Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

11/12/2017 - 14h29min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Os Dois Lados da Crítica

Em relação aos serviços públicos, a crítica é necessária, é fundamental como atividade de examinar e avaliar com distância adequada. Sem a crítica, aumentam as chances de o gestor público pisar na bola, de errar sem perceber, de se achar o tal e sucumbir pela arrogância, considerando que ele está cercado por assessores propensos a sentir apenas o aroma de pão doce.

Aqui na Gazeta Centro-Sul, frequentemente, são publicadas críticas voltadas à administração pública. Elas são divulgadas em colunas de opinião e em matérias, principalmente, na Editoria de Comunidade, nos espaços “Recado do Leitor” e “Reclamações”, nas páginas 2 e 3 do Jornal. Tudo é apurado antes de ser publicado e é garantido o espaço para o contraponto. Isso é jornalismo profissional e, consequentemente, tem valor social.

Aqui na Coluna, a crítica é marca registrada; erros e falhas, tanto do Executivo como do Legislativo, são expostos na vitrina, considerando os fatos que acontecem na Aldeia e na Região de nossa abrangência. Faço isso, há 25 anos, de forma imparcial e argumentativa.

Mas nesses tempos de “especialistas de tudo” na Internet, de valentes virtuais e de bananas de pijama no banco de reservas, muitas vezes é exigida a crítica sangrenta; a ofensa pessoal; e o dedo no olho.

De vez em quando, trago este tema da crítica para reflexão porque entendo que crítica é importante e não pode ser confundida com vingança, conforme tem se tornado cada vez mais comum em redes sociais. Quando a crítica é substituída por vingança, a avaliação do que interessa para o coletivo é sufocada pelos interesses e recalques pessoais.

Quando sou instigado a fazer críticas de rede social, eu respondo que somos críticos na Gazeta Centro-Sul, mas ressalto que oferecemos jornalismo de verdade. Quem quiser lambança e se iludir com notícias falsas, que corra para a Internet e se esbalde.

Renan Novamente na Presidência

O drama é grande e a cada meia hora muda a composição da chapa da situação para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Guaíba em 2018.

Estava tudo acertado para o vereador Alex Medeiros (PP) ser eleito o novo presidente da Câmara. No entanto, teve mudanças. Conforme tenho alertado, eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores da Aldeia costuma se definir nos 45 do segundo tempo. É o que está acontecendo.

Para presidir o Legislativo, Alex Medeiros teria que se licenciar da função de advogado, de acordo com o Regimento Interno da OAB. Acontece que os planos particulares do Vereador Alex não correram conforme o previsto e ele teve de abrir mão do cargo de presidente. Com isso, o grupo se reuniu e decidiu lançar a vereadora Fernanda Garcia (PTB) como candidata a presidente do Legislativo. Ato contínuo, foi feita uma eleição para o cargo de vice-presidente e deu empate - 5 a 5 - entre Juliano Ferreira (PR) e Everton Gomes (PTB). Então, teve sorteio (cara e coroa na moeda) e venceu o Juliano. Cara e Coroa - Forte essa! O primeiro secretário seria o Renan Pereira e o segundo secretário, pasmem, o Jonas Xavier (PR). Tudo junto e misturado.

Esta coluna estava pronta, indo para a gráfica, quando a Tia Alaíde me ligou tensa. – Mudou de novo a chapa da Mesa! Opa! Com isso, a última versão ficou assim: Renan Pereira (PTB) na Presidência (novamente); Juliano Ferreira (PR), vice-presidente; Fernanda Garcia (PTB), 1ª secretária; e Jonas Xavier (PR), 2º secretário. Isso até o final da tarde dessa sexta-feira, 8.

Segunda-feira é o último dia para a inscrição de chapas para a eleição que será realizada na sessão de terça-feira, 12, depois do jogo do Grêmio.

Tensão e Lambança na Casa do Povo

A situação está tão tensa na Câmara Municipal de Guaíba que tudo vira discussão acirrada.

Na sessão de terça-feira, 5, o drama foi intenso em torno da discussão de um substitutivo à Lei Orgânica Municipal, sobre quem deve assumir a Presidência da Casa a cada quatro anos para dar posse ao prefeito e ao novo presidente do Legislativo. O vereador João Collares apresentou emenda propondo que seja o vereador mais velho da Casa e o vereador Renan Pereira defende que seja o mais votado. Diante disso, teve interrupção da sessão e muita lambança, que falta espaço para relatar.

Na votação, deu empate em 7 a 7 e o presidente desempatou, ficando 8 a 7 em favor do vereador mais votado. Antes do desempate teve mais discussão. Cabe ressaltar que, por tratar-se de emenda à Lei Orgânica, é preciso 2/3 dos votos para aprovação, e esta foi a primeira votação. Além disso, o efeito prático dessa discussão vai acontecer, por cinco minutos, em janeiro de 2021. Sendo assim, toda a lambança que aconteceu na terça-feira foi só pelo amor ao fuzuê.

Otis Elevadores compra a Mitsubishi

A fábrica da Mitsubishi, em Guaíba, foi comprada pela Otis Elevadores, a maior fabricante de elevadores do mundo. Com a transação, estão acontecendo demissões em massa na unidade local. O motivo seria a crise econômica.

Em 2014, foi anunciado que a Mitsubishi iria investir R$ 20 milhões na fábrica de elevadores em Guaíba, o que não se confirmou.

Inauguração de Ecoponto

Na terça-feira, 12, será inaugurado o Ecoponto do Bairro Colina. Uma boa notícia.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 9/12/2017.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados