Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

27/03/2017 - 12h41min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Uma Ação Histórica

Desde 2010, quando o contador João Carlos Silveira me falou sobre o Observatório Social do Brasil, percebi a existência de um poleiro de salvação. Nada é mais destrutivo para uma sociedade do que a corrupção e o mau uso do dinheiro público. Nada.

Vejamos o Brasil, um dos países mais ricos do Planeta, com uma das populações mais pobres. Isso diz tudo.

De repente, surge uma rede independente, sem vínculo partidário, que fiscaliza os gastos públicos. Essa ação histórica na Aldeia tem importância celeste. Acredite.

Reforma da Previdência e Trabalhista

Na semana passada, me manifestei aqui na Coluna contra a Reforma da Previdência e justifiquei, considerando a sacanagem com os velhos do futuro.

Nessa semana, me manifesto no sentido de que é preciso rever este acúmulo de encargos trabalhistas, pois o desequilíbrio acaba gerando desemprego e alimentando a informalidade. Como diria a minha avó Anita, nem oito nem oitenta.

Sobre a Limpeza da Beira

O secretário de Meio Ambiente, Selito Carboni, seguiu sua limpeza geral na Beira. Considerando que estamos no Centro da Cidade, ficou bom, pois agora é possível enxergar o Lago Guaíba. A licença para a execução do trabalho foi emitida pela Diretoria Municipal de Licenciamento Ambiental.

Espero que, a partir de agora, a Secretaria de Meio Ambiente conserve o local limpo, retirando plásticos, vidros e latas: lixo.

Entendo que é preciso criarmos uma corrente proativa na Aldeia. Percebo um matraqueado de quitanda e torneios de dedos justiceiros em excesso, mas pouca ação construtiva. Está na hora de um novo “Repensando Guaíba”.

Atenção Região

E por falar em meio ambiente, entendo que é preciso uma união maior na Região para combater esta proposta de mineração no Rio Camaquã. O caso é grave e precisa ser amplamente debatido com a sociedade. Depois de aprovado, será tarde. Só vejo o pessoal de Cristal e de Arambaré esperneando. Guaíba e Camaquã estão dormindo em relação a este assunto tão relevante. Está feito o alerta.

A Baldeação e o Bolinho

O prefeito José Sperotto pensou que terminar com a baldeação do Transporte Coletivo Urbano seria o mesmo que fritar bolinho. Não é. Se não respeitar o cumprimento do contrato com a empresa que venceu a licitação, está sujeito a arrumar uma dívida monstra, quebrando o Município.

Forjado no Legislativo, onde é fácil falar grosso e cantar de galo, Sperotto começa a sentir o choque de realidade do Executivo.

Eu não ando de ônibus, mas sei que o sistema que está aí não funciona, pois tenho ouvidos.

O Governo está negociando uma solução que facilite a vida dos passageiros, mas não adianta forçar a barra. Resumo da ópera, mudanças vão acontecer, mas não como o deputado quer e sim como o prefeito pode fazer.

A Comissão Processante

A Câmara Municipal de Guaíba formou a Comissão Processante (CP) para julgar o mandato da vereadora afastada Luciana Kubiaki (PSD). Foi feito um sorteio para escolher os membros da CP e permaneceram os mesmos vereadores da CPI. Só que, ao consultarem os universitários, descobriram que não podem ser os mesmos. Então, foi feito novo sorteio na sessão de terça-feira, 21, e a Comissão Processante ficou formada pelos vereadores Bento Alteneta (PMDB), presidente; Nelson do Mercado (PP), relator; e Sadi Escouto (PTB), secretário.

A CP tem prazo de 60 dias para apurar as irregularidades, com amplo direito de defasa da investigada. No final, o plenário da Câmara deverá decidir pela cassação ou não do mandato da vereadora.

A Prefeitura e os Convênios

É sabido que as regras dos convênios com o poder público mudaram e que as entidades devem apresentar prestação de contas e documentação específica. Muito bem. Entretanto, se o Governo entende que os convênios são importantes para alavancar os projetos sociais da comunidade, tem de se empenhar e ajudar efetivamente as entidades a entrarem nos eixos e não apenas despejar desafios: tem de ajudar e não complicar.

Cinco em Greve

Solicitei um balanço da greve do magistério estadual para a coordenadora da 12ª CRE, Débora Rocha. Resultado: têm cinco professores em greve em toda a Região. O Cpers não percebeu que está raso demais para navegar neste rio.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 25/3/17.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados