Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

12/06/2017 - 09h27min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Interdição Já!

Após observar, consultar fontes responsáveis e refletir bastante, cheguei à conclusão de que a Estrada do Conde e o Ginásio Coelhão precisam ser interditados imediatamente.

Quem transita pela Estrada do Conde, principalmente nestes últimos dias pós-chuvaradas, corre risco de vida e expõe o carro a danos graves. Essa semana, diversos carros tiveram pneus estourados, rodas entortadas e problemas de suspensão devido aos buracos na pista, se é que se pode chamar aquilo de pista. Este sistema de tapar os buracos com terra e asfalto de baixa qualidade se esgotou. Os prefeitos de Guaí­ba e Eldorado do Sul precisam se unir e reivindicar ao Estado um recapeamento da via intermunicipal imediatamente.

Chega de irem a Brasí­lia para reivindicar a duplicação da Estrada e tirar fotos com ministros, trazendo promessas vazias na bagagem. Chega. Ou se faz um recapeamento decente na Estrada do Conde ou se interdita. Todos os que passam por lá correm risco de vida, inclusive quem anda de ônibus. O problema se agrava, pois para se evitar a demolidora é preciso pagar R$13,80 no deslocamento entre Porto Alegre e Guaí­ba pela BR-116, num trecho de 28 quilômetros. É uma falta de respeito explí­cita com a população.

Outra interdição urgente é a do Ginásio Coelhão em Guaí­ba. São tantas goteiras, tantas, que chove dentro como na rua, inviabilizando a prática de esportes. Essa semana, pessoas se machucaram feio em decorrência de quedas devido a água na quadra. É de cair os butiás dos bolsos!

 

Sobre o Clube Náutico na Florida

Participei da audiência pública que apresentou o primeiro estudo sobre a intenção de instalação de uma marina e de um clube náutico no Bairro Florida (ver matéria nesta edição). Como já disse antes, sou a favor deste empreendimento, desde que tudo aconteça com transparência e de acordo com a legislação. Se tudo acontecer como manda o figurino, finalmente a Florida deixará de ser um cantão abandonado.

 

Abuso de Crianças em Guaí­ba

A coordenadora do Conselho Tutelar de Guaí­ba, Carla Vargas, esteve na Câmara de Vereadores essa semana (ver matéria nesta edição). O vereador e ex-conselheiro tutelar Juliano Ferreira fez uma revelação assustadora ao dizer que há grande o número de crianças abusadas em Guaí­ba. Contou que no perí­odo em que foi conselheiro, uma denúncia de abuso chegava a levar até dois meses para ser devidamente apurada. Carla Vargas disse que agora a ação é instantânea.

Abuso de criança é grave, é revoltante, e a sociedade tem de agir. Para denunciar, disque 100.

 

Oposição Fraca na Câmara

Praticamente não existe oposição ao Governo Sperotto na Câmara Municipal de Guaí­ba. O vereador João Collares faz questionamentos e tal, mas como o Governo ainda está no iní­cio, no auge do efeito vassoura nova, os questionamentos se dissolvem.

Essa semana, o vereador Alê Alves fez crí­ticas à Administração nas áreas mais atuantes do atual Governo: Meio Ambiente e Saúde; crí­ticas rasas, deixando espaço para o vereador Campeão dar resposta-show.

Entendo que a oposição precisa rever sua estratégia, pois não está funcionando. Não é bom para o Município o Governo ter oposição fraca no Legislativo.

 

Crí­ticas à Corsan

O vereador Miguel Crizel foi à Tribuna da Câmara e criticou o trabalho da Corsan em Guaí­ba, ressaltando que as obras são malfeitas, deixando a cidade cheia de buracos. Assino embaixo da crí­tica do vereador.

 

Associação questiona PPP

A Associação de Moradores do Bairro Alegria (AMBA) está questionando uma possí­vel mudança na Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura de Guaí­ba e a CMPC em relação a pavimentação de três ruas na Zona Sul. No projeto, consta a pavimentação das ruas Rui Barbosa, Vitório Casagrande e João Batista Luzardo. No entanto, nesta última, segundo o presidente da AMBA, Sérgio Pinto, foram informados pela Prefeitura que duas quadras deverão ficar de fora do projeto: sem pavimentação. Opa!

 

Débora Rocha deixa a CRE

Depois de dois anos e cinco meses à frente da 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Débora Rocha deixou o cargo na terça-feira, 6. A sua saí­da está relacionada com a saí­da do PDT do Governo Sartori.

Débora sai pela porta da frente, como entrou. Fez um bom trabalho, considerando as condições oferecidas pelo Estado, deixando o bom exemplo de autoridade presente nas escolas. Ela quebrou paradigmas: uma mulher jovem, negra e moradora da periferia no comando da Educação da rede estadual na Região. Parabéns, Débora, pelo seu trabalho, pela sua postura e contribuição com a Educação. Como professora da rede municipal, volta para a sala de aula. No lugar da Débora deverá assumir a adjunta, Vera Almeida, filiada ao PMDB.

Leandro André


Publicado em 10/6/2017.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados