Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

13/03/2017 - 12h04min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Julgamento do Mandato de Kubiaki

Na sessão de terça-feira, 7, os vereadores de Guaíba aprovaram, por unanimidade, a abertura de uma Comissão Processante (CP) para apurar denúncia feita pelo vereador Manoel Eletricista (PPS) contra a vereadora afastada Luciana Kubiaki (PSD), com base no relatório da CPI, que foi divulgado pela Gazeta na semana passada.

Os vereadores sorteados para compor a CP são: Alex Medeiros (PP), Everton da Academia (PTB) e Juliano Ferreira (PR); os mesmos da CPI. Após a investigação, que deverá levar entre 30 e 60 dias, com amplo direito de defesa da acusada, o Plenário da Câmara irá votar pela cassação ou não do mandato da vereadora investigada.

Dúvidas que permanecem

O ex-prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, me ligou para corrigir o relatório da CPI. Segundo Henrique, ele recebeu a denúncia de irregularidades na Assistência Social durante a campanha eleitoral e questionou a secretária que respondia na época, Fátima dos Passos Xavier, e não a Comissão de Controle Interno, conforme está no relatório.

O ex-prefeito disse que a secretária teria dito a ele que não havia qualquer irregularidade. Por ser período eleitoral, Henrique acreditou tratar-se de denúncia com cunho partidário.

Questionei o presidente da CPI, vereador Alex Medeiros, sobre este argumento do ex-prefeito, corrigindo o relatório da CPI. Alex confirmou o relatório, salientando que os depoimentos estão gravados.

Na Comissão Processante isso tem de ser esclarecido.

Contradições a serem apuradas

Outra questão que precisa ser esclarecida na Comissão Processante diz respeito ao depoimento da ex-secretária Fátima dos Passos Xavier, pois, de acordo com o relatório da CPI, ela teria dito que a Luciana Kubiaki, apesar de ter se afastado do cargo para concorrer a vereadora, era quem mandava na Secretaria de fato. O ex-prefeito deu outra versão, bem diferente.

É importante ressaltar que tudo o que a Gazeta Centro-Sul está publicando em relação a este caso é extraído do relatório oficial da CPI e do que o ex-prefeito disse a este colunista.

Controle Interno

Entendo que é preciso esclarecer à sociedade quais são as atribuições da Comissão de Controle Interno da Prefeitura. Não está claro.

Observatório Social

Uma coisa é certa, essa lambança do Caso Kubiaki e o episódio da Farmácia Municipal deixam claro que está fazendo muita falta o Observatório Social em Guaíba. Se estivesse operando, duvido que tivesse acontecido o que aconteceu.

No dia 21 deste mês de março, o OSG será fundado em evento na sede do Rotary. Ver matéria nesta edição.

Informações sobre Medicamentos

A Câmara aprovou Requerimento do Vereador Collares (PDT), questionando detalhes sobre o sistema de compra de medicamentos e materiais, na gestão anterior, para serem distribuídos na Farmácia Municipal.

Existe uma sindicância aberta na Secretaria da Saúde para apurar os fatos, conforme a Gazeta Centro-Sul já noticiou em janeiro deste ano.

Renan X Collares

O Vereador Collares disse na Tribuna que o Prefeito Sperotto não cumpriu promessa de campanha, terminando com a baldeação do transporte no primeiro dia de Governo. Renan desmentiu o colega. Desafiou Collares a provar que o Sperotto prometeu terminar com a baldeação nos primeiros dias de Governo. Renan ressaltou que a baldeação deverá terminar em breve, mas lembrou que o Governo está apenas no terceiro mês. Frisson na Casa.

Limpeza na Beira

Em matéria nesta edição, a Fepam admite que a Prefeitura agiu corretamente ao limpar a Beira. Agora, segundo o Prefeito Sperotto, a limpeza será finalizada. Venho cobrando a retirada do lixo.

Sobre o “Drama da Beira”, após verificar o que aconteceu, eu me manifestei favorável à limpeza. Minha opinião fechou com a dos técnicos da Fepam. Forte, essa!

Hotel Ibis em Guaíba

O Hotel Ibis foi oficialmente apresentado à sociedade local. Ver Coluna Gente. O empreendimento, com padrão internacional, faz parte de um projeto a ser desenvolvido em uma área de 23 hectares, que contempla condomínio de luxo, prédio comercial e torres residenciais na parte alta da Vila Nova. A licença ambiental do condomínio está sendo aguardada para o segundo semestre deste ano.

Paulo Caputo, presidente da Atrio, franqueada da AccorHotels, disse que o Ibis de Guaíba tem 16 funcionários, todos de Guaíba.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 11/3/17.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados