Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

04/12/2017 - 14h06min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Prefeito pisa na bola

Questionei o prefeito José Sperotto se ele iria rever a decisão antidemocrática de suspender a eleição de diretor na Escola Municipal Santa Catarina, tendo em vista que não houve qualquer irregularidade no processo eleitoral naquela Escola. Isso dito pela secretária de Educação.

Em nota, a assessoria do prefeito enviou o que segue.

“Visando estabelecer equidade nas escolas onde haveria a disputa (duas chapas), o prefeito José Sperotto referenda a orientação da Procuradoria-Geral do Município e mantém a decisão de realizar concomitantemente o processo eleitoral nas quatro escolas em data a ser definida pela Secretaria Municipal de Educação em 2018.”

Esta foi a primeira pisada na bola do prefeito José Sperotto desde que assumiu: avalizou o cancelamento de uma eleição sem que houvesse uma única ilegalidade cometida pela comunidade da Santa Catarina.

Como explicar para os alunos que não basta fazer a coisa certa? Lamentável.

Críticas à Mobilidade Urbana

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Guaíba vem recebendo críticas pesadas dos vereadores. Na sessão da Câmara dessa semana, até o vereador Everton Gomes (PTB), da situação, bateu forte no trabalho do secretário Leonardo Gardel. Na Tribuna, Everton citou vários exemplos de pontos críticos de congestionamentos na Cidade, mas que a Secretaria não toma providências para resolver. O vereador ressaltou que já questionou o engenheiro de Trânsito, mas o mesmo se limita em dizer que “já foi tentado”.

Quando a crítica é intensa e vem de todos os lados, inclusive dos aliados, é hora de prestar mais atenção.

A Mesa Diretora e o Acordo

No dia 12 de dezembro, haverá eleição para escolher a nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Guaíba, gestão 2018. Com isso, os bastidores estão agitados.

De acordo com a Tia Alaíde, Alex Medeiros (PP) deverá ser eleito presidente, com Everton Gomes (PTB) de vice; Fernanda Garcia (PTB), 1ª secretária, e Renan Pereira (PTB), 2º secretário, ambos secretários com poderes iguais.

No debate pré-eleição, veio à tona um acordo que as lideranças partidárias fizeram no início deste ano, em que a Presidência seria do DEM em 2018, o que não deverá ser confirmado. Fui atrás dessa informação e descobri que o DEM não quis assinar o tal acordo. Com isso, os governistas entendem que o DEM não pode reclamar de um acordo que não assinou.

Eleições na Câmara Municipal de Guaíba costumam se definir aos 45 do segundo tempo, com cartadas de última hora, mas, neste ano, tudo indica que o martelo está batido.

Maranata sai do PR

Conforme antecipei na semana passada, o Maranata está deixando o PR por conta da aproximação do partido com os governistas da Aldeia. O vereador Juliano está com um pé no PTB, só esperando abrir a janela que permite as mudanças de partido sem perder o mandato.

Falei com o Maranata essa semana e ele confirmou a saída, alegando não ter mais condições de permanecer no PR. Disse que ainda não sabe para qual partido vai.
Entre as possibilidades, o retorno ao PDT e o Podemos.

A Câmara Empresarial e o Alerta

Antigo sonho de alguns empresários guaibenses, como o Beto Quadros, está se tornando realidade com a criação da Câmara Empresarial de Guaíba. Até o momento, as vaidades estão adormecidas. Ver matéria nesta edição.

Espera-se que essa fusão sirva para fortalecer as empresas locais e, consequentemente, o desenvolvimento econômico da Aldeia. Mas faço um alerta: é preciso terminar com as panelas.

Finalmente as Pavimentações

A Tia Alaíde chegou ofegante lá em casa, ontem à noite, com uma informação quente: “Agora é pra valer. Na segunda quinzena de dezembro vão iniciar as obras de pavimentação das três vias da Zona Sul de Guaíba por meio da PPP entre a Prefeitura e a Celulose Riograndense!”. Parte do penteado da minha tia estava desalinhado, sinalizando que a euforia havia transcendido a vaidade. Minha parenta colocou a sua reputação de bem informada em jogo. É melhor acreditar que desta vez vai. Segunda quinzena de dezembro. Anotei.

O Provador Arredondado

A equipe aqui da Gazeta Centro-Sul está preparando um Caderno de Gastronomia Especial de Natal, com receitas exclusivas, daquelas de comer rezando, que será publicado no dia 16.

Para quem não sabe, as receitas publicadas na Gazeta são feitas e testadas pela equipe do Jornal; nada de cópia da internet. Eu sou o provador oficial. Isso mesmo, sou eu que experimento as receitas antes de serem publicadas. O problema é que não consigo ficar em uma fatia ou em uma porção; avanço logo em três fatias ou três porções, no mínimo. Por isso caminho tanto na Beira e parece que não saio da mesma forma arredondada.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 2/12/2017.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados