Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

28/11/2016 - 14h02min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

O Pacote do Sartori

O poderoso Estado do Rio Grande do Sul faliu. Um coquetel, misturando má gestão com populismo, resultou nessa pindaíba em que nos encontramos. Servidores recebendo salários parcelados, presos amarrados em lixeira, detidos em viaturas; violência generalizada.

Vem de longe o déficit nas contas públicas. No Governo Tarso, chegou a R$ 7 bilhões, ou seja, no seu último ano o Governo gastou este montante a mais do que arrecadou. O Sartori assumiu o Estado pensando que era Caxias do Sul e a cobra fumou.

Então, surge o Pacote do Sartori, com o objetivo de começar a colocar o trem nos trilhos. Dediquei um tempo para ler o tal pacote e concluí que ele é necessário. Mas antes que alguém se enfureça contra este colunista, quero esclarecer que os servidores não têm culpa de estarmos no fundo do poço, pois não foram eles que se autocontrataram e empilharam fundações públicas. Quem faz gestão pública são os políticos, pensando em votos e poder. Em geral, políticos são populistas, especialistas em jogar para a torcida e empurrar problemas com a barriga. Políticos criam benesses para a classe produtiva pagar.

Tudo o que disse acima é a minha opinião, inclusive o fato de que o Pacote do Sartori é necessário. No entanto, as medidas propostas não vão adiantar se a maioria dos políticos continuar com a velha política.

Novos Secretários

O Sperotto continua divulgando nomes de sua equipe que entrará em campo no dia 1º de janeiro. Essa semana, mais uma leva de secretários e diretores. Ver matéria nesta edição.

Na Fazenda e na Setudec (voltará a ser Setudec), continuam os secretários Leandro Jardim e Cláudia Mara, respectivamente. Nas diretorias, repetem a Andréia Ribeiro e o Luiz Domingues, conhecedores de suas respectivas áreas. O Jocir Panazzolo, na Habitação, também é manutenção do Governo atual, pois é secretário do Planejamento.

Na Educação, a pedagoga Virgínia Guimarães assume com a missão de terminar com a Zona de Conforto da Pasta. É do quadro municipal e está entusiasmada. No Planejamento, o arquiteto e urbanista Jefferson Santos tem o perfil de seu colega, o prefeito eleito.

No Esporte, teve um treme político. Segundo a Tia Alaíde, o vereador Everton Gomes (PTB) ficou magoado com a saída do competente e fiel McGiver. Mas não adianta beicinho, o Sperotto decidiu mudar e escolheu um bom nome para a Diretoria de Esportes, o Tiago Green. Ele é professor de Educação Física, conselheiro tutelar reeleito; tem capacidade para ir além do feijão com arroz se lhe for dada condição adequada de trabalho. Essa é a dúvida.

Na tal Secretaria de Gestão, o mistério continua. Falou-se nos bastidores que seria o Dion, irmão do Sperotto, mas, segundo investigação da Tia Alaíde, não se confirma. Nada de nepotismo. Na Diretoria de Saúde, Luciana Cauduro, indicação do Dr. Renan. O Pedro Tavares continua procurando um ou uma jornalista que se enquadre no perfil do Sperotto e no seu; está difícil de encontrar.

Às vezes me cobram um posicionamento mais crítico em relação a certos nomes do futuro Governo Sperotto. Tenho me manifestado, mas ressalto que não posso criticar um trabalho que sequer começou. Jornal não é rede social, onde muitos se transformam em metralhadora giratória, cuspindo desaforos e recalques para todos os lados. Vou continuar cumprindo o meu papel de crítico, mas com argumentação.

Sobre a Foton

Na semana passada, a Gazeta Centro-Sul publicou reportagem sobre a “multi-anunciada” fábrica de caminhões da Foton em Guaíba. O diretor de Relações Institucionais da empresa, Luiz Carlos Paraguassu, disse que as obras deverão iniciar em janeiro de 2017. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado informou que deverá ser a partir de março. A cada mês uma nova data é anunciada.

Eu prometi comer escorpião quando sair o primeiro caminhão produzido na fábrica de Guaíba, vestindo roupa típica chinesa sob o Cipreste. Vou cumprir a promessa se isso realmente acontecer. Se for bom para Guaíba, um escorpião bem assadinho vale.

Falhas na Divulgação

A Setuc realiza eventos bacanas e tal, mas falha na divulgação. Muitos eventos não são informados à Gazeta Centro-Sul, o que acaba enfraquecendo um pouco o evento e sua repercussão. Acredito que com a nova Secretaria de Comunicação do Governo Sperotto esta falha será corrigida.

O pessoal do Itapuí também erra na divulgação de seus eventos. A turma que assumiu o Clube está fazendo um bom trabalho, reestruturando o Rubro-Negro. Sei disso porque a Gazeta divulgou reportagem especial em julho deste ano. No entanto, estão pecando na divulgação dos eventos. Para exemplificar, promoveram uma Festa à Fantasia recentemente, mas muita gente não soube. Apurei que o público ficou abaixo do esperado. Lembro que esta Festa movimentava sobremaneira a Aldeia e a Região. Desta vez, praticamente passou em branco. Fica a dica para cuidarem melhor da divulgação das promoções do Clube.

Assis Chateaubriand dizia que evento que não sai na Imprensa não aconteceu. Forte, essa!

Leandro André

[email protected]

Publicado em 26/11/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados