Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

05/03/2018 - 14h11min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Renan x Sperotto

Na tarde dessa sexta-feira, 2, azedou a relação entre o prefeito de Guaíba, José Sperotto, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Renan Pereira, ambos do PTB. Uma briga impensável aconteceu.

Com a mudança da empresa gestora do PA, o médico, vereador e presidente da Câmara, Renan Pereira, foi demitido, assim como todos os outros médicos do GAMP. Até aí, um ato administrativo normal. Acontece que, segundo o Vereador Renan, ele foi comunicado pelo sócio da Clínica Serrano que o Prefeito Sperotto teria vetado o seu nome para trabalhar no PA. Sentiu a punhalada. Ou seja, outro desabafo público forte, outro ataque de fogo amigo envolvendo o Governo Sperotto.

Um encontro no Gabinete do Prefeito, entre Sperotto e Renan, foi realizado na tarde dessa sexta-feira. O presidente da Câmara já havia protocolado ofício na Prefeitura, solicitando a cópia do contrato com a Clínica Médica Serrano (nova gestora do PA), mas o documento não foi fornecido, pois ainda não estava pronto, apesar de a Instituição já estar operando desde quinta-feira. A justificativa foi de que ajustes burocráticos estavam sendo finalizados. Não tive tempo de apurar se isso pode.

Inconformado com o fato de ter sido demitido, discriminado pelo prefeito, e ainda por entender que seus direitos como médico aprovado no concurso público estão sendo desrespeitados, o presidente da Câmara informou ao chefe do Executivo que iria ingressar com processo na Justiça. Ele disse a este colunista que vai pedir a anulação do contrato emergencial, considerando o fato de haver um concurso público homologado, com os mesmos cargos, o que tornaria o contrato emergencial ilegal.

Houve tentativa de dissuadir o vereador de ingressar com processo na Justiça, considerando possíveis consequências negativas ao Executivo, mas Renan Pereira parece irredutível. “Hoje (sexta-feira), não dá mais tempo de ingressar na Justiça, mas farei isso na segunda-feira”, prometeu o presidente da Câmara em entrevista ao colunista por telefone. Forte, essa!

Tentei falar por telefone com o Prefeito Sperotto sobre esta situação, mas não consegui até o fechamento desta edição.

O Rodízio no PA

O Governo Sperotto já mudou quatro vezes o gestor do PA em um ano e dois meses de sua Administração. A Beneficência Portuguesa foi substituída pela Saudex, que foi substituída pelo GAMP, que foi substituído pela Clínica Serrano. A gestão do PA se torna difícil devido à precariedade dos Postos de Saúde e à falta de médicos. Recomendo a leitura do Editorial da Gazeta Centro-Sul desta edição.

As Contas da Prefeitura

O Observatório Social de Guaíba apresentou seu primeiro relatório, que ficou atravessado na garganta da equipe do Governo Municipal. Ver matéria nesta edição.

Eu assisti a apresentação do relatório do OSG e fiquei impressionado. Todos que acompanharam ficaram com a mesma impressão de que há falhas importantes na contratação de serviços por parte da Prefeitura. Mas, como fazemos jornalismo aqui na Gazeta Centro-Sul, procuramos o Governo para se explicar. Um time de peso do Executivo nos atendeu e rebateu as críticas, conforme está na matéria. Bem que tentaram disfarçar, mas a indignação com o Observatório Social é grande. A diretora de Compras e Licitações, Andréia Ribeiro, deu “carteiraço”, salientando que nos seus nove anos à frente da Diretoria, o TCE nunca apontou qualquer irregularidade.

Fazendo um balanço do episódio, o resultado é positivo, considerando que a partir de agora o olho da sociedade está focado nas contas públicas. Isso é importante, porque a sociedade passou a fiscalizar de perto a aplicação do seu dinheiro.

O Foco do Observatório

Como se trata do início das atividades, o foco da observação ficou no Executivo, considerando o volume de recursos ser muito maior do que no Legislativo, conforme foi justificado. No entanto, deverá chegar, também, na Câmara Municipal. Foi apontado no relatório do OSG que a Câmara não divulga o seu balanço no Portal da Transparência desde 2014. Opa!

A Fábrica e o Chapéu de Camelô

Uma amiga da Tia Alaíde, do tempo do primário, está muito faceira, comemorando a vinda de uma fábrica de ração para animais, cuja implantação está sendo anunciada para o terrenão da Ford, ao lado da fábrica fantasma de caminhões, na Estrada do Conde.

A amiga da minha tia foi conferir o local onde a tal fábrica deverá se instalar e voltou com um chapéu cor-de-rosa que comprou numa casinha construída bem aonde deverá ser o portão da nova indústria. Sim, instalaram uma lojinha de chapéus no terrenão. É de cair os butiás dos bolsos!

Ecoponto Santa Rita

Na próxima segunda-feira, 5, às 10h, acontece a inauguração do ecoponto no Bairro Santa Rita, localizado na lateral da Estrada do Conde. Ecoponto é cuidado ambiental; é cidade mais limpa; é organização. Ecoponto é importante!

Leandro André

[email protected]

Publicado em 3/3/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados