Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

26/03/2018 - 11h07min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Festival de Denúncias

Desde que Renan Pereira (PTB), atual presidente do Legislativo de Guaíba, assumiu o cargo de vereador, denúncias de possíveis irregularidades praticadas por ele têm sido divulgadas diariamente nas redes sociais. O diploma de médico é falso, ele é dono das empresas que prestavam serviços no PA, comprou o diploma de especialista, sonega impostos, manipula concurso público, frauda licitação, e por aí segue. São onze processos na Justiça e várias denúncias protocoladas no Ministério Público e no Tribunal de Contas.

Essa semana, os vereadores João Collares, Cláudia Jardim, Miguel Crizel, Arilene Pereira, Ale Alves, Jonas Xavier e o próprio Renan Pereira assinaram um pedido para abertura de uma CPI a fim de investigar possíveis irregularidades que o presidente da Câmara teria cometido. O Vereador Renan alegou que assinou o pedido, pois não teme investigações, mas depois retirou a assinatura, por ter sido orientado que não vale a assinatura do próprio investigado. Ato contínuo, reuniões de bastidores com os procuradores da Casa resultaram na retirada da assinatura do vereador Jonas Xavier sob a alegação de que o pedido estava malfeito, sem um objetivo claro. Resumo da opera, a CPI deu um suspiro e morreu.

A Explicação

Na quinta-feira de manhã, os vereadores João Collares, Cláudia Jardim e Ale Alves reuniram a Imprensa para esclarecer o motivo do pedido de abertura da CPI a fim de investigar as ações do presidente do Legislativo.

Os parlamentares falaram sobre os indícios de irregularidades e de possíveis crimes, conforme citei acima, os mesmos que estão entupindo as redes sociais. Apresentaram um calhamaço de cópias de documentos que comprovariam as ilegalidades.

De novidade, apenas o fato da emissão de notas fiscais de uma empresa no nome de Renan Pereira, em Bossoroca, que, segundo os vereadores proponentes da CPI, já estava encerrada. Questionei o vereador sobre isso e ele disse que iria averiguar e tal. Aguardo a resposta.

Eu ponderei aos vereadores a questão do festival de denúncias há 15 meses, com diversos processos judiciais e denúncias no MP e no TCE, sem que tenha sido deferida uma liminar sequer. Citei como exemplo o caso do diploma falso: como pode um médico apresentar um diploma falso, ser denunciado em diferentes órgãos públicos, e continuar exercendo a profissão sem que nada lhe aconteça? Isso não é razoável.

Entendo que, se há indícios de irregularidades e de crimes, deve-se investigar com profundidade e, após a conclusão final, divulgar para a população, pois estamos tratando de cargo público, de dinheiro público. Mas este festival de denúncias, sem que nada aconteça, só fortalece o acusado.

Não sei se o vereador Renan Pereira é culpado ou inocente das inúmeras acusações. Já fui atrás, já procurei autoridades, li e reli os documentos que embasam as denúncias, mas até o momento não tenho base legal para me posicionar. Vou esperar pelas decisões das autoridades competentes.

Essa semana, mais um processo na Justiça, pedindo a anulação da eleição para a Mesa Diretora da Câmara, foi indeferido. Mais uma vitória do Presidente.

Um fato negativo, uma derrota do presidente do Legislativo, na minha concepção, foram os projetos da Mesa Diretora, que aumentaram ainda mais o inchado quadro de CCs na Câmara, conforme já me manifestei amplamente. No mais, percebo uma campanha às avessas de fortalecimento do vereador Renan Pereira. O médico que chegou na Aldeia num dia e no outro era o político mais votado da história da Câmara Municipal e presidente do Legislativo está sendo vitaminado pelos seus adversários. É esquisito, mas é o que está acontecendo.

Vamos aguardar os desdobramentos dos fatos. Se o festival de denúncias tiver fundamento, a cobra vai fumar. Mas, do contrário, aquele comando de vizinhas do fã clube do Dr. Renan vai se multiplicar como mamonas nas férias do Selito.

Tratamento de Esgoto

Como já disse antes, tenho muitas restrições com o trabalho da Corsan na Aldeia. No entanto, estamos diante de uma decisão significativa. Saneamento é muito importante e os vereadores têm de decidir sobre aprovar a PPP do Saneamento ou rejeitar. Pela enquete que a Gazeta Centro-Sul fez essa semana (ver matéria ao lado), o projeto de lei deverá ser aprovado. O prazo está se esgotando e o presidente prometeu colocar na pauta da sessão do dia 27.

Algumas questões precisam ser apuradas. No entanto, não se pode admitir que política partidária, corporativismo ou desinformação prejudiquem o futuro da população. Vamos acompanhar.

Eleição na Acigua

No dia 20, o empresário Érico Cunha foi eleito presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guaíba (Acigua). O Érico é cidadão atuante, guaibense da gema, sempre presente nos eventos que tratam sobre as questões municipais.

Está na hora dos empresários da Aldeia se unirem e fortalecerem a Acigua, que passará a fazer parte do Câmara Empresarial de Guaíba (CEG), conforme a Gazeta Centro-Sul adiantou em dezembro do ano passado.

A união é fundamental, mas, para que aconteça, é indispensável terminar com alguns ramais da política partidária na entidade e na CEG.

Segue a guerra entre Renan e Sperotto. Tem todos os ingredientes para terminar com quedas importantes.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 24/3/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados