Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

02/05/2018 - 14h09min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Crise Forte na Aldeia

Durante um ano, o Ministério Público investigou denúncias de supostas irregularidades na Câmara Municipal e na Prefeitura de Guaíba. Telefones foram grampeados e conversas de secretários e vereadores teriam revelado supostas ilegalidades. Digo supostas, pois trata-se de investigação e não de condenação. O caso é grave, a crise é das grandes e as consequências atingem em cheio o atendimento de Saúde na Cidade.

O foco das atenções sempre esteve voltado para o vereador Renan Pereira, o político que chegou num dia na Aldeia e no seguinte era o vereador mais votado da história e o presidente da Câmara. Entrou no ônibus lotado e sentou na janelinha. Isso na política partidária é ofensa pessoal.

Todas as denúncias contra o vereador e médico Renan Pereira foram divulgadas na Gazeta, todas. Cheguei a chamar de Novela Vereador Renan. E o presidente da Câmara sempre dando explicações para todas as acusações. Nessa semana, além de todas as denúncias serem divulgadas de uma só vez em rede estadual e nacional, teve ação do MP e o seu afastamento do cargo.

Como faço jornalismo profissional, sigo divulgando as denúncias e dando espaço para todos os acusados se defenderem, independente do cargo que ocupam. É da cartilha do Jornalismo ouvir todas as versões.

É preciso que a sociedade acompanhe as investigações e que os denunciados tenham um julgamento de acordo com a legislação. Não se pode aceitar show político; as acusações são pesadas, envolvem a Saúde Pública e a vida das pessoas que dependem de atendimento pelo SUS. Então, é preciso cobrar que tudo seja devidamente esclarecido.

O Alerta e a Indiferença

No dia 28 de fevereiro deste ano, o Observatório Social de Guaíba (OSG) apresentou seu primeiro relatório, referente às contas da Prefeitura de agosto a dezembro de 2017. No levantamento apresentado à sociedade pela entidade independente, ficou demonstrado que a Prefeitura estava renovando contratos com dispensa de licitações, o que para os técnicos do OSG eram procedimentos irregulares. A Gazeta Centro-Sul deu chamada de capa para esta questão. Teve repercussão na sociedade, mas a Prefeitura tratou os apontamentos com indiferença e até com certa dose de indignação e arrogância. Em resumo, o Executivo entendeu que estava fazendo a coisa certa e ponto final. Quase sobrou culpa para a Gazeta, que deu destaque ao caso. Hoje, percebemos que o MP tem o mesmo entendimento que o Observatório Social. Vamos ver qual é o entendimento da Justiça.

Teve Tapas na Câmara

O clima esquentou nos bastidores da Câmara de Vereadores de Guaíba nessa sexta-feira; teve até distribuição de tabefes. Ao impedir que uma discussão entre os vereadores Alex Medeiros e Cláudia Jardim fosse filmada, o celular de quem tentou gravar a cena levou a pior.


No final, 13 vereadores aprovaram um pedido de CPI para apurar as causas do afastamento dos vereadores Renan e Bento (ver matéria nesta edição). Mas CPI para apurar causas do afastamento dos secretários sequer foi debatida. Dois pesos e duas medidas. A dependência do Legislativo ao Executivo é constrangedora.

Uma guerra se formou para assumir o comando da Casa. Na próxima quarta-feira, 2, vai acontecer uma votação para escolha do vice-presidente e do 1º secretário, tendo em vista que os vereadores Juliano Ferreira e Fernanda Garcia renunciaram aos seus cargos. Noves fora, quem for eleito vice assumirá interinamente com o afastamento de Renan Pereira. A oposição vê chance de assumir o comando, enquanto o grupo dos onze, que recentemente se uniu para aprovar um pacote de novos cargos de confiança, se desmancha na onda dos interesses e das vaidades.

Caos na Saúde

Com o afastamento da empresa Serrano, responsável pela operação do PA, o Governo Municipal está concentrando todos os esforços para manter o plantão do Pronto Atendimento. Acontece que, se o cobertor já era curto com a falta de médicos, agora, sem os profissionais da terceirizada, os postos de saúde espalhados pela Cidade vão ficar às moscas. Está comprovado que estas terceirizações não funcionam.

O que disseram os promotores

Em entrevista coletiva, os promotores da Força-Tarefa que sacudiu Guaíba disseram que o problema na Saúde não é falta de dinheiro, mas falta de gestão, de honestidade. Ressaltaram a importância da transparência.

Prefeito Blindado

Até o momento, o Prefeito Sperotto não está sendo investigado. Mostra-se surpreso com o que está acontecendo e declara confiança nos secretários afastados até que lhe provem o contrário.



Resultado Final

Foi uma semana ruim para Guaíba, por todos os escândalos divulgados no Estado e no País. Espero que isso acabe valendo a pena no final.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 28/4/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados