Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 16 de abril de 2024

19/03/2018 - 14h33min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Chutou o Balde

O presidente da Câmara Municipal de Guaíba, Renan Pereira (PTB, por enquanto), chutou o balde. Ver matéria.

Na semana passada, ele declarou aqui na Coluna que estava desembarcando da banda governista na Câmara. Essa semana, chamou a Imprensa para dizer que está sendo perseguido como médico, por conta de seu posicionamento político partidário. Declarou que irá tentar sair do PTB via judicial para não perder o mandato. Além disso, denunciou possíveis irregularidades envolvendo a Secretaria da Fazenda e o titular da Pasta.

Uma crise importante se instalou entre Legislativo e Executivo, que poderá acabar em CPI, pois a oposição já tem votos para isso.

A cada semana, um drama novo e mais intenso no mundo político da Aldeia.

Torneio de Desaforos

Quando parecia que os vereadores e médicos João Collares e Renan Pereira se aproximavam de um convívio institucional, esperado para os cargos que ocupam no Parlamento, a intolerância explodiu em plena sessão legislativa na terça-feira, 13.

A discussão era sobre o projeto de lei da Mesa Diretora que visa extinguir o cargo de assessor de Gabinete do Presidente e criar o de procurador-geral, sem impacto financeiro. No entanto, Collares entende que a mudança é desnecessária e que poderá gerar despesas, sim, o que é um direito legítimo seu. Acontece que quando faltam argumentos, a discussão descamba para agressão e grosseria, conforme é comum acontecer nas redes sociais.

Desta vez, os dois devotos das redes sociais esqueceram que estavam em uma sessão legislativa e promoveram uma lambança deprimente ao vivo. Lá pelas tantas, o Collares disse que o Renan era um péssimo gestor e má pessoa. O Renan respondeu, debochando, dizendo que nas últimas seis postagens na rede social do Collares ele havia citado Renan seis vezes. E arrematou, afirmando que João Collares foi o pior prefeito da história de Guaíba.

O torneio de desaforos só não foi adiante porque o veterano Arilene Pereira fez um apelo para que parassem com aquilo, pois estavam prejudicando a imagem do Parlamento, o que é verdade. O projeto teve pedido de adiamento de votação. É de cair os butiás dos bolsos!

Sobre o Carnaval de Guaíba

Conforme tenho me manifestado, sou a favor da realização do Carnaval Municipal. Todas as cidades ou regiões deveriam realizar seus carnavais. O investimento é baixo, considerando o grande envolvimento popular durante vários meses do ano. Além disso, gera renda com a movimentação nos hotéis, pousadas, restaurantes, bares, sistema de transporte, costureiras, ambulantes e no comércio em geral.

Neste ano, sem os desfiles em Porto Alegre, o Carnaval de Guaíba teve um destaque maior, com espaços nas emissoras de TVs e rádios da Capital. Sempre é bom o destaque positivo além das fronteiras; isso eleva a autoestima da comunidade, mas é preciso manter o foco na realidade, pois avaliação errada leva à falência do evento. Há dois exemplos importantes em Guaíba, de fracasso por conta de avaliações erradas: a Festa à Fantasia e a Expofeira Centro-Sul.


Não se pode divulgar que um evento atraiu 40 mil pessoas, quando atraiu, no máximo, 12 mil. É uma questão matemática e não de vontade.

Não se faz salmão usando sardinha. Por mais bacana que seja o Carnaval de Guaíba, e é bacana, não há condições econômicas e estruturais para encampar o Carnaval da Capital.

Em relação ao desfile competitivo, entendo que perdeu o sentido em Guaíba. Com apenas três escolas, se tornou sem graça. E piora quando uma delas se destaca de forma significativa em relação às outras, o que vem acontecendo há oito anos. Para manter o modelo competitivo, é preciso regionalizar o carnaval. Com três competidores, o segundo lugar é penúltimo.

Há bastante tempo sugeri à secretária Cláudia Mara que a Setudec desse um incentivo especial aos blocos carnavalescos, pois representam o verdadeiro espírito do carnaval. E a minha tese está se fortalecendo a cada ano.

As apresentações das escolas convidadas, de Porto Alegre, foram decepcionantes. A Prefeitura divulgou como sendo brilhantes. Mais um exemplo de avaliação equivocada.

Faço estas observações como apoiador do Carnaval Municipal. Além de não ser possível fazer salmão usando sardinha, ser famoso na Internet é o mesmo que ser rico no Banco Imobiliário.

O Dr. Polêmica

Essa semana, recebi cópia de um despacho do Conselho Regional de Medicina sobre a investigação de uma denúncia da UAMG contra o médico Renan Pereira, dando conta de que ele não teria documentação para comprovar especializações. O conselheiro que assina o documento diz que há indícios de infração ao Código de Ética do Conselho e que o Dr. Renan não teria respondido intimações para se defender.

Questionei o médico e vereador sobre isso. Ele disse que não respondeu o Cremers, pois mudou-se e não recebeu a notificação. Ele ressaltou que tem trinta dias para apresentar a documentação e que esta denúncia feita pela UAMG será mais uma das tantas já arquivadas.

Vamos aguardar a decisão final do Cremers, com o compromisso de divulgá-la na Gazeta Centro-Sul.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 17/3/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados