Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

22/05/2017 - 10h08min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

O Joesley abateu o bando

Os irmãos Joesley e Wesley tinham um pequeno açougue em Goiânia até se mudarem para Brasília. No Governo Lula, os irmãos açougueiros se tornaram milionários, contando com benefícios extraordinários do BNDES. Joesley e Wesley criaram a JBS, líder mundial em processamento de carnes bovina, ovina e de aves, além de ter uma forte participação na produção de carne suína, com mais de duzentos mil colaboradores ao redor do mundo. Acontece que a liberação de bilhões de reais do BNDES, banco estatal, portanto, dinheiro público, teve de ser compensada com propinas da pesada para manter o bando multipartidário no poder. E vejam que tudo isso quem está dizendo é o Joesley.

Neste meio tempo, surge a Operação Lava-Jato, revelando em capítulos dramáticos o esquema de podridão promovido pelo bando que saqueou o Brasil. O PT, partido que prometia fazer o que a Lava-Jato está fazendo, teve quadros importantes que se incorporaram ao bando, juntando-se a comparsas do PMDB, PSDB, PP, entre outros Ps. Lula, Sarney, Dilma, Temer, Aécio, Renan Calheiros, Cunha e muitos outros formaram uma frente poderosa de corrupção para se manterem no poder, com dinheiro de propina vindo de obras públicas superfaturadas, realizadas por grandes empreiteiras que se habilitavam por meio de licitações fraudulentas (tudo confessado pelos próprios empreiteiros), entre outros grandes grupos que prestam serviços para o Governo Federal.

Bilhões de reais de dinheiro público roubados em malas abarrotadas, enquanto o povo pena sem serviços decentes de saúde, segurança e educação. Pena endividado, vítima da agiotagem do sistema financeiro. E os pilantras juram que não viram nada, não sabem de nada, não participaram de nada irregular. Juram e têm apedeutas que acreditam, inclusive nas universidades.

A conversa do Presidente Temer com o Joesly foi surreal. O Joesley assume ser um criminoso influente e o Temer rosna. Só entendi que tem de manter isso.

Caiu a casa do playboy Aécio, nem os advogados do Lula poderiam salvá-lo. O primo carregando a mala cheia de dinheiro e a irmã articulando junto com o senador afastado; tudo gravado.

Além do nojo que sinto ao confirmar todos os dias que o Brasil vem sendo comandado por um bando de pilantras, estou perplexo ao me dar conta do quanto o Brasil é rico e o povo é pobre.

A delação do Joesley e do Wesley derruba a tese dos crentes seguidores de Lula em relação à Lava-Jato. E agora, Tio Gilvan? Foi pra rua protestar devido a uma notícia publicada pelo jornal O Globo? Sei, o operário rei foi vítima de complô das elites brancas para justificar a prisão do playboy...

Dilma, forjada por Lula, foi eleita e depois reeleita com Temer de vice, o que ratifica uma ligação umbilical. São todos farinha do mesmo saco, Tio Gilvan.

Em relação a possível queda de Temer, defendo que se cumpra o que está na Constituição. Nada de mudar a Constituição em meio a esta crise absurda, até porque o Congresso que aí está, em grande parcela, não tem legitimidade para mais nada. Cumpra-se a Lei Maior.

Devemos acreditar na política e nos políticos sérios, pois eles existem e mais do que nunca precisam de apoio. Chutar o balde só beneficiará o bando que está no comando.

O Filósofo

Tive a oportunidade de entrevistar o filósofo e professor Mário Sérgio Cortella, que fez palestra na Ulbra Guaíba na noite de quarta-feira, 17 (ver matéria nesta edição). Pedi ao filósofo que fizesse uma breve avaliação sobre este momento político em que vive o Brasil. Questionei se estamos diante de um divisor de águas ou se é mais uma novela de escândalos que logo será esquecida. Cortella disse que depende do que a sociedade vai fazer depois da Lava-Jato, pois a história não é escrita com antecedência. Entretanto, ele disse acreditar que a Lava-Jato é, sim, um divisor de águas, que deverá mudar os rumos da política brasileira, possibilitando que se construa um País melhor.

Cortella destacou que, em meio a toda essa crise política, percebe-se alegria cívica nas ruas, pessoas defendendo a ética, o que é um sinal positivo. Além disso, ressaltou que as instituições estão funcionando. Acendeu a luz amarela, observou o filósofo, indicando que a sociedade precisa ser protagonista e mudar o rumo do País. Forte, essa!

Sindicância da Saúde

Voltando à Aldeia, a Câmara aprovou requerimento do vereador Jonas Xavier, questionando sobre o andamento e a conclusão da sindicância na Secretaria de Saúde de Guaíba sobre supostas irregularidades na Farmácia Municipal, que foram apontadas pelo secretário Itamar Costa no início de sua gestão.

Eu conversei com o secretário sobre a sindicância. Ele informou que está ocorrendo dentro do prazo, atendendo todos os passos legais. Disse que deverá ser concluída dentro de 15 ou 20 dias.

Eu apurei que a investigação confirma importante descontrole na distribuição de medicamentos na gestão anterior. O relatório final será encaminhado ao MP e à Câmara de Vereadores.

O Primeiro CTG de Guaíba

No sábado, 20, aconteceu almoço dos fundadores do CTG Minuano, o primeiro de Guaíba, que está completando 60 anos. Festa histórica na Aldeia.

Leandro André

[email protected]< data-cfhash='f9e31' ="text/java">/ /

Publicado em 20/5/2017.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados