Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

15/05/2017 - 09h52min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Não sabe de nada, o inocente

O depoimento de Lula ao juiz Sérgio Moro, na quarta-feira, 10, em Curitiba, ratificou o discurso do ex-presidente de que não sabia da corrupção que quebrou a Petrobras, promovida pelos diretores que ele nomeou. Também não sabia de nada das negociatas das grandes empreiteiras cujos donos são seus amigos, pagam reformas em imóveis de seus amigos, e que confirmaram que roubaram muito de forma compartilhada com Lula.

O ex-presidente não sabia de nada, e, o que era para saber, quem sabia era a sua ex-esposa Marisa, que já faleceu. Foi a Dona Marisa que tratou do tríplex, em Guarujá (SP), e que também tratou sobre a compra de um terreno para o Instituto Lula. Pelo visto, Dona Marisa escondia do marido que era corretora de imóveis.

Sobre o PT, Lula afirmou que não tem ingerência no partido, não faz parte da direção, não participava de reuniões; não apita nada no PT. Apesar de ter imposto o nome da Dilma para lhe suceder e de já ter antecipado que será candidato do partido a presidente em 2018, não tem ingerência no PT. É de cair os butiás dos bolsos!

Convênios Suspensos

Faço parte daqueles que lutam para que o Brasil se torne um País justo, sério, com melhor distribuição de renda, menos corrupção. Por isso, acredito que a Lava-Jato pode ser um divisor de águas. No entanto, depois de ser enganado pelo discurso do PT e de Lula, sempre fico com um pé atrás quando se trata de Brasil. Haja vista o quanto de gente que venera o ex-presidente Lula apesar de tudo o que está acontecendo.

Mas quero abordar agora sobre o novo Marco Regulatório, que entrou em vigor neste ano, em relação aos convênios de entidades com as prefeituras. Se era preciso melhorar a fiscalização em relação à aplicação dos recursos públicos, muito bem. Acontece que fizeram um conjunto de regras que simplesmente inviabiliza os convênios com os pequenos. A mão de ferro da burocracia esmagou os pequenos projetos sociais.

Essa maneira de multiplicar leis e de intensificar a burocracia em nome da probidade administrativa é que está errada, pois é sabido que o corrupto profissional se utiliza destas falsas trancas para se manter livre e atuante.

Recomendo a leitura da matéria que a Gazeta Centro-Sul publica nesta edição, bem como a leitura do Editorial.

O Perigo das Fake News

Atualmente, os fatos objetivos têm menos influência para a opinião pública do que apelos à emoção. A propagação de notícias nas redes sociais, com fontes mais que suspeitas, faz com que aumente cada vez mais as “fake news” (notícias falsas), o que acaba deixando a verdade dos fatos em segundo plano. As notícias falsas sempre existiram, mas com a Internet tomaram proporções impressionantes, difícil de mensurar.

Considerando o avanço das “fake news”, o papel do jornalismo profissional e das empresas de comunicação, devidamente registradas, com alvarás de localização e responsabilidade técnica, se destacam pela importância do serviço prestado, com ética e credibilidade da notícia em consequência dos processos de apuração dos fatos.

Diariamente, são vários episódios publicados nas redes sociais com versões de boatos e fatos, que desnorteiam a sociedade.

É preciso trazer luz ao debate sobre a comunicação. É preciso que a população saiba distinguir boatos de verdades sob pena de navegar cada vez mais no perigoso mundo da desinformação, das versões e da mentira. Nada pode ser pior para uma sociedade do que viver à margem da verdade, pois se torna refém de interesses que sobrevivem nas sombras.

Em 2018, teremos eleições para escolhermos o presidente ou a presidenta do Brasil. Mais do que nunca será indispensável que os brasileiros saibam diferenciar as referências informativas.

Reação do PSB de Guaíba

Na semana passada, circulou em parte da edição da Gazeta um encarte assinado por sete sindicatos contra a proposta do Governo Federal de Reforma da Previdência.

O secretário Geral do PSB de Guaíba, João Pereira, enviou correspondência criticando o tal encarte, por entender que causa danos à imagem do partido, considerando que o PSB já se manifestou contrário à Reforma da Previdência. Pereira alega que na contracapa do encarte aparecem as fotos e os nomes de dois deputados do PSB “como sendo favoráveis às reformas”. Entre aspas, o que escreveu o João Pereira.

Na verdade, no referido encarte, os sindicatos mostram os parlamentares de partidos que apoiam o Governo Temer no Congresso, pedindo para que os eleitores daqueles deputados exijam que votem contra a Reforma da Previdência.

O Tratamento de Esgoto e a Anaconda

Atualmente, não existe tratamento de esgoto em Guaíba. Essa semana, a Corsan prometeu aos vereadores que em dois meses irá inaugurar o sistema de tratamento de esgoto, que deverá abranger cerca de 40% da Aldeia. E a expectativa é de que, até 2020, alcance 75%. Se isso acontecer, irá melhorar muito a nossa qualidade de vida, sem contar que poderemos nadar em segurança na Praia da Alegria.

Mas, antes de comemorarmos, é preciso colocar os pés no chão e tratar da obrigatoriedade das pessoas ligarem suas casas ao sistema. Do contrário, tudo vai continuar como está, com uma anaconda branca enterrada e muitos discursos vazios.

Leandro André

[email protected]< data-cfhash='f9e31' ="text/java">/ /

Publicado em 13/5/2017.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados