Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

15/08/2016 - 09h52min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Medalhas para a Emoção

Os Jogos Olímpicos do Rio revelam o quanto estamos atrás nos esportes e na frente em emoção. As medalhas são escassas, mas, em compensação, as emoções abundam.

A comoção de ouro começou com a cerimônia de abertura da Olimpíada, que foi espetacular e aplicou um ippon no complexo de vira-lata. Agora, seguimos acumulando emoções.

Nossos atletas se esforçam muito, são guerreiros, mas, na hora de ganhar a medalha, nada além de muita emoção, com raras exceções. Sobram gritos nas arquibancadas; o Galvão berra; o Guga faz chalaça na versão mané; e o público se emociona com o 17º lugar. Só se atrapalha na hora de cantar o Hino Nacional, pois os organizadores deram um golpe na letra.

O Michael Phelps é um peixe pintado, disfarçado de gente, que brinca com os humanos, vingando as orcas adestradas. E como é preciso se emocionar, a torcida brasileira adotou o peixe-homem. O Phelps é brasileiro, assim como Deus.

A seleção de futebol se destaca nas tatuagens, nas sobrancelhas bem-feitas e nos fones de ouvido. Segue na competição, prejudicando o Inter, ao confiscar seus melhores jogadores.

À noite, é hora de chorar de emoção, na Globo, com a edição de imagens lindas e textos piegas. Tudo é feito para que choremos até desidratar de tanta emoção.

Mas vamos em frente que tem muita medalha em disputa e muita lágrima pra rolar.

Temporada de Campanha Eleitoral

Na terça-feira, 16, começa oficialmente a campanha eleitoral. Inicia a temporada das denúncias anônimas, dos escândalos forjados, dos grandes torneios de insultos e mentiras nas redes sociais, de acanalhar adversários, dos festivais de enganação solene, do comércio de votos, das promessas incríveis, dos juramentos falsos, de negar o passado e fantasiar o futuro, de comer mocotó na vila, de beijar o ranho, de sorrir feito besta, de abraçar feito louco, de mentir que o almoço é grátis, de parecer sincero e de dizer o que a torcida quer ouvir.

É também hora de ficar atento e escolher bem o candidato, se é que isso vem ao caso.

O Preço da Água Mineral na Câmara

E neste período dramático que antecede as eleições eu recebo uma denúncia por minuto. De repente, resolvem me procurar para denunciar adversários nas vésperas das eleições, na esperança de me usar feito um garfo. Trabalho muito fazendo pente fino nas informações recebidas.

No cartapácio de denúncias, recebi a informação de que a Câmara de Vereadores de Guaíba teria comprado garrafas de 500ml de água mineral, em 2014, pagando até R$ 10,40 a unidade, conforme consta no Portal da Transparência do Legislativo. Então, questionei. Fui informado que o referido valor é para o fardo com 12 garrafas e não a unidade, conforme divulgado.

A confusão acontece em decorrência de uma falha no sistema que abastece o “Portal da Transparência”. Tudo bem, então por que não corrigem o erro se pagam uma empresa de informática para prestar o serviço de divulgação digital? É de cair os butiás dos bolsos!

Observatório Social

Recebo a informação de que estão bem adiantados os preparativos para a implantação do Observatório Social em Guaíba, Barra do Ribeiro e Eldorado do Sul.

Esta é uma boa notícia, considerando a importância desta organização independente para o controle dos gastos públicos. Vamos acompanhar.

Em reunião-almoço para empresários e lideranças, no Rotary de Guaíba, dia 16 de agosto, o tema será abordado em palestra de Maurício Mancia.

Nós e os Candidatos

A partir do dia 16, os pré-candidatos passam a ser candidatos, de acordo com as regras. Os nomes já estão na praça e os bastidores fervem.

Nunca foi tão importante prestar atenção nas propostas de campanha, pois nem sempre as promessas que vamos ouvir são exequíveis.

É preciso prestar atenção no trabalho realizado pelos candidatos: o que ele (a) fez quando assumiu como gestor; quais são suas experiências? E seus projetos? Ele (a) aponta erros e soluções? É sincero ou cínico? Tem capacidade para executar na prática o seu discurso? Como é o seu posicionamento político: troca de lado como quem troca de camisa?

As eleições municipais envolvem aqueles que moram na aldeia, portanto não é difícil de conhecermos os personagens que se apresentam para nos representar, tanto no Legislativo quanto no Executivo.

Nós conhecemos os candidatos, sabemos o que queremos e isso deve facilitar muito o processo de escolha.

Tratamento de Esgoto

Em Guaíba, as três estações de bombeamento e a de tratamento de esgoto estão concluídas. Após as licenças de operação, restará ligar os prédios com a rede. Aí serão outros quinhentos.

Publicado em 13/8/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados