Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

30/09/2016 - 14h11min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Quem quer saber precisa ler

O slogan da Gazeta Centro-Sul que está no título desta coluna nos remete a uma reflexão necessária a respeito da comunicação.

Por que assinar um jornal impresso em um mundo abarrotado de canais de informações em tempo real, em diferentes plataformas na internet?

Por que buscar notícias no site de um jornal, se existem tantos blogs e sites pessoais divulgando as mais variadas informações?

As respostas para as perguntas acima podem ser resumidas em uma palavra: credibilidade. Não existe informação sem a credibilidade da fonte. E sem informação com credibilidade a vida é um perigo, uma viagem no escuro.

Neste mundo afobado de informações instantâneas em cascata, o jornalismo tem papel ainda mais relevante, pois filtra os resíduos falsos agregados aos fatos e apresenta a notícia verdadeira. Assim procede o jornalismo profissional, ético e responsável, ao qual a sociedade recorre para confirmar o que está sendo divulgado nos múltiplos canais alternativos na internet.

Imagens, informações e opiniões se propagam rapidamente nas redes sociais, mas para entender o que realmente está acontecendo é preciso recorrer ao canal de jornalismo de verdade mais próximo.

Aqui na Aldeia, se não fosse a Gazeta Centro-Sul, por exemplo, o risco de acreditar que o carro vermelho estava roubando crianças seria grande, assim como a crença no estuprador mascarado da Zona Sul, na mulher sem cabeça, no desabafo do sombra, no terremoto da Colina e nos caminhões já em fabricação no terrenão da Ford.

O jornalismo tem um papel social relevante, pois denuncia a corrupção; desmente o falso drama; critica a negligência da administração pública com argumentos; aponta a falta de respeito aos direitos humanos; e coloca luz nos porões da mentira.

No jornalismo, a opinião é assinada e seu autor é exposto às consequências legais. A opinião transcende o ódio, a leviandade e o desrespeito. É um olhar que questiona os fatos e todos os seus motivos.

Sim, existem falhas no jornalismo, pois é um trabalho realizado por seres humanos. No entanto, se o papel social é distorcido, a sociedade sabe identificar e logo confisca a credibilidade depositada, pois diferentemente do que acontece no campo da pressa das informações instantâneas e virtuais, o jornalismo só existe se tiver identidade, se for honesto e democrático. É por isso que “Quem quer saber precisa ler”.

Parabéns à Gazeta Centro-Sul, aos seus colaboradores, leitores e anunciantes, pois todos juntos mantêm este veículo de comunicação há 23 anos.

A Hora de Escolher

Já escutamos as “propostas”, os jingles; já assistimos as baixarias na internet. Já tivemos tempo para refletir, para ver quem diz a verdade, quem mente e quem joga para a torcida.

Conhecemos os agentes políticos da nossa Aldeia. Tudo o que tinha para ser dito, lido, visto e ouvido já aconteceu. Agora, chegou a hora de votar, de encarar a urna com a consciência de cidadão, de quem quer o melhor para a cidade.

Liquidação de Mudança

Fala-se muito em mudança nos períodos pré-eleitorais. É preciso mudar; a cidade precisa de mudança, a Câmara precisa de mudança. Sim, mudanças muitas vezes são importantes e necessárias, mas é preciso saber o que queremos mudar. Se for para mudar tem de ser para melhor. Do contrário, pode-se mudar seis por meia dúzia ou mudar para pior.

É preciso mudar tudo isso que está aí. Muito bem, mas quem vai substituir? Quais as opções de mudança de verdade? A mudança prometida é mudança de verdade?

Não estou criticando o discurso de mudança, pelo contrário, estou tentando valorizar o termo, que está sendo surrado sem dó, assim como as palavras saúde, segurança e educação. – Ô vizinho, qué mudança, saúde, segurança e educação, voti in mim!

Resultados na Gazeta

Logo após as eleições, fique ligado no Twitter da Gazeta Centro-Sul @gazetacentrosul e se informe primeiro sobre os resultados da votação em Guaíba e Região.

Informações da Câmara

Solicitei informações e avaliação da Presidência da Câmara Municipal de Guaíba sobre viagens, mas até o fechamento desta edição, na quinta-feira, não recebi qualquer resposta, o que certamente deverá acontecer na próxima semana. Vamos aguardar.

Leandro André

[email protected]< data-cfhash='f9e31' ="text/java">/ /

Publicado em 30/9/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados