Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

09/01/2017 - 11h14min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

O que espero do Governo Sperotto

José Sperotto concorreu quatro vezes a prefeito de Guaíba e se elegeu na última, batendo na tecla do arquiteto e urbanista, garantindo que tem muito a oferecer para a sua cidade. Foi eleito com 28.434 votos, 11% a mais do que a soma dos seus três adversários. Agora, finalmente entrou em campo como o cacique da Aldeia; a expectativa é grande.

Passado o tempo necessário de ajustes do novo Governo, espero que o prefeito comece a cumprir o que prometeu durante a campanha eleitoral. Espero que consiga mudar um comportamento bocomoco enraizado na Aldeia. Sei que bocomoco é uma expressão antiga, mas o suporte que sustenta esta definição em nosso município também é.

Já tivemos um cinema na cidade e perdemos; já tivemos hospital e perdemos; já tivemos praias balneáveis e bem cuidadas e perdemos; já tivemos um mercado público e perdemos; já tivemos um Parque no Coelhão e perdemos; já tivemos até chafariz e perdemos.

Implantamos um calçadão bacana na margem do Lago, no Centro, mas a manutenção é praticamente nula. Floreiras foram transformadas em lixeiras, caindo aos pedaços; a iluminação é uma “mistureba”, sendo que no Parque Natural (Sala Verde) o sistema foi substituído por uma gambiarra monstra.

Há ruas na Colina e em outros bairros que já foram asfaltadas umas quatro vezes, restando buracos e terra. As praias estão abandonadas, com mato, esgoto a céu aberto, lixo e invasão. O mato tomou conta do Parque Coelhão e até o lago bacana que havia lá conseguiram secar. Há montanhas de lixo nas esquinas, canteiros e valos, como consequência da falta de um local adequado para o descarte de entulhos, de fiscalização eficiente do poder público e da falta de educação de uma parcela da população.

Já não nos assustamos mais com este quadro tenebroso que destaquei acima, pois, de certa forma, nos acostumamos com a bagaça. Além disso, a beleza natural que temos na Beira maquia a realidade da Aldeia.

Eu espero do novo prefeito que ele consiga quebrar esta cultura do malfeito e do relaxamento. Para isso, terá de transcender a queixa rasa das redes sociais, a farra do compadrio político, o medo de multar e implantar a cultura do urbanista moderno, que acredita na Educação Ambiental.

Espero que o Hospital seja inaugurado e que os bebês possam nascer em Guaíba; que os postos de saúde sejam lugares decentes; que as ruas e calçadas sejam limpas e bem pavimentadas; que finalmente seja criado o Parque Ecológico no Morro José Lutzenberger; que os lugares públicos sejam bacanas e aprazíveis; que o prédio do Mercado Público seja revitalizado e que finalmente tenhamos um teatro; que o sistema de tratamento de esgoto entre em operação; que o Parque do Coelhão volte a receber a população com flores, trilhas e lago; que o transporte público seja elogiado pelos usuários; que a Assistência Social atue feito o Projari; e que o Plano Diretor esteja em sintonia com a Cidade. E se alguém pensa que esta minha esperança é algo fora da realidade, muito difícil de se alcançar, se engana. Com a arrecadação que temos e com vontade política, em quatro anos é possível trocarmos a cultura bocomoco pela de Gramado; se eles conseguiram lá, por que nós não podemos?

Vassoura Nova

Pelo que percebei até agora, o Sperotto iniciou seu Governo deixando bem claro quem manda e qual a batida do novo Governo. Começando pela escolha de sua equipe, o Gringo transcendeu beicinhos, ranger de dentes, coquetel de lambanças e assumiu a responsabilidade.

Considerando a crise econômica e a consequente redução da receita, cortou Portarias, FGs e ainda está focado em terminar com os desvios de funções. Frisson nos bastidores.

Vassoura nova varre bem, vamos ver como as coisas seguirão mais adiante. Se tiver fôlego para manter o ritmo da largada, acredito que fará um bom governo. Cabe lembrar que o Sperotto prometeu fazer gestão e isso só é possível com postura profissional e não passional.

Na Câmara

O Dr. Renan, que chegou em Guaíba anteontem, pegou o ônibus lotado e não demorou a sentar na janelinha, em um dos primeiros bancos. Foi o vereador mais votado da história da Aldeia e eleito presidente da Câmara. Ele começa sua gestão decidido.

O presidente do Legislativo determinou que a Câmara permaneça aberta das 8h às 18h; recolocou funcionários em suas respectivas funções, terminando com os desvios de funções; prometeu realizar concurso público para procurador jurídico e auxiliar administrativo, além de manter um cadastro reserva para os servidores que se aposentarem. E ainda prometeu resolver a questão da instalação do elevador na Câmara e de dar mais agilidade na divulgação das informações à imprensa, através de um setor de comunicação. Se este ritmo da largada for mantido, acredito que fará uma boa gestão. Vamos acompanhar.

Sessão Quente

A primeira sessão pra valer da nova legislatura na Câmara foi dramática. O Executivo enviou projeto com a nova formatação do Governo. Acontece que o discurso de redução de secretarias não convenceu a oposição. Teve pronunciamentos fortes, torcida usando nariz de palhaço, vaias e palmas. No final do show, depois de quatro horas, o projeto foi aprovado por 11 a 4. O positivo dessa história é que a oposição está viva.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 7/1/17.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados