Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

19/06/2017 - 09h08min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

As Pedras e o Hospital

Guaíba é o lugar do mundo onde mais se anuncia a vinda de empreendimentos que nunca chegam. Não existe outro lugar no Planeta com tantas pedras fundamentais abandonadas, simbolizando empreendimentos fantasmas. Até no Largo José Cláudio Machado, no Centro, há quatro pedras no lugar onde disseram que haveria uma estátua do cantor ilustre que dá nome ao Largo. Teve festa, com pompa e circunstância, para o lançamento das pedras. Volta e meia alguém faz uma festa para lançar uma pedra fundamental em Guaíba.

Feito essa reflexão sobre o recorde de arremesso de pedras fundamentais, andei investigando, conversando com a Tia Alaíde, assuntando aqui e ali, até chegar à conclusão de que o tal Hospital Regional vai mesmo sair dos discursos, e isso pode acontecer ainda neste ano. Acontece que tem eleições no ano que vem e o governador José Sartori precisa ultrapassar a barreira da ladainha e inaugurar algo relevante. De acordo com a minha investigação, o Hospital de Guaíba seria esta obra relevante, principalmente porque vários leitos hospitalares foram extintos no Governo Sartori e a pressão no sistema de Saúde da Capital passou dos limites.

Não coloco a minha mão no fogo, mas tenho convicção de que o Hospital com maternidade entra em operação no final deste ano; o mais tardar, início de 2018. Recorta esta Coluna e me cobra depois. Só não vale atirar pedra.

A Justiça e a Política

O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, deu o voto de desempate para a absolvição da Chapa Dilma-Temer nas eleições de 2014. Não adiantaram as provas de irregularidades, o que prevaleceu foi o fato de “não ser bom substituir um presidente a toda hora”. Então, tá. A partir de agora, não importam mais as irregularidades e as provas, mas as consequências políticas. Égua!

Outra do Mendes. Nos últimos dois anos, o Grupo J&F, dos irmãos Batista, destinou R$ 2,1 milhões para eventos do Instituto Brasiliense de Direito Público, que tem como sócio o ministro do STF e do TSE, Gilmar Mendes, conforme reportagem publicada pela Folha de São Paulo. Ato contínuo, ele participará da decisão sobre a validade do acordo de delação premida da J&F com o MPF.

O ex-procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, protocolou no Senado pedido de impeachment de Gilmar Mendes no STF.

Arnóbio na Fracab

O guaibense Arnóbio Mullet foi empossado presidente da Federação Riograndense de Associações Comunitárias e Moradores de Bairros (Fracab). A solenidade de posse da nova diretoria aconteceu no dia 9 de junho.

A principal missão do Arnóbio é a recuperação do patrimônio financeiro e político da entidade, devolvendo-o ao Movimento Comunitário Gaúcho.

A Força Comunitária

Essa semana, o prefeito José Sperotto se reuniu com representantes da Associação de Moradores do Bairro Alegria (AMBA) e garantiu que o asfaltamento das ruas Rui Barbosa, Vitório Casagrande e João Batista Luzardo vai acontecer de forma integral, conforme aprovado na PPP com a Celulose Riograndense.

Segundo o presidente da AMBA, Sérgio Pinto, estavam tentando deixar duas quadras da Rua João Batista Luzardo de fora, conforme divulguei aqui na Coluna da semana passada. A AMBA deverá ser responsável pelo projeto socioambiental das obras.

O movimento comunitário, quando é organizado, voltado para o bem da comunidade, sem dono e sem interesses partidários, une as pessoas e, consequentemente, se torna forte.

Neste contexto, entendo que as lideranças comunitárias da Aldeia deveriam se unir (não são unidas) e dar uma atenção especial as suas associações e à União das Associações de Moradores Guaíba (UAMG), visando mudar o quadro de estagnação da entidade, onde meia dúzia de pessoas a representam. E não adianta criticar quem está lá; se há necessidade de mudanças, tem de ser formada uma chama de oposição e participar da eleição da diretoria.

Eu trabalho como voluntário no projeto O Bairro que Queremos, no São Francisco (ver matéria nesta edição), e percebo que falta um Associação de Moradores unida e atuante, o que acontece na maioria dos bairros.

Penitenciária Federal Fora de Eldorado

Teve discussão, drama e falta de ar, mas no final o Governo Federal parece que desistiu de construir um presídio de segurança máxima na frente do Instituto Desidério Finamor, entre a Estrada do Conde e a BR-116, em Eldorado do Sul.

Polícias em Alta

Impressionante como a Polícia Civil e a Brigada Militar têm prendido criminosos no RS. Não tem mais cadeia para tantos presos.

Essa semana, eu conversei com o delegado Regional Cristiano Alvarez, da 2ª DPRM, e ele destacou que a Civil vem trabalhando unida, realizando operações diárias, sufocando a criminalidade. O resultado disso é a falta de vagas nos presídios. Alvarez elogiou a equipe da DP de Guaíba.

A Brigada Militar da Região também está atuante.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 17/6/2017.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados