Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

08/08/2016 - 14h02min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Sob Censura

De acordo com a legislação eleitoral, estou impedido de me manifestar livremente, emitindo opiniões fortes a respeito das atitudes dos candidatos e dos partidos. Como muitos políticos são candidatos, até o dia 2 de outubro esta coluna passa a ser mais informativa e menos opinativa.

Secretaria da Saúde

Fabiani Malanga, secretária Municipal da Saúde, fez uma apresentação na Câmara de Vereadores de Guaíba. Foi convidada para responder perguntas, mas acabou usando a maior parte do tempo para divulgar o trabalho da Secretaria da Saúde, que não é pouco. Deixou claro que o Governo Sartori está dificultando os atendimentos, pois não faz os repasses do Estado e ainda enrola com a liberação das instalações do novo hospital. Forte, essa!

Os vereadores de oposição reclamaram da Mesa Diretora da Casa, alegando que desvirtuou o objetivo do convite. Ironizaram o quadro apresentado pela secretária, considerando que as falhas ficaram em segundo plano. Ver matéria nesta edição.

Entendo que os vereadores deveriam acompanhar mais de perto a gestão da Saúde, as receitas e despesas. Gritaria e sapateado em véspera de eleição não me parece o mais correto ou o mais eficaz.

Sobre o Guaibaprev

Caminhava pelo Centro de Guaíba numa tarde dessas, quando dois leitores comentaram sobre uma possível descapitalização do Guaibaprev, devido ao grande número de aposentadorias nos próximos anos. Então, busquei informações com a Diretoria Executiva do Instituto de Previdência. Ver matéria nesta edição.

Percebi que os diretores fazem um trabalho bem profissional. Mas também observei que todo o cuidado é pouco neste tipo de gestão. A chave para manter a Instituição sustentável é cumprir a meta fiscal.

No Mundo Político

Nessa sexta-feira, 5, encerrou o prazo das convenções partidárias para a definição dos candidatos e das alianças. A confirmação se dá após os registros na Justiça Eleitoral, cujo prazo encerrará no dia 15 de agosto.

Nesta eleição em Guaíba, a novidade fica com a participação de duas mulheres em chapas majoritárias. A médica Elisabete Monfrin, concorrendo a prefeita pelo PMN, e a vereadora Cleusa Sousa (PMDB), concorrendo a vice-prefeita de Sperotto (PTB).

Os pré-candidatos a prefeito José Sperotto (PTB) e Marcelo Maranata (PR) têm uma penca de partidos cada um em suas coligações.

A Elisabete Monfrin (PMN) e o Nauto Oliveira (PTC) devem disputar a Prefeitura (cada um pelo seu partido) sem alianças.

Depois de muitos encontros e debates, o PSDB decidiu apoiar o Sperotto. O mesmo aconteceu com o Solidariedade. Após fortes emoções, o nome do vereador Miguel Crizel foi incluído na lista dos pré-candidatos.

O PT Municipal fez convenção ontem à noite. Segundo o presidente João Caldas, não terá candidato a prefeito e não fará alianças na proporcional. O partido vai sozinho. O apoio ao Maranata será informal, pois o PT Estadual não aprovou a aliança com o PR.

A Gazeta vai fazer a cobertura completa das eleições municipais em Guaíba e Região. Acompanhe.

Novela da Foton

Essa semana, o lonão que estava armado na área da Foton foi retirado. Com isso, leitores me ligaram atrás de informações. De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cleber Quadros, o material foi retirado do terreno, pois a empresa estaria preparando a área para começar a obra da montadora de caminhões.

As Promessas do Secretário

O secretário Jorge Centeno, de Obras e Meio Ambiente, me ligou para dizer que vai fazer limpeza geral nos acostamentos da Estrada Santa Maria e dos Colonos, que estão transformados em lixões. Também prometeu terminar a poda dos Plátanos da Beira, que estão tomados por parasitas, e limpar a margem do Lago no Calçadão. Centeno pediu apoio para divulgar e conscientizar a população sobre a importância de ajudar a preservar os logradouros limpos.

Muito bem, primeiro vamos aguardar que as promessas do secretário sejam cumpridas.

Álbum de Viagem

A Gazeta Centro-Sul sempre valorizou a interatividade com seus leitores. Leia o Editorial dessa semana. Nesta edição, começa a ser publicado o quadro “Álbum de Viagem” na Coluna Gente. Vai lá e confere.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 6/8/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados