Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

08/01/2018 - 17h01min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Cabide de Empregos na Câmara

Eu faço cobertura jornalística na Câmara de Vereadores de Guaíba há mais de trinta anos. Conheço o funcionamento da Casa do Povo como a palma da minha mão. Já vi e critiquei de público muito desperdício de dinheiro público em obras de reformas sem fim; fiz a mesma coisa com viagens para cursos de faz de conta em cidades turísticas e já critiquei a multiplicação de CCs.

Na gestão do vereador Renan Pereira pensei que estava começando novos tempos da administração da Câmara Municipal, considerando que as diárias para viagens turísticas foram cortadas, que um curso importante de aperfeiçoamento foi feito na própria Câmara, bem como o sistema adotado para o controle de cumprimento de horário dos servidores, do fim dos desvios de função e a postura correta adotada em relação ao julgamento da ex-vereadora Luciana Kubiaki. Mas, essa semana, percebi que me enganei ao acreditar que novos tempos estavam despontando na Casa do Povo de Guaíba. Me enganaram.

Infelizmente, os cargos que estão sendo criados são desnecessários, assim como outros já criados há mais tempo. A Câmara de Vereadores segue servindo de cabide de empregos, com cargos desnecessários e salários pagos com o dinheiro do povo, com o nosso dinheiro.

Desta vez, a criação de cargos é feita por meio de sessões extraordinárias, com convocação no dia 2 de janeiro para sessão no dia 4 (dois dias antes), que acontecem no meio da tarde e no final da manhã. Pode até ser legal do ponto de vista jurídico, mas, na minha opinião, trata-se de um desprezo à população. É vergonhoso.

O raciocínio do presidente da Câmara, de que não traz prejuízos à sociedade o aumento de cargos, sejam lá quantos forem, desde que se reduza os altos salários para equilibrar as contas (ver matéria nesta edição), reforça a prática do cabide de empregos. Se foi possível reduzir grandes salários pela metade é porque não precisavam ser tão altos. Quanto aos novos cargos, simplesmente, é uma estratégia partidária para acomodar o compadrio.

Este tipo de situação, que não é exclusividade da Câmara de Vereadores de Guaíba, é o retrato da política brasileira. Os conchavos de gabinetes estão acima dos interesses da população. As casas legislativas neste País, em sua maioria, se tornaram balcões de cargos, de troca de votos por favores. E, por mais que se critique esta prática, ela continua acontecendo. Muitos políticos seguem levando os eleitores para trouxas, porque seguem sendo reeleitos. Quem sabe um dia o povo se acorda e esse desprezo termina.

Assessoria de Comunicação

Como eu estava viajando essa semana, solicitei informações para o Setor de Comunicação da Câmara, mas fui informado pelo assessor recém empossado que ele se encontrava em viagem, tratando de assunto particular, o que é compreensivo. Entretanto, com tanta gente se batendo na Casa, deveria ter alguém de plantão no Setor de Comunicação para manter a Imprensa informada.

Quando o vereador Everton da Academia, responsável pela indicação do cargo no Setor de Comunicação, justificou a saída do ex-assessor McGiver, que nunca deixou de responder uma questão sequer, ele ressaltou que a Câmara precisava de uma assessoria mais presente, com dedicação exclusiva. Pelo jeito, mais uma vez o discurso não fechou com a prática, vereador Everton.

Entre as perguntas que fiz e que a Câmara Municipal não respondeu: qual o número total de CCs após a criação de mais cargos, considerando os assessores em geral: de bancada, dos partidos; dos vereadores, diretores e procuradores. Detalhe: o Portal da “Transparência” do Legislativo traz informações desatualizadas e parciais. Ou então, estão publicadas por meio de um caminho estranho que eu não encontrei. É de cair os butiás nos bolsos!

Férias de Três Meses

O projeto de lei proposto pelo vereador Campeão Vargas em 2017, para reduzir o recesso parlamentar na Câmara de Vereadores de Guaíba, de “três” meses para 45 dias, se arrastou até ser engavetado em definitivo. A desculpa foi que esta questão seria tratada mais adiante junto com a reforma da Lei Orgânica e tal.
Continuou o recesso (férias) de três meses. No entanto, para aumentar o número de CCs e acomodar os compadres, os dez vereadores foram ágeis: entre a convocação da primeira sessão extraordinária e a votação, foram dois dias.

O Crítico do Momento

Até o ano passado, o vereador Miguel Crizel, do Solidariedade, era vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara e tudo estava certo; confiante e operante ao lado do seu colega Renan Pereira. Mas, depois de ter sido escanteado pelos seus pares, tornou-se o maior crítico do presidente nas redes sociais. Faz crítica raivosa. Entendo que toda a crítica tem de ter consistência e o crítico tem de ser coerente.

Novos Soldados da BM

Em breve, os novos soldados da Brigada Militar que estão realizando curso em Guaíba irão se formar e serão designados para atuarem em vários municípios. As lideranças guaibenses precisam se mobilizar para que um bom número permaneça na Aldeia.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 6/1/2018.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados