Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

21/08/2017 - 08h54min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Viciados em Votos

Existem muitos políticos que jogam para a torcida 24 horas por dia. O resultado de suas ações para a sociedade é secundário, o que importa mesmo são os votos que podem captar.

Tudo o que os viciados em voto fazem é agradar eleitores, o tempo todo. Eles abraçam causas antagônicas em momentos diferentes; mudam de lado como se fossem um catamarã no Guaíba; apresentam projetos inconstitucionais para chorar a rejeição; catam demandas no varejo e se apressam em propor soluções descartáveis; de manhã são situação e à tarde oposição; à noite, depende. Por votos, vendem a alma para o diabo.

Estes viciados em votos estão por toda parte, desde Brasília até o menor dos municípios. São bons de discurso; se fazem de vítimas; são atores e atrizes espetaculares, interpretando defensores dos fracos e oprimidos. Cuidado com os viciados em voto, eles falam tudo o que você quer ouvir e colocam os problemas na conta dos outros. Duvide do político bonzinho, observe com mais atenção o seu modo de agir longe dos holofotes; confira quantas vezes foi situação e oposição no mesmo governo. Eleitor não é droga para satisfazer viciados.

Sobre Raio-X, Hospital e UPA

Fiz a cobertura da inauguração do sistema de Raio-X Digital implantado no PA. Ver matéria nesta edição.
Impressionante a agilidade do sistema e seus benefícios. Após a inauguração, o secretário Itamar Costa fez uma apresentação das instalações e dos equipamentos do Hospital Regional. Me surpreendi positivamente com a qualidade do que vi. Eu, que me tornei um cético em relação a anúncios de investimentos na Aldeia de tanto ser enganado com lançamentos de pedras fundamentais de mentira, balancei diante do investimento. Se a maternidade e o Hospital Regional não entrarem em operação até o primeiro semestre do ano vem (penso que será antes), nada mais virá para Guaíba, nada além de pedras fundamentais falsas.

Em relação às UPAs, cujas obras foram abandonadas, servindo de abrigos para mendigos pelo Brasil afora, conforme aconteceu aqui em Guaíba, é consequência da fantasia eleitoreira de Brasília, que encontra respaldo em prefeitos sem noção.

Todos os anos, muitos prefeitos marcham em Brasília na parada da enganação. Tudo acaba em uma grande foto, com todos felizes fazendo sinal de positivo. Os prefeitos retornam sem nada, bem enganados, e seguem com as migalhas do bolo, tendo de administrar os problemas cotidianos e as obras abandonadas. O pior é que esta conta pesada do turismo da enganação e das obras abandonadas quem paga somos nós, os enganados dos enganados.

Menos mal que Guaíba está prestes a resolver este problema da UPA, devolvendo os recursos para a União, concluindo a obra e transformando o prédio em um centro de especialidades médicas, conforme promete o Governo Sperotto. Vamos acompanhar para conferir se é isso mesmo.

Gelson Santana no PSB

Líderes do PSB do RS prestigiaram a filiação de Gelson Santana, presidente do Sticc, no partido. O ato de filiação aconteceu na terça-feira, 15, com ficha abonada pelo presidente estadual e vice-presidente nacional da sigla, Beto Albuquerque. Gelson, importante líder sindical do Rio Grande do Sul, deverá concorrer a deputado estadual em 2018. Frisson nos bastidores políticos e sindicais.

Troca de Partidos

Os vereadores Manoel Eletricista e Juliano Ferreira estão namorando o PSDB. Eles despistam, mas a Tia Alaíde me disse que o namoro com os tucanos é firme, tem até aliança de compromisso. Forte, essa.

Municipalização da Educação

O Governo de Guaíba fez um projeto para aumentar o número de vagas na Educação Infantil, municipalizando duas escolas do Estado, o CIEP e a Evaristo da Veiga. Pelo que percebi, há segmentos a favor e contra. No entanto, a comunidade, a mais interessada no assunto, não ficou sabendo do que se trata. Foi passada a versão contrária e ponto. Acontece que não podem tirar o direito da sociedade de conhecer a fundo o projeto e decidir o que é melhor de forma democrática.

Pergunta ao Guaibaprev

Em fevereiro deste ano, eu questionei o senhor Paulo Maganha, presidente do Guaibaprev, se a Instituição se preocupava com a regularidade fiscal das empresas que contrata para fazer as suas publicações legais. Para a minha surpresa, o presidente do Guaipaprev respondeu que a regularidade fiscal é importante, mas é exigida somente em processos licitatórios. Sendo assim, diante das poucas publicações, o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Guaíba pode dispensar a licitação e contratar realizando três orçamentos, optando pela “vantagem” do menor preço, desconsiderando que os impostos fazem parte do custo.

Não discuto a legalidade da decisão do Guaipaprev, mas me impressiona o argumento. Deixo uma pergunta para a diretoria do Órgão: de onde vem o dinheiro que paga os salários dos servidores públicos?

Leandro André

[email protected]

Publicado em 19/8/2017.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados