Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

09/04/2018 - 14h21min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Maranata na Base do Governo Sperotto

Durante a tarde e noite dessa sexta-feira, o Maranata negociou com a cúpula do Solidariedade o seu ingresso no partido. À noite, por volta das 19 horas, o ex-vice-prefeito de Guaíba assinou ficha no Solidariedade. Bateu o martelo. No dia 6, encerrou o prazo de filiação para quem vai concorrer nas eleições de outubro.

Conversei com o Marcelo Maranata logo após seu ingresso no novo partido. Perguntei o que o motivou e ele disse que recebeu convites do Podemos e do PDT, mas optou por atender o convite do Janta, presidente Estadual do Solidariedade, visando a possibilidade de construir um novo projeto político. Pesou na decisão, também, o número de amigos que têm na sigla.

Sobre candidatura a deputado estadual nas próximas eleições, Maranata desconversou, ressaltando que não há nada acertado. “Não tenho vontade de concorrer, mas não está descartado”.

Em relação ao fato do Solidariedade fazer parte do Governo Sperotto, com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, provoquei, lembrando que agora o maior líder da oposição no Município é membro da base governista. Maranata gaguejou e despistou. “Não tenho posição sobre isso, também não sei qual será a reação do prefeito. O Solidariedade me escolheu e não conversamos sobre isso”, concluiu.

Conversei, ainda, com o presidente Clàudio Janta (o acento no Clàudio é assim mesmo) sobre a filiação. Janta ressaltou que Maranata é um líder e empresário de sucesso que chega para somar. Disse que vão tentar convencê-lo a concorrer a deputado estadual por Guaíba e Região. Sobre a questão da falta de sintonia do novo filiado com o Governo Sperotto, Janta também desconversou, falando em dialogar para construir políticas que possam melhorar a vida das pessoas e tal.

Se eu conheço bem o Sperotto, o Solidariedade dançou.

Prefeitura, APAE e Projari

Na coluna da semana passada, anunciei que falaria sobre a relação entre a Prefeitura de Guaíba, a APAE e o Projari, recomendando uma reflexão sobre este relacionamento ao prefeito José Sperotto. Então, vamos lá.

É verdade que a Prefeitura apoia as instituições citadas. Também é verdade que a legislação mudou e que o repasse de recursos está mais complexo. No entanto, a postura comodista da Prefeitura, que vem de longe, em relação a estas instituições, APAE e Projari, é de mera apoiadora, como se estivesse fazendo um favor em alcançar R$ 30 mil ou um pouco mais por ano. No caso da APAE, registra-se que há cedência de professores, mas o trabalho é especializado.

Entendo que um governo comprometido de verdade com trabalhos sociais relevantes tem a obrigação de avaliar os custos destes serviços, somando valores materiais e imateriais. Tem de considerar que ações que deveriam ser executadas pelo governo estão sendo realizadas pelas entidades.

Após fazer estes cálculos e avaliar os trabalhos, o prefeito tem de valorizar a parceria. Além dos repasses de recursos do Município, entendo que deva haver uma mobilização profissional do governo para vencer a burocracia, um trabalho efetivo em conjunto, bem como implementar ações políticas para direcionar emendas parlamentares às entidades e viabilizar convênios.

Aposta e Fiscalização

Os vereadores de Guaíba aprovaram a PPP do Saneamento, o que deverá viabilizar a ampliação do tratamento de esgoto da Aldeia em até 90%, ou 87%, para ser exato. Ver matéria nesta edição.

Prevaleceu o bom sendo na Câmara, questões partidárias foram transcendidas. Somente os vereadores Jonas Xavier e Ale Alves votaram contra. Não entenderam a importância da proposta.

Quando a PPP for firmada, é preciso que os vereadores e a Prefeitura fiscalizem as obras de perto e a execução do projeto. A maioria dos parlamentares prometeu fazer isso, até porque, quando se trata de obras da Corsan na Cidade, o quadro é bem complicado.

A Prisão do Lula

O ex-presidente Lula se juntou à quadrilha de políticos que tanto criticava antes de assumir o poder. Ele traiu a causa e comandou o maior sistema de corrupção do mundo. Fez acordos com as grandes empreiteiras para superfaturar obras e ganhar dinheiro para o seu partido e para ele, conforme confirmado pelos próprios empreiteiros. Foi pego à frente de severo esquema de corrupção, envolvendo muito dinheiro público. Dinheiro desviado pela corrupção mata crianças e mata as pessoas à míngua nas filas dos hospitais. Corrupção é crime grave.

O Lula teve um julgamento justo e foi condenado duas vezes. Então, tem de cumprir sua pena. Não adianta gritaria, nem manifestações compradas ou queima de pneus para bloquear avenidas. Ninguém pode estar acima da lei, principalmente os corruptos.

Enquanto escrevia esta coluna, na sexta-feira, os devotos de Lula se manifestavam eufóricos na frente da sede do Sindicato dos Metalúrgicos, onde o ex-presidente se homiziou. Alguns cantavam e dançavam; não entendi.

O Livro

Concluí o livro que estava escrevendo sobre Guaíba. O lançamento será na Feira do Livro em maio.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 7/4/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados