Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

16/11/2016 - 08h45min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

O Novo Governo

Os nomes do futuro Governo de Guaíba começam a ser divulgados oficialmente. Mais uma vez a Tia Alaíde mostrou que é muito bem informada, pois antecipou praticamente todos os secretários até o momento. A surpresa ficou por conta do Celito no Meio Ambiente.

O Sperotto prometeu mudanças na Administração da Aldeia. Durante a campanha eleitoral, bateu reiteradas vezes na tecla do novo, ressaltando que nunca tinha participado dos governos municipais e deu carteiraço de arquiteto e urbanista, indicando que fará uma arrumação profissional na Cidade. A população acreditou na promessa e votou em massa nele. A expectativa é grande, mas, antes mesmo de dar a largada, já se escuta resmungos.

Os Nomes

Não sou um crítico doido, destes de redes sociais, que bate forte, destilando ódio, atolado no submundo do preconceito e da agressão leviana. Por conta do meu trabalho, me manifesto com opiniões embasadas em fatos, sem ser uma sopa de pimenta malagueta nem um creme de baunilha. Dito isso, passo a comentar a respeito dos primeiros nomes da equipe do futuro Governo.

Destaco as indicações para as secretarias de Governo, Rodrigo Pedroso, e Pedro Tavares para a nova Comunicação e Ação Comunitária. Explico. São dois jovens estrategistas, formados em Direito e Psicologia, respectivamente, que acredito terem condições de desempenhar bem as suas novas tarefas. Vamos lá.

De acordo com a promessa de Sperotto, a Secretaria de Governo, além de fazer a ponte entre o Executivo e o Legislativo, deverá fazer a interlocução entre todas as secretarias, o que não acontece neste modelo de gestão do Henrique Tavares. Para exemplificar o que a falta de comunicação no Governo significa, cito um fato que aconteceu no Bairro Santa Rita (Cohab): em campanha de combate à dengue, a Secretaria da Saúde passou de casa em casa pedindo para que os moradores limpassem seus pátios e depositassem os entulhos na rua, considerando que a Prefeitura iria removê-los. No entanto, pasmem, faltou avisar a Secretaria do Meio Ambiente. Resumo da ópera: o Bairro ficou meses mergulhado em lixo, servindo de megaberçário de Aedes.

A nova pasta da Comunicação e Ação Comunitária surge com a promessa de estreitar a relação entre o Governo e a comunidade, com ouvidoria e atuação forte junto aos conselhos municipais. Outra falha da atual gestão que poderá ser corrigida. Terão de contratar um jornalista competente, com boa penetração nos veículos de Imprensa ou manter a jornalista Civa Silveira, pois “comunicação” transcende estratégia de relacionamento comunitário ou pitacos no Face: exige profissional da área.

Na Fazenda, até provem o contrário, o Leandro Jardim está indo bem.

Não conheço o trabalho do Bento e do Itamar da Costa, mas sei que eles têm experiências nas áreas em que irão assumir. O farmacêutico Graciano atua no SINE, portanto deve ter experiência no trato com empresas, mas não faço a menor ideia como será seu trabalho na Secretaria de Obras, uma das mais importantes. Risco total.

O Gardel é um policial conhecido na Aldeia, tem experiência na área da Segurança Pública e poderá ajudar nessa empreitada de aproximar o Executivo Municipal às forças de segurança. Fica a dúvida em relação à Mobilidade Urbana.

A Cláudia Mara, na Setudec, deverá continuar seu trabalho, promovendo grandes eventos populares. Precisa de um upgrade no setor Cultural. Em relação ao Esporte, que volta a ser uma Diretoria, espera-se que não contratem o Celso Roth como diretor.

Meio Ambiente

Na semana passada, destaquei aqui na Coluna que esperava uma valorização do futuro prefeito na área do Meio Ambiente. Disse isso porque Guaíba é um município com muitas belezas naturais, mas judiado, malcuidado, indiferente ao seu patrimônio histórico. Ambiente preservado e bem administrado significa qualidade de vida, saúde e incremento ao turismo.

Guaíba precisa implantar o Parque Natural no Morro da Hidráulica, que foi transformado em uma Unidade de Conservação. Há R$ 6 milhões destinados para iniciar a execução deste projeto, das medidas compensatórias da CMPC (verba carimbada que não pode ser usada para outros fins que não sejam para projetos ambientais). O dinheiro está parado.

O Município precisa licenciar um grande ecoponto para resolver o problema do acúmulo de lixo nas ruas; precisa implantar um programa de Educação Ambiental eficaz; precisa de um gestor profissional para acompanhar a reforma do Plano Diretor. Enfim, é um setor que precisa ser valorizado. Se é verdade que haverá um novo modelo de gestão na Aldeia, então a Secretaria de Meio Ambiente precisa ter tratamento prioritário.

Para comandar esta Pasta tão importante e estratégica, o Sperotto convidou o Celito Carboni. Não conheço a capacidade do Carboni para assumir a Secretaria do Meio Ambiente; nunca conversei com ele e também não conheço qualquer trabalho seu na área. Em sua apresentação na entrevista coletiva, ele disse que irá “cuidar da limpeza da Cidade, cortar capim” e tal.

Diante dessa surpresa e da minha ignorância em relação ao potencial do Celito na área ambiental, prefiro esperar para ver o seu trabalho. E agora, José?

Falta anunciar os nomes para Educação, Planejamento Urbano, Gestão e Administração.

A Confusão da Gestão

Diante do que foi divulgado até agora, estou confuso com esta nova Secretaria de Gestão. Foi anunciado pelo Sperotto, na entrevista exclusiva à Gazeta logo após a eleição, que será uma Pasta importante, ligada diretamente ao prefeito, visando atrair investimentos e apoiar as empresas locais. Mas falou-se também em extinguir a atual Secretaria de Gestão e Promoção do Investimento, incorporando à Fazenda e à Secretaria de Administração. Afinal, o que vão fazer com a tal “Gestão”?

Na Educação

O Sperotto deverá consultar o Sindicato dos Professores para indicar o novo ou a nova secretário(a) de Educação.

Conversei sobre isso com o Sérgio Cordeiro, do SPMG, e ele disse que, se o Sindicato for consultado, irá se manifestar. Ressaltou que a entidade somente deverá indicar nome se este tiver autonomia e condições de trabalho para promover mudanças consideradas essenciais. Disse que a SME tem problemas de gestão que precisam ser solucionados, visando qualificar a Educação. Forte, essa!

Sobre a Eleição do Trump

O mundo intelectual manifestou grande preocupação com a eleição de Donald Trump para a Presidência dos EUA. Uau! Descobriram impressionados como pensam os norte-americanos que gostam de pasta de amendoim, de usar franja, de andar de pijama na rua e de ter uns dois ou três rifles em casa.

Antes de nos preocuparmos com o Trump e seus cowboys, deveríamos nos preocupar com os nossos caboclos crentes da “direita” e com a nossa “esquerda” sem noção.

Empregos no Hotel

O Vereador Manoel (PPS) questiona sobre as vagas de emprego no Hotel Ibis de Guaíba. Ele entente que, por terem recebido incentivos do Município, deveriam priorizar a mão de obra local. Critica a falta de divulgação na Cidade. Está certo o vereador.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 12/11/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados