Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

27/11/2017 - 10h18min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Quando a Oposição Fracassa

Em tese, oposição é caráter, estado ou condição do que se opõe, do que é oposto. Entendo que oposição é importante em qualquer segmento da sociedade, porque faz avançar. No entanto, quem acompanha a política partidária percebe que oposição muitas vezes é um teatro de quinta.

Em qualquer disputa de poder, a oposição fracassa quando vende mudança anunciando ódio. Lembram do que aconteceu na última campanha eleitoral em Guaíba? Este comportamento é comum em todo o País, e, apesar de não funcionar, continua presente nos períodos pré-eleitorais em qualquer canto onde há disputa.

E como se não bastasse a insistência na estratégia fracassada de vender mudança anunciando ódio, há os que após a derrota buscam asilo junto aos adversários que tentaram envenenar. São os mercenários da política.

- Temos que varrer essa gente do poder! Meses mais tarde: – Queremos nos unir para somar forças. E os bananas se arranhando na volta e nas redes sociais.

Essa é para refletir enquanto sorve o chimarrão.

Polícia Federal em Guaíba

Na quinta-feira, 23, agentes da PF ficaram 12 horas em Guaíba, dando continuidade nas investigações sobre possível crime eleitoral cometido pela ex-secretária e ex-vereadora (PSD) Luciana Kubiaki. Ver matéria nesta edição.

Assim como ventilador não é brisa marinha, depoimento em CPI e comissão de sindicância não é a mesma coisa que depor para a Polícia Federal. A linha do não sei, não vi e muito antes pelo contrário não funciona.

O federais levaram um drive com fotos e informações que podem colocar os pingos nos is.

A ex-secretária Luciana Kubiaki foi até a sede da Assistência Social, conforme a Gazeta Centro-Sul flagrou, mas teve tremedeira e não respondeu as perguntas do delegado. Então, foi convocada para depor na PF em Porto Alegre na terça-feira da próxima semana.

Um Absurdo na Eleição de Diretores

A Secretaria de Educação de Guaíba promoveu eleição para a escolha de diretores das escolas da Rede Municipal. O pleito aconteceu no dia 21, mas a democracia sofreu um golpe duro.

Das 25 escolas do Município, apenas em quatro havia duas chapas concorrendo; nas demais, chapa única. Das quatro escolas com disputa de verdade, em três aconteceram excessos na campanha eleitoral. Eu tive acesso aos documentos e, pelo que vi, em dois casos a suspensão da eleição pode se justificar. Num terceiro, fiquei em dúvida. No entanto, é inaceitável o que a Prefeitura fez com a comunidade da Escola Santa Catarina, localizada no Logradouro. Não houve qualquer irregularidade, isso admitido pela própria secretária Virgínia Guimarães, mas mesmo assim suspenderam a eleição, seguindo orientação da Procuradoria do Município, segundo a secretária. A “justificativa” foi para não fracionar demais as regras.

Em mais de trinta e cinco anos cobrindo política, nunca tinha visto absurdo igual. Como pode alguém ou uma instituição pagar pelos possíveis erros dos outros? A Escola Santa Catarina fez tudo certo, mas mesmo assim foi punida com a suspensão da eleição, porque supostamente outras três não cumpriram o regulamento. Acredito que nem o Maduro, presidente da Venezuela, seria capaz de um absurdo desses.

O Prefeito Sperotto deveria intervir, em nome da democracia e por respeito à comunidade da Escola Santa Catarina, mantendo a eleição naquela Escola. Como explicar para os alunos o significado de democracia?

PR Melancia em Guaíba

Na linguagem do futebol, “melancia” significa o sujeito que torce para dois times rivais: para o Inter e às vezes para o Grêmio, como se isso fosse possível. Uso a expressão futebolística como metáfora para opinar sobre o que acontece com o PR de Guaíba.

Na Aldeia, o vereador Juliano Ferreira (PR) pertence a um partido de oposição ao Governo Sperotto, mas tem uma postura equilibrada na Câmara. Essa semana, segundo a Tia Alaíde, entrou de vez para o time governista no Legislativo.

Recentemente, o deputado federal Giovani Cherini (PR) e o deputado estadual Missionário Volnei (PR) estiveram visitando o prefeito José Sperotto, buscando um entendimento e tal.

Na campanha eleitoral de 2016, o Missionário Volnei bateu pesado na candidatura do Sperotto, que não esqueceu dos vídeos postados na internet. Quem apanha não esquece.

A decisão independente do vereador Juliano Ferreira, de vestir a camisa da situação na Câmara, gerou um tremendo desconforto no partido.

Na tarde de quinta-feira, foi realizada uma reunião na Câmara, com a presença dos vereadores Juliano Ferreira e Jonas Xavier, do Maranata e de outros caciques do PR local; saiu faísca. Teve gritaria que se escutou na cozinha; na cozinha do Restaurante do Ricardo lá na Beira. O Jonas seria contra a adesão à bancada governista, mas nada muito radical, contrinha. O Maranata está sapateando e promete sair do partido. Forte, essa!

Leandro André

[email protected]

Publicado em 25/11/2017.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados