Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

09/10/2017 - 10h17min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Caindo aos Pedaços

Foi forte a repercussão da notícia publicada na Gazeta Centro-Sul sobre a queda de pedaços da fachada do prédio da Câmara na calçada, colocando em risco a vida de quem passa por lá.

O prédio da Câmara de Vereadores de Guaíba se transformou num remendão caríssimo. Já despejaram caçambas de dinheiro naquele imóvel, em reiteradas obras ao longo dos anos, e os problemas continuam aumentando.

Pelo que percebi, se o caso não viesse a público na Gazeta, teríamos outra obra de revestimento na fachada do prédio, que foi feita no final de 2012. Diante da repercussão, o atual presidente da Câmara, Renan Pereira, decidiu suspender a licitação para a nova obra e chamar a responsabilidade da empresa que fez o revestimento com as pastilhas. A atual gestão não tem culpa da bagaça, mas tem de resolver o problema e com urgência.

Parece que a empresa responsável pela colocação das pastilhas está disposta a fazer a retirada sem custos. Era só o que faltava, a população pagar para colocar as pastilhas e depois pagar novamente para retirá-las, porque foram mal colocadas e estão caindo. Ver matéria nesta edição.

Acredito que o acordo que está sendo proposto é razoável, pois evita novo processo judicial, o que significa solução sabe-se lá quando. É preciso considerar o risco de acidente iminente.

Conseguiram gastar um monte de dinheiro para deixar o remendão brega e perigoso. Espero que este episódio sirva para terminar de vez com a farra das obras malfeitas na Casa do Povo.

Férias de Vereadores

O vereador Everton Gomes apresentou emenda ao projeto do vereador Campeão Vargas, aumentando em 17 dias o recesso parlamentar. O projeto do Campeão prevê 45 dias de recesso no ano; a emenda do Everton prevê 62 dias. Hoje, são três meses. Sessão uma vez por semana e três meses de férias é de cair os butiás dos bolsos!

A emenda do vereador Everton baixou para as comissões e eu continuo acompanhando para ver o que vai acontecer.

O Collares foi embora

O secretário Itamar Costa foi falar na Câmara sobre os trabalhos realizados na sua gestão na Secretaria de Saúde na sessão de terça-feira, 3. Todos aguardavam para ver o contraponto do vereador e médico João Collares, um dos maiores críticos do trabalho da Saúde no Município. Sabe o que aconteceu? O Collares foi embora, porque discordou do sistema da apresentação. Para completar o quadro da dor, o vereador foi para casa postar desabafo em uma rede social, criticando o que chamou de manobra e tal. E quando parecia que nada poderia piorar a lambança juvenil, o presidente da Câmara, Renan Pereira, leu a postagem do Collares durante a sessão. E eu lá, assistindo tudo, sem ganhar insalubridade e com férias de uma semana no ano.

Retenção de Salário do Vereador

E por falar em João Collares, o vereador e ex-prefeito de Guaíba que foi condenado em 2007 por improbidade administrativa, tornando-se inelegível por oito anos, já tendo cumprido a sentença, agora tem de resolver outra questão em relação ao mesmo processo. Em fase de execução, no dia 3 de outubro, a Justiça determinou a retenção mensal de 30% do salário do Vereador Collares para o pagamento da dívida com o Município. Cabe recurso desta decisão. A Câmara somente poderá fazer a retenção após ser notificada, mantendo-se a decisão.

Rajada de Números e Avanços

O secretário Itamar Costa apresentou uma rajada de números de atendimentos na Saúde durante sua apresentação na Câmara. Quem acompanha o trabalho em Guaíba sabe que nesta gestão houve um avanço significativo na Saúde: raio X digital; mamografia com laudo; cozinha no PA, servindo refeições para pacientes; controle e eficiência na distribuição de medicamentos; e convênios com outros municípios, reduzindo sobremaneira as filas de espera de cirurgias. Está indo bem a gestão do Itamar.

Os avanços devem ser comemorados, pois todo avanço no serviço público deve ser comemorado. No entanto, todos aguardam a maternidade e o Hospital Regional funcionando. Como já escrevi antes, acredito que até o primeiro trimestre do ano que vem vão estar em operação. E quem está acreditando nisso é um sujeito desconfiado, que sofre da síndrome das pedras fundamentais.

Dois Populistas na Frente

Considerando os resultados das recentes pesquisas eleitorais no Brasil, percebo que a maioria da população é abobada. Nas primeiras colocações das intenções de voto, aparecem dois populistas: Lula e Bolsonaro. Um liderou o maior esquema de corrupção do País, e o outro se orgulha de ser homofóbico, racista e admirador da ditadura.

Em quem votar? Perguntou a Tia Alaíde. Fica atenta e avalia bem o passado dos candidatos que vai aparecer alguém, respondi.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 7/10/2017.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados