisso com a sociedade, o que o Walter Lídio construiu com muita habilidade.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 12/5/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados