Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

29/05/2017 - 14h02min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Os Doidos

Essa semana, eu conversei com um militante de esquerda, se é que ainda existe esquerda e direita neste País depois da era PT. Enfim, o sujeito é filiado a um partido de esquerda e tem discurso esquerdista da época da União Soviética. Não vou identificá-lo, pois a ideia aqui não é personificar.

Aproveitei o encontro, que surgiu de forma espontânea, sem qualquer agendamento, para provocar uma reflexão a respeito do momento político do País, começando pela observação de que a esquerda se corrompeu. A partir daí meu interlocutor apresentou uma tese de doido. Isso, de doido político. Ele tem certeza da inocência de Lula, de Dilma e de José Dirceu, entre outros. Mas isso é fichinha, considerando o que seguiu. O militante de esquerda afirmou, com sanha, que não houve roubo na Petrobras, que nunca existiu um sistema de corrupção para o PT se manter no poder, que o Lula não se aliou ao PMDB e aos grandes empreiteiros; que a Dilma é uma espécie de Joana D’Arc, que a Venezuela só existe porque a esquerda está no poder, e que tudo o que está acontecendo na Lava-Jato em relação “às esquerdas” é orquestrado pela CIA. Égua!

Nós estávamos na rua e o sujeito falava alto, bem alto, gesticulando como se estivesse em um palanque. Eu ensaiei um contraponto, tentei argumentar, citando confissões de alguns dos envolvidos no sistema de corrupção, mas foi inútil, a negação estava consolidada feito uma rocha.

Fiz este relato verídico para provocar uma reflexão sobre o que acontece quando se discute política com fanatismo, independente de ideologia. E antes que alguém faça a observação de que não se pode refletir sobre política com base em uma visão isolada, eu alerto para o fato de que essa visão é a mesma de milhões de pessoas. Milhões. Isso me assusta, pois, como já escrevi antes, esta visão de negação do malfeito, de intolerância e de fanatismo político se transforma em aveia no prato da extrema direita; e quando isso acontece, nós sabemos onde chega.

Percebo que a esquerda brasileira enferrujou. Há uma crença de que a luta pela democracia e liberdade de expressão na época do regime militar continua a mesma. Não há percepção de que a luta é outra, os tempos são outros. As pessoas vão aos pés nas redes sociais, cultuam a honestidade postiça e tratam de política com fanatismo. E para completar o quadro da dor, os liberais brasileiros também não perceberam que o tempo passou. E assim seguimos brigando, pequenos como chaveirinhos.

A batalha campal em Brasília, na quarta-feira, 24, mostrou o que acontece quando se despreza os argumentos, as instituições e a legislação. Sim, é preciso lutar para combater a corrupção e pela verdadeira democracia, mas isso se faz com manifestação e povo nas ruas e não com grupos de incendiários fanáticos.

Educação Ambiental

A Prefeitura de Guaíba precisa implementar um programa de Educação Ambiental com urgência. A Secretaria de Meio Ambiente está trabalhando bastante, limpando os espaços públicos da cidade como nunca, mas, em alguns lugares, há pessoas relaxadas que descartam lixo imediatamente após a limpeza, sem o menor constrangimento.

Além de Educação Ambiental, é preciso ativar o talão de multas. Tem gente que só respeita a entidade multa.

Marina na Florida

A Câmara Municipal de Guaíba publica edital nesta edição da Gazeta Centro-Sul, comunicando que realizará uma audiência pública no dia 7 de junho, às 15 horas, no Plenário da Câmara, para debater o Projeto de Lei nº 020/2016, que autoriza o Município a outorgar a concessão de uma área pública no Bairro Florida para a exploração de uma Marina Público-privada e um Clube Náutico. Entendo que este tema é relevante e merece uma discussão madura, focada no bem do Município. Eu já agendei.

Sobre Moradores de Rua

Todas as semanas recebemos mensagens de leitores abordando sobre o número crescente de moradores de rua na Aldeia. São manifestações diversas, criticando a falta de ação do Município e das polícias, considerando o consumo de drogas e álcool nos espaços públicos. Enfim, a inquietação entrou na pauta, e nesta edição a Gazeta publica reportagem sobre o tema. Me surpreendi positivamente com os relatos dos secretários Chacrinha e Gardel. O que eles disseram está registrado, resta acompanhar para conferir se está de acordo com a realidade. A melhor maneira de resolver um problema é debater sobre ele. Recomendo a leitura.

Lambança em Camaquã

Em menos de cinco meses de Governo, o prefeito de Camaquã já promoveu três trocas importantes em seu secretariado. Solicitei uma nota de esclarecimento, essa semana, mas não veio nada. Então, acionei a Tia Alaíde e ela me disse que o prefeito Ivo Ferreira é de “faca na bota”, como dizia o meu avô, do tipo que não aceita erros.

Sperotto na Famurs

Essa semana, o Prefeito Sperotto foi eleito vice-presidente da Famurs. Isso é importante para a Aldeia, pois coloca Guaíba na frente da luta por mais atenção aos municípios. Os prefeitos precisam acreditar na força que têm.

Leandro André

[email protected]< data-cfhash='f9e31' ="text/java">/ /

Publicado em 27/5/2017

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados