Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

06/02/2017 - 12h55min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Renan admite CPI da Saúde

Em entrevista à Gazeta Centro-Sul, essa semana, o presidente da Câmara Municipal de Guaíba, vereador Renan Pereira, admitiu a possibilidade de abertura de uma CPI para investigar o caso da falta de controle na distribuição de medicamentos e materiais na Farmácia Municipal, na gestão anterior, conforme denúncia do atual secretário Municipal da Saúde, Itamar Costa, feita à Gazeta.

Entre as atribuições do Legislativo está a fiscalização dos atos do Executivo. A sociedade espera que tudo seja esclarecido, pois tem muita coisa que precisa ser esclarecida. O MP deveria investigar também. Vamos acompanhar.

Acúmulo de Cargos

A Gazeta Centro-Sul questionou o presidente da Câmara de Vereadores sobre o seu acúmulo de cargos: presidente do Legislativo e médico chefe no PA. Renan Pereira negou ter cargo de chefia no Pronto Atendimento, apesar do secretário da Saúde ter informado que Renan é o médico responsável da Saudex, que atua no PA. De qualquer maneira, Renan enfatiza que não é ilegal. Pode até não ser ilegal, mas, no mínimo, é constrangedor.

Pelo que tenho acompanhado, o Vereador Renan começou bem a sua gestão na Câmara, cheio de atitude e agilidade, mas entendo que não deveria se expor com envolvimento na Secretaria da Saúde, a qual tem o dever de fiscalizar. Cada um no seu quadrado. Se insistir, vai se desgastar politicamente.

O Caso Kubiaki

A Justiça soltou a vereadora Luciana Kubiaki, mas a proibiu de continuar no cargo de vereadora até o julgamento do processo. Não sei se essa decisão permanecerá ou sofrerá alteração logo adiante, considerando os ramais jurídicos, mas uma coisa é certa, é preciso que este caso seja bem esclarecido antes do final do recesso da Câmara, pois causou importante indignação social e pode ser complicado a vereadora se manter no cargo sem um consistente esclarecimento.

O Lado Humano da BM

Na semana passada, a Gazeta Centro-Sul noticiou a ação dos soldados Nogueira e Rodrigo, da Patamo do 31º BPM, que ajudaram a salvar a vida de um menino de seis anos, que estava com problemas de saúde. Agiram como heróis, os PMs.

Em geral, conhecemos a BM envolvida em ações intensas e duras no combate à criminalidade e esquecemos que por trás das fardas estão seres humanos, com famílias, lutando pela nossa segurança. Este salvamento do dia 26 de janeiro destacou este lado humano da BM. Parabéns, soldados Nogueira e Rodrigo!

As Festas de Iemanjá

São grandiosas as tradicionais festas para Iemanjá em Guaíba. No entanto, percebo que no passado estes eventos religiosos atraíam um público bem maior.

Os 160 Anos da Paróquia

A Paróquia Nossa Senhora do Livramento está completando 160 anos. Vem lá do tempo das Pedras Brancas. São muitas histórias que contam a história deste Município. Confira a programação das festividades nesta edição.

Em conversa com o professor e jornalista Walmir Michelon, ele me falou sobre a sua ideia de instalar uma imagem de Nossa Senhora do Livramento no alto do Morro José Lutzenberger, numa área descampada. De imediato fiquei imaginando a imagem iluminada à noite lá no alto. Forte, essa!

A Vassourada do Selito!

O secretário Municipal de Meio Ambiente de Guaíba, Selito Carboni (se escreve com s), está fazendo uma faxina geral que há muito não se via na Aldeia. Ainda bem que não critiquei a indicação do Selito lá em dezembro, apesar do meu espanto, por conta da sua inexperiência no setor.

Até agora, o secretário está muito bem e por isso o cumprimento. Mas também alerto, Meio Ambiente transcende a limpeza. O Município precisa licenciar e colocar em operação o ecoponto no Interior; precisa implantar o Parque Municipal na Unidade de Conservação no Morro José Lutzenberger; precisa resolver a questão do Aterro Sanitário; revitalizar as praias, os espaços públicos e marcar presença no ajuste do Plano Diretor. Têm questões técnicas importantes a serem resolvidas e estamos à espera do diretor de Licenciamento Ambiental.

Tem ainda a questão de coibir com multas a ação dos relaxados que atiram lixo em tudo que é canto da Cidade, sem o menor constrangimento, contando com a impunidade.

Por enquanto, salve a Vassourada do Selito!

Leandro André

[email protected]

Publicado em 4/2/17.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados