Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

05/12/2016 - 13h56min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Situação Tensa

Conforme já disse antes, montar um governo com penca de partidos não é coisa para amador. A formação do Governo Sperotto já apresenta tensão. Primeiro, foi a insatisfação do vereador Everton Gomes (PTB) com a saída do McGiver da Pasta de Esportes. Essa semana, teve a desistência do vereador eleito Bento (PMDB), em assumir a Secretaria de Assistência Social.

Na tarde de quinta-feira, o Sperotto foi informado oficialmente da desistência do Bento, que alegou questões pessoais e pressão dos eleitores para cumprir seu mandato na Câmara. Agora, o PMDB terá que indicar um nome para a Assistência Social, que segundo a Tia Alaíde será o do Chacrinha.

Essa semana, recebi informação que, no dia 22 de novembro, a Justiça negou recurso da defesa de José Sperotto no processo que corre no TSE a respeito da rejeição das contas dos candidatos a deputado pelo PTB na eleição de 2014. Com isso, surgiu a dúvida sobre a diplomação do Sperotto.

Questionei a assessoria do prefeito eleito sobre este caso. Recebi a confirmação de que não existe qualquer risco do Sperotto não ser diplomado, pois a sua candidatura foi homologada e as contas da atual campanha foram aprovadas pela Justiça Eleitoral. O que poderá acontecer, em caso de permanência da sentença de 2014, é a necessidade de pagamento de multa.

Na Madrugada

O Ministério Público Federal sugeriu ao Congresso Nacional a adoção de dez medidas anticorrupção. A proposta recebeu o aval de mais de 2,4 milhões de brasileiros.

O projeto original foi discutido e aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados no início da noite de terça-feira, mas na madrugada foi retalhado e incluída uma medida contra o abuso de autoridade, interpretada como tentativa de intimidação a juízes e promotores. O argumento dos parlamentares de que ninguém deve estar acima da lei está correto, mas a maneira como esta emenda foi adicionada, na calada da madrugada, é muito suspeita.

No final dessa história, se passar pelo Senado e for sancionada pelo Presidente Temer, provavelmente o STF irá torná-la inconstitucional, por interferir no Judiciário. O que fica desse caso é a importância da vigilância da Imprensa e da sociedade em momentos como este.

Só para não deixar passar, a manobra de uma possível tentativa de sufocar a Lava-Jato tem a parceria do PMDB e do PT, entre outros partidos. O resultado não é bom quando PMDB e PT se unem em Brasília.

O que está errado e precisa ser debatido às claras é a legislação que permite a um magistrado continuar recebendo salários após ser afastado do cargo devido à ilegalidade cometida.

Sede de Desgraça

É impressionante como existem pessoas com sede de desgraça. Elas se juntam em bandos nas redes sociais para compartilhar desgraças virtuais. Eu explico.

Quando acontece um caso grave, de estupro, por exemplo, logo surgem os posts de que há uma onda de estupros na cidade. As histórias são repassadas com detalhes, dando a impressão de serem verdadeiras, e se alguém desmente é porque estaria comprometido e tal.

Dois Lados da Tragédia

Faltou combustível no avião que transportava a delegação da Chapecoense e jornalistas para a Colômbia, e o mesmo caiu, matando 71 pessoas. Faltou combustível! Como pode acontecer uma coisa dessas em pleno século 21?

Se por um lado esta tragédia foi marcada pela irresponsabilidade, por outro, deixou registrado o que há de melhor no ser humano: a solidariedade e a compaixão. O que os colombianos fizeram no Estádio de Medellín, na noite de quarta-feira, 30 de novembro, entra para a história como um dos eventos mais grandiosos do mundo.

Imprensa e Bajulação

Participei do almoço com a “Imprensa” em que o diretor-presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio, fez um balanço das atividades da empresa no ano. Ver matéria e Editorial nesta edição.

Uma observação pessoal. Percebo que este evento realizado todos os anos vem perdendo o seu objetivo principal ao misturar jornalistas com fãs do Walter Lídio. Para exemplificar, lá pelas tantas um sujeito muito emocionado lançou o nome do executivo para governador em 2018. Teve, também, quem fizesse pedidos simplórios, depois de rasgados elogios.

O Walter Lídio é um excelente profissional e homem de visão, mas bajulação não é papel da Imprensa.

O Mau Exemplo do Inter

O time e os dirigentes do Internacional, neste Campeonato Brasileiro, são a antítese da Chapecoense. Uma direção arrogante e sem noção, jogadores que recebem excelentes salários com postura incompatível em campo. Este conjunto de incompetentes gargantas estão prejudicando sobremaneira o Clube do Povo do Rio Grande do Sul. A torcida colorada não merece isso que está acontecendo e quem vai aos jogos no Beira-Rio sabe bem do que estou falando. Fora cartolas e jogadores de meia tigela! O goleiro Danilo me parece a única exceção.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 3/12/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados