Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sábado, 20 de abril de 2024

24/10/2016 - 09h09min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Governo Sperotto

José Sperotto concorreu quatro vezes a prefeito de Guaíba e se elegeu nesta última. Isso significa que o arquiteto e urbanista tem muita vontade de governar a Aldeia. Muita. Sendo assim, a expectativa sobre seu Governo é grande.

Acionei a Tia Alaíde para fazermos uma sondagem a respeito dos nomes que irão formar o Governo Sperotto. Minha Tia saiu a campo, usando sua influência e suas táticas exclusivas para descobrir o que estão conversando nos bastidores.

Na noite de quinta-feira, a Tia Alaíde me apresentou seu primeiro relatório. Bebemos um Casa Silva Carmenere e trocamos informações, que repasso para os leitores. São conjecturas, mas é importante lembrar que têm a assinatura da Tia Alaíde.

As conversas ainda estão no início, mas já se apresentaram os primeiros problemas. O PMDB, que fracassou na eleição proporcional e elegeu apenas um vereador, o Bento, tem três nomes para colocar em duas vagas (Chacrinha, Rogério Souza e Jocir Panazollo). O Chacrinha sonha com a Secretaria de Governo, um nome ideal para fazer a ponte entre Executivo e Legislativo. Rogério se encaixa bem na Assistência Social, e o Jocir, curinga da vice Cleusa Souza, permaneceria no Planejamento, ultrapassando a barreira de cotas. Clima tenso no PMDB.

Na Saúde, até as leoas apontam para o Dr. Renan. No entanto, o rei dos votos estaria reticente, considerando a questão profissional e salarial. Assumindo a Secretaria reduziria seus proventos, segundo a Tia Alaíde. Um nome alternativo está difícil. Se o Renan for para o Governo, o Campeão assume cadeira na Câmara. Ele é considerado pelos petebistas como o principal defensor do Executivo na Câmara, que na próxima legislatura terá oposição vitaminada.

Luciana Kubiaki não deve permanecer na Assistência Social, pois o Sperotto quer terminar com o status de dona do campinho. É cotada para a Educação, mas, pelo que apurei, há muitos professores torcendo o nariz para esta opção. Na manga, o professor Itamar Costa, competente, amigo do chefe e visto com bons olhos pelos professores.

O presidente do PPS, Rodrigo Pedroso, terá lugar no Governo, resta saber em qual secretaria. Formado em Direito, é estrategista e com bom trânsito na classe política. Por falar em trânsito, uma seta aponta seu nome para a Mobilidade Urbana, que deverá mudar de nome.

Outro estrategista cotado para participar do grupo, com a tarefa de implantar um novo modelo de gestão na Administração Municipal, é o Pedro Tavares. Na campanha eleitoral, o psicólogo teve papel fundamental na anulação dos ataques mais fortes da oposição.

Graciano, vereador eleito pelo PTB, está cotado para a Secretaria de Obras, outra opção para puxar suplente para a Câmara.

Cláudia Mara, a rainha dos tradicionalistas e dos carnavalescos, deverá permanecer na Setuc, contrariando a tese de que não deva existir dono ou dona do campinho.

Tudo indica que o Vinícius Polanczyk está com data de validade vencida (há bastante tempo) e finalmente deixará o Governo.

Leandro Jardim, cota do DEM, permaneceria na Fazenda, que poderá incorporar o tal Gabinete de Gestão, visando atrair novos investimentos e fortalecer as empresas locais.

Nos cargos menores, Paulo da Cohab, coordenador de Obras na Cohab; e Sarrafo, coordenador de Obras na Colina.

O Solidariedade, em baixa devido à postura “pula-cerca” do Crizel, está no fim da fila. A Tia Alaíde apurou que o partido pede a expulsão do Vereador Crizel por infidelidade partidária. Forte, essa.

As cotas partidárias no Governo estão relacionadas ao número de vereadores eleitos, exceto o PMDB, que elegeu apenas um vereador, mas é o partido da poderosa Vice-prefeita Cleusa.

Em entrevista à Gazeta, Sperotto prometeu que não irá aumentar o número de secretarias e irá manter o mesmo número de CCs. Se não cumprir, começa mal. Portanto, penso que vai manter a palavra.

Sexto, Não Quinto

A leitora Bruna Santos escreveu corrigindo informação da Coluna na edição do dia 8 de outubro, quando registrei que o sindicalista João Caldas (PT), com 938 votos, foi o quinto candidato a vereador de Guaíba mais votado. Na verdade, foi o sexto. Apesar disso, ficou de fora devido ao cálculo do quociente eleitoral.

Os Números de Guaíba

Na edição especial de aniversário de 90 anos de Guaíba, a Gazeta Centro-Sul divulgou os principais números do Município, como PIB, renda per capita, orçamento e as principais empresas em contribuição da arrecadação. Guaíba está na 15ª colocação do ranking de arrecadação entre os 497 municípios do Estado. Portanto, dinheiro tem, falta melhorar a gestão.

Todos os políticos e as lideranças da Aldeia deveriam ler e guardar a referida reportagem da Gazeta, pois conhecer a realidade econômica do Município é o primeiro passo a ser dado por quem deseja atuar pelo seu desenvolvimento.

Viagens pela Câmara de Guaíba

Um grupo de servidores da Câmara Municipal de Guaíba fez um estudo sobre os gastos com café, água mineral e material de expediente, visando a contenção de despesas. Me apresentaram o estudo e eu elogiei publicamente pelo gesto.

Semanas mais tarde, apurei que estes servidores gastaram, neste ano, R$ 46.253,00 com viagens para fazer cursos em outros Estados, sendo que há semelhantes em Porto Alegre. Não questiono a legalidade destes gastos e também entendo que é importante a qualificação dos servidores, mas, como cidadão, que é quem paga as contas públicas, questiono a necessidade destes gastos e a contradição manifestada. Por exemplo, qual a importância de uma telefonista gastar R$ 7.653,34 para fazer um curso de Gestão Patrimonial no Setor Público em Brasília?

É de cair os butiás dos bolsos!

Leandro André

[email protected]

Publicado em 22/10/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados