Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

20/03/2017 - 13h10min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Reforma no escuro, não

O Congresso precisa rejeitar esta Reforma da Previdência que o Governo Federal quer aprovar, pois trata-se de mudanças importantes que não podem acontecer no escuro. O Governo afirma que o sistema previdenciário é deficitário, mas antes de fazer esta afirmação deveria abrir as contas. Abrir de verdade.

O Presidente Temer aparece na TV rodando as mãos feito cata-vento, afirmando que existe um déficit monstro e que, se não acontecer a tal reforma, os velhinhos do futuro vão pro brejo. Mas se acontecer o que ele está propondo, os velhos vão morrer de fome na fila do SINE.

É necessário ajustar as regras da Previdência, mas primeiro é preciso saber a realidade do caixa. Isso é bem diferente do que rodar as mãozinhas e chutar um déficit sem identidade. Recomendo a leitura do Editorial da Gazeta Centro-Sul desta edição.

A Conversa com o Vereador Renan

Ele chegou em Guaíba anteontem e foi o vereador mais votado da história da Aldeia. Como já disse, pegou o ônibus lotado e sentou na janelinha, no melhor lugar. Isso mexeu com boa parcela da classe política local e com a Associação dos Cabos Eleitorais e Parentes Escanteados (Acepe).

Como toda semana surge uma denúncia nova, apontando alguma irregularidade que teria sido cometida pelo Dr. Renan, conforme ele é conhecido na Aldeia, fui questionar o vereador, que é presidente do Legislativo.

Em seu Gabinete, na Câmara, com a presença do seu assessor McGiver, fiz muitas perguntas: sobre a história do diploma; da doação do kit material; do camarote de luxo no carnaval; do contrato com a Beneficência Portuguesa; da sua ligação com a empresa que presta serviços no PA. Perguntei tudo o que tinha para ser perguntado, direto, sem rodeios. O vereador respondeu todas as minhas perguntas, sem gaguejar. Rejeitou todas as denúncias e fez um desafio que considerei importante: que ao invés de ficarem divulgando mentiras nas redes sociais, juntem provas e denunciem no Ministério Público. O Vereador Renan admitiu que está cansado de ter de ficar respondendo tantas acusações, mas garantiu que não fez e não faz nada de ilegal. Em relação às ações realizadas como cidadão, afirmou que usa o seu dinheiro. Então, se alguém discorda da inocência, que acione o Ministério Público e a Justiça, conforme sugeriu o próprio vereador.

Fiz o meu papel de jornalista e fui questionar o Dr. Renan. Sempre que ficar provado que um agente público cometeu crime ou irregularidade, eu sou o primeiro a denunciar aqui neste espaço, como já aconteceu várias vezes. E sempre que divulgo casos suspeitos que precisam de explicação, como o da Farmácia Municipal, eu cobro ação das autoridades competentes. Agora, se o sujeito é membro da Acepe e procura lambança, então que vá para as redes sociais e se esbalde.

O Mico do 13º Salário

Não foi somente sobre denúncias que conversei com o presidente da Câmara. Abordei temas importantes relacionados à Casa do Povo.

Sobre a lei aprovada este ano pelos vereadores, concedendo o 13º salário para eles mesmos, recebi a informação de que a lei será revogada, pois a legislação não permite que entre em vigor na mesma legislatura. Os vereadores deveriam saber disso, antes de pagar esse mico.

Grades para evitar mendigos

A Mesa Diretora da Câmara está contratando um arquiteto para acompanhar as obras a serem executadas no prédio do Legislativo: colocação de grades de proteção; troca do revestimento externo, que está condenado pela perícia; e instalação de acessibilidade (elevador).

O presidente da Casa, Renan Pereira, promete instalar grades em frente ao prédio da Câmara até o final de abril. O objetivo é proteger o prédio do Legislativo e evitar a continuação do acampamento de mendigos na sua entrada. Há quem não concorde com o gradil, mas uma coisa é certa, a situação que se formou no acesso à Câmara Municipal de Guaíba está insustentável.

Instalação de Elevador

Está sendo estudado um espaço alternativo para a instalação de um elevador no prédio do Legislativo. O objetivo é garantir acessibilidade. O equipamento adquirido para ser instalado durante a obra que foi embargada pela Justiça será utilizado em outro ponto. É importante que essa instalação aconteça o quanto antes, pois é inadmissível que portadores de deficiência física, incluindo uma vereadora, não possam ingressar livremente no Parlamento Municipal sem terem de ser carregados.

O Anúncio do Sarrafo

Outro mico na Câmara. O ex-vereador Sarrafo (PTB) esteve na Câmara na terça-feira, 14, e anunciou com seu vozeirão de locutor de rádio que a baldeação dos ônibus iria terminar no dia 2 de abril. A novidade do Sarrafo foi comunicada pelo Vereador Renan em tom solene, pegando a bancada governista de surpresa, gerando beicinhos. Com isso, correram todos para o Gabinete da Presidência. Ligaram para o Prefeito Sperotto, que não gostou nada do furo do Sarrafo. Constrangido, o Vereador Renan desmentiu a novidade, avisando que o prefeito fará o aviso no momento oportuno. Que mico!

Leandro André

[email protected]

Publicado em 18/3/17.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados