Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

20/02/2017 - 23h34min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Comparação e Tunda

Na semana passada, estive na cidade de Cachoeira do Sul, onde participei da festa de aniversário dos 35 anos da Sicredi Centro Leste. Baita festa!

Aproveitei minha estadia em Cachoeira do Sul para visitar o Município. Andei por tudo e conversei com muitos moradores. Cidade bonita e hospitaleira.

Durante minha visita, comecei a fazer comparações com Guaíba, considerando o comércio, a infraestrutura, a limpeza, a conservação dos equipamentos públicos e a arquitetura, o que sempre faço quando estou em qualquer cidade. Lá pelas tantas, percebi que minha comparação estava prejudicada por uma questão geográfica. Acontece que, quanto mais distante um município está localizado da Capital, maior é a sua independência em relação aos serviços públicos, bem como as opções de lazer e cultura.

Em Guaíba, estamos colados em Porto Alegre e isso acaba dificultando o desenvolvimento de certos segmentos como o de Cultura, de Lazer e até o comércio local, por exemplo.

O que pode ser comparado é a preservação histórica por meio de seus prédios, a limpeza e conservação das ruas, calçadas e praças. Nestes quesitos, quando comparamos Guaíba com cidades como Cachoeira do Sul levamos uma tunda. Vamos ver se isso muda com um prefeito arquiteto.

Relatório da CPI só em março

Na entrevista coletiva na semana passada, o presidente da CPI do Caso Luciana Kubiaki, vereador Alex Medeiros, informou que o relatório final seria divulgado para a Imprensa em aproximadamente sete dias.

Essa semana, questionei sobre o relatório, e a Assessoria de Comunicação da Câmara informou que houve um equívoco dos vereadores sobre a divulgação do relatório. De acordo com o Regimento Interno da Casa, o mesmo só poderá ser divulgado na primeira sessão ordinária, que será no dia 1º de março. Vamos aguardar o “relatório cabeludo” da CPI (definição de Alex Medeiros), baseado em 13 volumes de informações e depoimentos.

Sindicância da Saúde

Segue a sindicância na Prefeitura de Guaíba em relação às denúncias graves de irregularidades que aconteciam na Farmácia Municipal, na gestão anterior, segundo o atual secretário da Saúde, Itamar Costa. Conforme já disse antes, tem muita coisa que precisa ser esclarecida.

Portarias na Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Guaíba, vereador Renan Pereira, ligou para esclarecer as portarias de 100% concedidas no Legislativo. Disse que foram duas portarias, uma para um servidor efetivo, que presta serviços em tempo integral, transcendendo o seu contrato de trabalho, e para o assessor de Comunicação McGiver, Cargo em Comissão (CC), indicação do vereador Everton da Academia. O acréscimo na remuneração do McGiver, segundo Renan, está relacionado ao trabalho realizado, com horas extras bem acima das 40 horas semanais, considerando a sua participação em eventos comunitários à noite e nos finais de semana, acompanhando a Presidência do Legislativo.

O Vereador Renan explicou, também, que concedeu FG para um servidor efetivo pelo cargo de chefia de pessoal.

Sobre a aprovação em plenário do 13º salário para os próprios vereadores (único voto contrário foi do vereador Jonas Xavier), Renan disse que foi baseada em recente decisão do STF, visando evitar ações judiciais reivindicando o 13º, por ser um direito de todos os trabalhadores. Este benefício já vinha sendo pago para o prefeito, vice-prefeito e os secretários municipais.

Renan Pereira jurou de pés juntos, sem figa, que não vai liberar diárias de vereadores ou servidores para Brasília ou qualquer município para a realização de cursos. Disse que os cursos de atualização serão promovidos na Câmara. Vamos acompanhar.

Audiência da ANTT

Eu estive na audiência pública da ANTT sobre a nova concessão da BR-290. Apesar do teatro político e do pouco espaço para a população se manifestar, entendo que foi fraca a participação das lideranças da Aldeia. Ver matéria e Editorial nesta edição.

Destaque para o empresário Érico Cunha, vice-presidente da Acigua, presente em todos os eventos importantes para os interesses de Guaíba. Liderança marcante na Aldeia.

Sobre a Estrada do Conde

A Estrada do Conde continua sendo tema de reiteradas reuniões entre lideranças de Guaíba e de Eldorado do Sul com os governos do Estado e Federal. Essa semana, o Prefeito Sperotto esteve em Brasília para tratar da tal duplicação. Na prática, a única coisa que avança é o número de buracos, de remendos e desníveis nos 12 quilômetros que ligam os dois municípios.

A Prefeitura de Eldorado publicou novo decreto visando controlar um pouco mais o tráfego pesado na Estrada do Conde, conforme matéria nesta edição. Acontece que são tantos casos especiais que vai continuar tudo na mesma.

As indústrias e lojas de pneus e amortecedores agradecem a esculhambação embrulhada em promessas vazias.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 21/2/17.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados