Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

13/02/2017 - 19h31min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Sobre o Pedágio na BR

A concessão à Concepa para administrar a BR-290 encerra em julho deste ano. Sendo assim, as praças de pedágio teriam de ser extintas até a nova concessão. Acontece que está em negociação a prorrogação do prazo, então a desativação imediata ainda não pode ser comemorada.

A praça de pedágio que fica no meio do caminho de Guaíba no sentido Porto Alegre – Interior deverá ser transferida, conforme está definido em edital da ANTT. Neste contexto, alguns vereadores de Guaíba, mais ligeiros que tombo de anão, em se tratando de promoção pessoal, organizaram um abaixo-assinado pedindo a retirada da praça de pedágio, que na verdade já está definida. Mesmo que o foco da intenção seja um ato heroico lá adiante, a mobilização é válida para deixar claro que não queremos mais uma porteira cobrando quase R$ 14,00 para percorrermos 28 quilômetros entre a Capital e a Aldeia.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) fará audiências públicas com o objetivo de colher contribuições para aprimorar as minutas do próximo edital e contrato. A Concepa recebeu a concessão do trecho da BR-290/RS no dia 4 de julho de 1997, pelo período de 20 anos.

Anota aí

As contribuições para o novo edital e contrato poderão ser encaminhadas para a ANTT por meio de formulário eletrônico disponível no site da Agência. Os interessados também poderão participar das audiências públicas. A primeira será realizada em Porto Alegre, na próxima quinta-feira, dia 16 de fevereiro, no Auditório do Sest/Senat – Avenida José Aloísio Filho, 695, Bairro Humaitá, das 14h às 18 horas; a segunda, em Brasília, no dia 23.

Liderança de Guaíba que não for na audiência do dia 16 para manifestar-se contra o pedágio no meio do caminho da Aldeia receberá a “Comenda de Meia-tigela”.

.....................................................................

O Silêncio Continua

A vereadora afastada Luciana Kubiaki (PSD) compareceu na CPI da Câmara, mas não falou. Provavelmente, foi na audiência para evitar a condução coercitiva, conforme está previsto na legislação.

Consegui que a CPI liberasse o acompanhamento da Imprensa, pois estava proibido. Argumentei sobre a importância da transparência e meu pedido foi acatado.

Na saída, perguntei à vereadora se ela queria se manifestar, mas nem me olhou, o mesmo aconteceu quando perguntei se ela estava se sentindo injustiçada. Seguiu em silêncio, cercada por seus advogados e PMs.

Em conversa informal com os vereadores da CPI, no final da audiência relâmpago, eles não esconderam a decepção pela ausência da delegada. A justificativa de que estava de plantão no Litoral não convenceu. Teve beicinho.

A Limpeza na Beira

O Secretário Selito segue sua faxina geral. O mutirão chegou com tudo na Beira e a AMA chiou, alegando excessos e falta de projeto de manejo.

Eu estive no local e constatei que houve algum excesso, mas nada de grave. A limpeza tinha de ser feita. Já me manifestei sobre isso e até promovi encontro entre a AMA e o Governo Municipal, em 2013, para debater sobre a necessidade de abrirmos janelas para o Lago. A AMA concordou, desde que tudo fosse feito com projeto e licenciamento. Na época, o Governo anunciou o início de um projeto para a limpeza e tal, mas nada aconteceu na prática. Sem manejo, a vegetação começou a avançar sobre o Calçadão, formando uma barreira natural, tirando a vista do Lago, além de provocar acúmulo de lixo. A AMA tem o direito de reclamar, mas eu entendo que ficou melhor com a limpeza.

O que me chamou a atenção de forma negativa foi o fato de terem deixado uma grande quantidade de lixo no local, principalmente de plástico. Serviço meia-boca, como sempre acontece na Aldeia. A Prefeitura alegou que irá fazer a limpeza fina, mas decidiu dar um tempo para evitar a continuação da polêmica. Desculpa furada. Tinham que ter tirado o lixo e fazer o trabalho completo.

Em matéria nesta edição, a Prefeitura justifica a sua ação. Abrimos espaço para a AMA se manifestar por escrito, mas até o fechamento desta edição não recebemos qualquer nota da entidade.

Campeão e Paroli são condenados

O vereador Campeão Vargas (PTB) e a ex-vereadora Paula Paroli (ex-PMDB e atualmente no PDT) foram condenados em primeira instância por improbidade administrativa, com a perda dos direitos políticos por três anos a contar do trânsito em julgado. Em Ação Civil Pública promovida pelo MP, a juíza Paula de Mattos Paradeda condenou ambos, no dia 30 de janeiro, por terem contratado CCs para ocuparem cargos destinados exclusivamente a servidores efetivos, quando estiveram na Presidência da Câmara Municipal de Guaíba. Cabe recurso, assegurando assim os seus direitos políticos.

Eleição em Butiá

Butiá está entre os seis municípios do RS onde haverá nova eleição para prefeito no dia 12 de março, por conta de irregularidades constatadas pela Justiça Eleitoral nas últimas eleições.

Leandro André

[email protected]< data-cfhash='f9e31' ="text/java">/ /

Publicado em 11/2/17.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados