Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

07/05/2018 - 15h13min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Guaíba: Outra Margem

Este é o título do livro que escrevi e que estou lançando na Feira do Livro de Guaíba este ano. Na quarta-feira, 9, às 19 horas, estarei autografando e aproveito para convidar todos os leitores para confraternizarmos.

A história de Guaíba é contada de forma leve, sem a rigidez de um livro didático com cópias de documentos e atas. A narrativa segue com base nas histórias de personagens nascidos ou radicados na Aldeia e, também, em dados oficiais coletados em pesquisa. Foram 32 conversas que tive com pessoas que têm ligação forte com a Cidade, como Gaston Leão e Maneca Stringhini, por exemplo; gente com muitas histórias para contar.

O documentário Repensando Guaíba, que produzi em 1991, com entrevistas de guaibenses da gema, também foi utilizado.

As datas, os fatos e os nomes são verdadeiros. O único nome que criei foi o do capitão Steban González e os leitores vão entender o motivo. E por não ser um livro didático de história, de vez em quando surfa na ficção. Só de vez em quando.

A história de Guaíba é rica, é forte, é marcante e se confunde com a história do Rio Grande do Sul. Um lugar que tem o título de Berço da Revolução Farroupilha, que durante muitos anos foi a principal ligação entre o Sul e o Norte do Estado via hidroviária; local das praias mais badaladas da Região entre as décadas de 1930 e 60. De onde se avista a Capital dos Gaúchos como tela de cinema.

Primeiro, os piqueniques na infância nas praias da Alegria e Florida. Anos mais tarde, a recepção que tive das professoras Graciana Uranga e Consuelo Laviaguerre, assim como do Seu Minghelli, quando cheguei para trabalhar. Aqui constituí família, aqui eu moro e trabalho, então aqui é minha Aldeia.

O Capitão González, a Revolução, a Sociedade, os Europeus, o Charque, as Religiões, a Comunicação, a Cultura, a Expansão Urbana, o Comércio, as Histórias Marcantes, o Lazer, o Trabalho, a Educação, o Transporte, as Transformações, a Política e o Desenvolvimento Social e Econômica são temas tratados em capítulos. Mas o conteúdo do livro transcende a narrativa histórica. Registro, também, minha impressão sobre a cultura local, sobre a política partidária; como se dá a relação da sociedade com a história e como vejo o futuro da Aldeia. O crítico rompe a vitrina.


Minha história com Guaíba é antiga e meu envolvimento é intenso. Não caí de paraquedas. Primeiro, vinha de Juva com a família; depois, de Chevette e de ônibus para trabalhar; até que vim para ficar e viver essa história.

Em Busca da Gazeta

Essa semana, a Gazeta Centro-Sul esgotou nas bancas no primeiro dia. Os leitores procuravam informações fidedignas sobre o caso da investigação do MP, que resultou no afastamento de dois secretários e de uma diretora na Prefeitura, além da comissão de licitações, bem como no afastamento do presidente da Câmara e de um vereador. Em alguns pontos, houve reabastecimento de exemplares.

Por trás dessa corrida às bancas, tem a credibilidade. O velho e bom jornal ainda é referência para quem quer saber.

Investigação e Dúvida

Eu defendo a investigação profunda para todas as questões levantadas em relação às atividades que envolvam o poder público e, consequentemente, o dinheiro público. Sem investigação séria e profunda existe o risco da calúnia, sobretudo da injustiça. Somente com investigação profissional e imparcial a justiça é feita. Muitas vezes, a pressa em julgar, uma marca registrada das redes sociais, esconde os verdadeiros propósitos dos dedos justiceiros. Este é um bom momento para refletirmos sobre isso.
Investigação profissional, ampla, geral e irrestrita!

Uma Pergunta

Em relação ao “falso” diploma de especialização em pediatria do médico Renan Pereira, uma pergunta segue sem resposta. Se há pelo menos um ano e meio havia suspeitas e denúncias de que o tal diploma era falso, um clichê na Aldeia, por que levar tanto tempo para apurar? Atualmente, em minutos, qualquer órgão público pode confirmar se um diploma é verdadeiro ou falso, se é reconhecido pelo MEC ou não. Então, por que levar um ano e meio? Esta é uma pergunta que aguarda resposta.

A Mesa Diretora e o Corte de CCs

Teve dança das cadeiras na Mesa Diretora da Câmara de Guaíba e, no final, o PTB segue no comando do espetáculo. De positivo, o compromisso que a vereadora Fernanda Garcia assumiu de demitir os cinco CCs criados no pacote de bondades em janeiro. O inchaço ficou entalado na garganta do povo.

Agora, os vereadores prometem abrir uma CPI para apurar as causas dos afastamentos na Câmara, mas não na Prefeitura. Quando existem dois pesos e duas medidas para fatos semelhantes, a credibilidade é igual a zero.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 5/5/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados