Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 28 de mar�o de 2024

16/01/2017 - 12h08min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

O Jornalista e o Juiz

Jornalista é o profissional que transmite a informação à sociedade através dos meios de comunicação, de maneira objetiva e responsável, apurando as informações antes de divulgá-las.

Juiz é o profissional que, investido de autoridade pública, tem poder para julgar, na qualidade de administrador da Justiça do Estado.

Acontece que, com as redes sociais, qualquer abobado assume o papel de jornalista e de juiz ao mesmo tempo, uma prática que além de absurda é muito perigosa, considerando as consequências desastrosas.

O Escândalo na Aldeia

Feita a observação acima, passo a tratar sobre a denúncia de um suposto desvio de alimentos na Secretaria de Assistência Social de Guaíba.

Ao cumprir um mandado de busca e apreensão, a Polícia de Guaíba recolheu um caminhão de produtos na residência da ex-secretária e agora vereadora Luciana Kubiaki (PSD). O caso ainda está sendo investigado, não há indiciamento. Ver matéria nesta edição.

Estávamos fechando a edição impressa da semana passada, na sexta-feira, 6, quando recebemos a informação do fato acima. Então, seguimos a cartilha do Jornalismo: buscamos a informação oficial com a Polícia e tentamos contato com a parte acusada, conforme está registrado na matéria publicada na edição do sábado, 7. Até o fechamento daquela edição, a Polícia não havia revelado qualquer nome.

Considerando a gravidade da denúncia, a notícia se espalhou em forma de escândalo nas redes sociais. Alguns veículos de Imprensa, com novas informações, noticiaram o fato em seus sites na Internet, citando o nome da ex-secretária e vereadora Luciana Kubiaki. O mesmo foi feito com a notícia publicada no site da Gazeta Centro-Sul e na sua página oficial no Facebook, incluindo a informação, em primeira mão, que a Câmara de Vereadores abriria uma CPI para investigar a gestão anterior da Secretaria de Assistência Social de Guaíba.

Alguns leitores questionaram por que a Gazeta Centro-Sul não citou o nome da ex-secretária na versão impressa do dia 7, apesar de a explicação constar na referida matéria, e que ratifico nesta Coluna.

O que penso deste caso

Sem a conclusão do inquérito policial e sem informações oficiais definitivas, não tenho como apontar culpados (no plural). Não sou policial nem juiz; sou jornalista. No entanto, se ficar provado que houve desvio de alimentos destinados a crianças pobres e acolhidas, trata-se de crime gravíssimo, que embrulha o estômago, e os culpados devem ser punidos.

Conversei com a delegada Sabrina Dóris Teixeira, na tarde dessa sexta-feira, 13, e ela disse que na terça-feira, 17, deverá ter novidades para divulgar sobre o inquérito da vereadora Luciana Kubiaki. No entanto, adiantou que, pelo apurado até agora, parte dos alimentos encontrados na casa da vereadora foram mesmo desviados da Prefeitura.

Uma coisa é certa, nós fazemos Jornalismo, noticiamos e opinamos sobre as coisas erradas com rigor e imparcialidade, quem acompanha o Jornal sabe como funciona. Para quem busca execração pública, antes mesmo da conclusão de uma investigação policial, então corre lá para as redes sociais e para os veículos sensacionalistas e se esbalda. É uma questão de escolha.

Casa da Mãe-Joana

O atual secretário de Assistência Social de Guaíba, Chacrinha, afirmou em entrevista à Gazeta essa semana (ver matéria) que na gestão anterior não havia controle do que saía de alimentos e produtos para as casas de acolhimento de menores e para o Albergue Municipal.

Em nota, respondendo a questionamento da Gazeta na Coluna Reclamações desta semana, a Secretaria da Saúde informou que “na gestão anterior não havia controle do que saía e entrava de remédios e outros materiais da Farmácia Municipal”.

Diante das afirmações feitas pelos próprios agentes da Prefeitura, pode-se concluir que as secretarias Municipais de Assistência Social e da Saúde funcionavam como a “Casa da Mãe-Joana”. É de cair os butiás dos bolsos!

Alimentos no Lixo

E como se não bastasse o absurdo que está sendo revelado em Guaíba, a Gazeta publica denúncia do atual secretário de Assistência Social sobre uma grande quantidade de alimentos vencidos, que foram apreendidos pela Vigilância Sanitária, na sede da Secretaria, e que meia tonelada de feijão está para vencer em fevereiro. Meia tonelada de feijão! Não paro de pensar nas dezenas ou centenas de pessoas pobres passando fome. É revoltante.

Gazeta Esportes

Em Camaquã, a Prefeitura desenvolve projetos de escolinhas de futebol para a gurizada. Fica o exemplo para a Diretoria de Esportes de Guaíba.

Confira na Coluna Gazeta Esportes.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 14/1/17.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados