Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

12/03/2018 - 14h07min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Vereador Renan na Oposição

Depois de ser enxotado do PA e do SAMU por telefone, o vereador e médico Renan Pereira (PTB) decidiu deixar a base do Governo Sperotto na Câmara Municipal. Eu estava quase colocando o ponto final nesta coluna quando recebi a informação, do próprio vereador, de que tinha desembarcado do Governo. “Agora, sou oposição”, afirmou. “Não tive escolha”, completou.

O Vereador Renan argumenta que foi desrespeitado pelo Prefeito Sperotto, que ordenou a sua demissão às empresas que prestam serviços no PA e no SAMU, sem ao menos lhe comunicar antes, considerando serem próximos e do mesmo partido.

Renan só não deixa o PTB para não perder o mandato de vereador. No entanto, o clima azedou de vez. O ninho tucano espera o presidente da Câmara com plumas macias. Se abrir janela, ele voa imediatamente para o PSDB. O PP também colocou tapete vermelho para receber o vereador mais votado de Guaíba.

A revolta do vereador é compreensível. Se o TCE fez a recomendação para que Renan Pereira não fosse contratado para trabalhar no PA, considerando a sua posição político-partidária, para não confundir as coisas, por que não chamar o aliado fiel e fazer o comunicado pessoalmente, com as devidas justificativas?

Tem boi na linha.

Detalhe: o presidente da Câmara não está isolado, pelo contrário. Serão necessários muitos cargos no Executivo para garantir maioria na Câmara a partir de agora.

Renan e Collares

Com o desentendimento entre o Vereador Renan e o Prefeito Sperotto, houve uma aproximação surreal entre Renan e Collares. Isso mesmo. Os médicos vereadores, que passaram 2017 se alfinetando na Câmara e nas redes sociais, agora ensaiam uma aproximação clínica.

Na sessão dessa semana, já foi possível perceber o embrião da união rebelde: Collares foi convidado por Renan para participar de comissões na Câmara, mas declinou. Disse que quando queria participar, no ano passado, foi barrado, e agora não queria. Uma esnobada didática.

Por trás do lero-lero, Collares, o símbolo da oposição na Câmara, comemora o reforço de peso do presidente do Legislativo, bem como a possibilidade de novos reforços no time. Renan, por sua vez, quer mostrar que não é boneco descartável para ser enxotado como foi.

Nasce uma parceria protocolar contra o Governo. Renan e Collares juntos na oposição, que ressurge das cinzas.

No mundo político-partidário tudo pode acontecer. E tem abobado que briga com amigos e familiares por causa de partido e de político. Não sabem de nada os inocentes.



Uma Decisão Importante

Os vereadores de Guaíba vão ter de decidir nos próximos dias se aceitam a Parceria Público-Privada com a Corsan para ampliação do tratamento de esgoto na Aldeia. Ver matéria nesta edição.


Há motivos para relutar em aceitar uma prorrogação de contrato com a Corsan, considerando diversas obras e suas complicações. No entanto, cabe à Prefeitura fazer uma fiscalização eficiente das obras. No mais, não se pode perder esta oportunidade de tratar quase todo o esgoto da Cidade.

Como a proposta é de PPP, ou seja, envolve a iniciativa privada, as obras têm mais chance de acontecerem de forma rápida, considerando que o investidor vai querer se ressarcir do dinheiro aplicado o mais breve possível, o que só vai acontecer após o sistema entrar em operação.

Diretora de Compras é contestada

Nesta edição, o Observatório Social de Guaíba (OSG) contesta de forma muito forte os argumentos da diretora de Compras e Licitações da Prefeitura de Guaíba, Andréia Ribeiro, relatados em entrevista à Gazeta Centro-Sul, sobre o relatório do OSG.

As observações publicadas nesta edição colocam a diretora Municipal numa situação complicada. Em entrevista à Gazeta Centro-Sul, na semana passada, Andréia disse que não teve tempo de responder um ofício do Observatório Social (os itens foram citados um por um), pois o mesmo recém havia chegado em suas mãos. No entanto, o Observatório ressalta que o referido documento alerta sobre a falta de respostas das solicitações de informações enviadas por meio de ofícios desde outubro do ano passado. Opa! E seguem as contestações.

O OSG deixou claro que não veio para um faz de conta nem para ser enrolado. Forte, essa!

A Favor do Carnaval

Uma cidade tem de ter carnaval, tem de ter eventos culturais. Uma comunidade tem de ter opções de lazer e diversão. O investimento gasto com eventos é pequeno e a verba é carimbada: não pode ser usada na Saúde, por exemplo.

O Carnaval é festa do povo, é alegria, é autoestima elevada, é cultura. Em um mundo tão mal-humorado e duro, que venham as festas!

Leandro André

[email protected]

Publicado em 10/3/2018

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados