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Quinta-feira, 25 de abril de 2024

24/07/2017 - 12h55min

Leandro André

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Comunicação, Show e Desinformação

Eu trabalho no jornalismo há 30 anos, o que significa que não cozinho na primeira fervura. Nestas três décadas na área da comunicação, acompanhei uma transformação tecnológica impressionante. Da máquina de escrever ao computador foi um salto, e do computador ao celular foi outro salto e tanto. O mundo mudou de forma radical, principalmente nas duas últimas décadas, e a maneira de nos comunicarmos, também. Isso para o bem e para o mal.

Em relação ao conteúdo, essa mudança intensa fez a cobra fumar. O show é de cair os butiás dos bolsos. Tem de tudo, tudo mesmo, na área da comunicação.

As instituições públicas e privadas utilizam as redes sociais para venderem seu peixe, o que está correto, no entanto não é raro perderem a mão, invadindo o burlesco, muito comum de acontecer com instituições públicas focadas na promoção da chefia.

Trazendo o tema para a Aldeia, uso como exemplo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Guaíba. O trabalho é bom. Não posso me queixar, considerando que todas os questionamentos da Gazeta Centro-Sul têm sido respondidos, nada fica sem retorno, como já registrei aqui nesta Coluna. No entanto, percebo uma pasteurização da informação voltada quase que exclusivamente para as redes sociais, tornando a informação um amontoado de posts promocionais de fatos que já aconteceram (a Imprensa não é comunicada antes), com excesso de exposição do chefe. O Prefeito Sperotto aparece dezenas de vezes na semana fazendo sinal de positivo na frente de máquinas, olhando o horizonte, falando em quermesses, abraçando crianças, ouvindo gente pobre com semblante sengo, caminhando resoluto no meio da enchente, e por aí segue a publicidade institucional exagerada.

Sei que é importante mostrar trabalho, registrar ações positivas, faz parte do jogo da prestação de contas, mas isso não precisa ser espetaculoso.

Esse marketing teatral não acontece somente aqui na Aldeia, pelo contrário, é recorrente em muitos governos e instituições públicas.

Cada um que venda seu peixe como quiser. Faço esta abordagem apenas para destacar que comunicação institucional de órgãos públicos não deveria ser confundida com propaganda eleitoral antecipada. Comunicação, independente dos avanços tecnológicos, tem como conceito a ação ou efeito de comunicar, de transmitir ou de receber ideias, conhecimento e mensagens, buscando compartilhar informações, e não um show promocional da chefia. É a minha opinião, com base nos trinta anos que tenho no jornalismo, visando contribuir com a comunicação, de acordo com seu conceito original.

O Meio Ambiente na Aldeia

Não é porque o secretário Municipal de Meio Ambiente, Selito Carboni, fez uma limpeza geral na Beira que o considero o melhor secretário do Governo Sperotto até o momento. Eu o destaco positivamente, considerando a limpeza geral que ele vem promovendo na Cidade, recolhendo montanhas de lixo e entulhos todas as semanas.

Tem gente que não gosta do Selito porque ele cortou galhos demais na Beira, até zombam do Selito porque se consideram seres superiores, o que tonifica a comédia. Mas isso não me importa. Acredito que neste mundo de magote de analistas genéricos é importante ressaltar as pessoas que transcendem a tagarelice e trabalham.

Feito o destaque ao Secretário Selito, é importante ressaltar, também, que na área operacional do Meio Ambiente o Governo Sperotto está indo bem, mas em relação à questão técnica está pisando na bola ao não nomear um diretor técnico de licenciamento ambiental. Meio Ambiente não é só limpeza dos logradouros, é também planejamento e ações estruturais que precisam dialogar com a legislação. Acredito que, por ser arquiteto, o Prefeito Sperotto sabe disso, mas está sonolento.

O Parque e o Hospital

Tenho a impressão de que quanto mais desinformado é o sujeito mais ele gosta de opinar e criticar sobre o que desconhece. Tenho essa impressão e não é por acaso, observo essa tendência com frequência.

Sobre a implantação de um Parque Ecológico no Morro José Lutzenberger (da Hidráulica), o opiniático se apressa em dizer que é besteira se preocupar com parque, utilizando dinheiro da CMPC quando não temos hospital. Faz sentido entender que hospital é mais importante que parque. No entanto, em relação a essa matéria, que foi capa da Gazeta Centro-Sul na edição da semana passada, é preciso ressaltar, mais uma vez, que o recurso das medidas compensatórias da ampliação da CMPC só pode ser usado em projetos ambientais, em unidades de conservação, como no caso do Morro José Lutzenberger. Trata-se de verba carimbada. Isso tem sido repetido como um mantra, mas sempre tem alguém argumentando que o dinheiro das tais medidas compensatórias deveria ser investido no hospital. Égua!

Audiências Públicas do Transporte

Na próxima semana, começam as audiências públicas sobre o transporte coletivo em Guaíba. Datas, horários e locais estão publicadas nesta edição da Gazeta Centro-Sul. É a chance de se manifestar no local certo.

Regularização da Vila IPE

De vez em quando, é realizada uma reunião entre a Prefeitura de Guaíba e a direção do IPE, visando regularizar a Vila de mesmo nome. Estão enrolando há 20 anos.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 22/7/2017

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