Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

05/09/2016 - 11h04min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Guerra entre golpistas

No dia 31 de agosto de 2016, o Senado do Brasil cassou o mandato da Presidenta Dilma, com 61 votos a favor e 20 contra o impeachment. Diante deste fato histórico, surgem muitas perguntas. Foi golpe ou não? A Dilma é inocente ou culpada; corrupta ou honesta; competente ou incompetente? E o Lula, onde entra nessa história?

Começo respondendo a última pergunta. Para mim que participei emocionado dos comícios do Lula em Porto Alegre há 30 anos, o Lula é o golpista máster. Ele pregava o fim da agiotagem do sistema financeiro, o fim das obras públicas superfaturadas pelas grandes empreiteiras e apontava trezentos picaretas no Congresso Nacional. Quando se elegeu presidente do Brasil, não demorou muito para dar o grande golpe, fazendo exatamente o contrário do que pregava.

Sempre ouvi dizer que Dilma Rousseff era uma mulher austera, competente, honesta e durona. Mas sua atuação na Presidência do Conselho da Petrobras e na Presidência da República derrubaram estes conceitos.

Roubaram muito da Petrobras, conforme foi revelado na Operação Lava-Jato. Entre as barbaridades, compraram uma refinaria de petróleo sucateada nos Estados Unidos, pagando dez vezes mais o que valia. A gerentona honesta não viu nem desconfiou de nada.

Na campanha à reeleição para a Presidência da República, em 2014, Dilma escondeu a realidade econômica do País, mostrando uma fortaleza de fachada. Mentiu para se reeleger, o que foi admitido até pelo golpista máster. Então, surge outra pergunta: - Se tivesse revelado a verdade teria sido reeleita?

Foi revelado, durante o julgamento político no Senado, que apenas 2% de todo o dinheiro retirado dos bancos estatais nas chamadas pedaladas fiscais teriam sido usados nos projetos sociais. Não houve contestação da defesa, que passou o tempo todo sob o guarda-chuva do golpe.

A alegação dos aliados de Dilma colou na argumentação de que foi um julgamento político, que não houve crime de responsabilidade fiscal e por isso foi um golpe da turma de Michel Temer.

Sim, foi um julgamento político, assim como foi um ato político a decisão do PT de se juntar com Temer, Renan Calheiros, Collor, Jucá e os demais companheiros do PMDB, que agora os petistas chamam de golpistas. Lula e Dilma não sabiam com quem estavam aliados? Por que escolheram Temer por duas vezes como vice? Duas vezes.

E para dar um toque bem brasileiro neste caso, aos 45 do segundo tempo decidiram fatiar a votação, dando uma rasteira na Constituição para manter os direitos políticos da Dilma.

É triste assistir uma presidente eleita pelo voto popular ser cassada por julgamento político em um Congresso recheado de suspeitos. Mas também é triste ver uma promessa de mudança se transformar no maior sistema de corrupção da história do Brasil.

O que estão dizendo os candidatos

Em agosto, a Gazeta Centro-Sul apresentou os candidatos a prefeito de Guaíba e começou a divulgar suas propostas a respeito de temas de interesse público, visando contribuir com o processo democrático de escolha. A série de publicações continuará até o dia 30 de setembro.

Pelo que observei até o momento, estão bem claras as linhas de pensamento dos candidatos. Vale acompanhar.

Campanha Chocha

Acompanho campanhas eleitorais profissionalmente no jornalismo há mais de trinta anos e esta é a mais fria que já observei. Está tudo muito chocho para uma disputa municipal. Uns dizem que a frieza se deve à falta de dinheiro, outros atribuem ao desgaste da classe política. Há os candidatos que estão apostando muito nas redes sociais sem observarem a linha fugaz em que navegam.

Uma musiquinha aqui, outra acolá. Palavras como mudança, saúde, educação e segurança são usadas como se fosse venda de sacolé. Miseráveis vendedores de votos andam desnorteados com a escassez de compradores.

Estimativa Populacional

Essa semana, o IBGE divulgou a estimativa da população brasileira, que ultrapassou os 206 milhões.

Em Guaíba, a população estimada em 2016 é de 99.186 habitantes; em Camaquã, 66.031; Eldorado do Sul, 38.199; Barra do Ribeiro, 13.316; Mariana Pimentel, 3.926; Sertão Santana, 6.282; Tapes, 17.390; Porto Alegre 1.481.019.

Quadra da Inácio de Quadros

A Escola Municipal Inácio de Quadros, em Guaíba, recebeu verba do Governo Federal para a construção de uma quadra poliesportiva. O dinheiro, cerca de R$ 500 mil, já foi depositado na conta da Prefeitura, mas a obra ainda não começou, pois foi preciso remover um morador que ocupava a área. Se a verba não for usada até o final deste ano, o Município perderá os recursos.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 3/9/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados