Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

01/08/2016 - 11h16min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Complexo de Vira-lata

Em 1950, após a derrota da Seleção Brasileira para o Uruguai, em pleno Maracanã, na partida final da Copa do Mundo, criou-se uma onda forte de decepção na população. Neste clima de baixa autoestima, o escritor Nelson Rodrigues observou que o brasileiro tem complexo de vira-lata. Muitos ainda teimam em ostentar o complexo de vira-lata como um título. Sentem prazer em avacalhar o Brasil, o mesmo prazer que sentem em valorizar países europeus, por exemplo.

Reconheço os problemas do Brasil. Entre os mais graves, destaco a absurda concentração de riqueza; os índices de violência, semelhantes aos de guerras; e a corrupção sistematizada e generalizada. Acontece que para mudar este quadro peçonhento é preciso ser proativo e não depreciativo. O complexo de vira-lata agrava os problemas, porque deprime e consome a energia necessária para resolvê-los.

Neste momento que antecede os Jogos Olímpicos do Rio, o complexo de vira-lata está em alta. Existem comandos de agourentos marchando solenes com o estandarte do mico verde amarelo. Muitos destes acreditam na pureza política do Lula e que a Dilma não tem nada a ver com o Temer, apesar de serem eleitos e reeleitos juntos.

Eu respeito aqueles que entendem que o Brasil não está em condições de sediar uma Olimpíada, mas não concordo com os argumentos. Justificam os contrários que os sistemas de atendimento de Saúde, Educação e Segurança Pública estão falidos, que a infraestrutura viária é um caos e que as obras públicas são superfaturadas. Tudo isso é verdade, mas também é verdade que esse pacote podre não tem nada a ver com a Olimpíada. Estes problemas são antigos no Brasil, iniciaram e se consolidaram sem qualquer interferência dos Jogos Olímpicos.

É preciso combater a corrupção, as obras superfaturadas, a concentração da riqueza, o jeitinho brasileiro, o desprezo ao voto, o desequilíbrio na relação entre direitos e deveres, a terceirização da culpa, a baixa qualidade da educação, o analfabetismo funcional e a religião partidarizada.

Os comandos que autenticam o complexo de vira-lata do brasileiro são os mesmos que exaltam a França, mas ignoram que muitas vezes o Museu do Louvre, em Paris, tem as visitas suspensas devido aos ataques de ladrões que roubam os turistas; que a poucos quilômetros da Torre Eiffel há bairros comandados por gangues onde a polícia não entra; e que nas margens da via que circunda a bela Paris existe lixão a céu aberto, igual ao da Estrada Santa Maria aqui na Aldeia. Muitos que avacalham o Brasil e enaltecem a Alemanha, não sabem que há turistas roubados em hotel de alto padrão em Berlin. No início da Olimpíada de Londres, teve banho frio na Vila Olímpica. A Itália até bem pouco tempo era comandada pela Máfia e depois pelo Berlusconi.

É verdade que os problemas brasileiros são mais graves do que os europeus, mas também é verdade que existem problemas sérios por lá e que não são divulgados porque o complexo de vira-lata não vinga no Velho Continente, pelo contrário.

Eu entendo que é preciso criticar o que está errado, apontar as falhas e lutar por melhorias. Acredito nisso como acredito na importância da Educação de qualidade como caminho de mudança. Mas, antes de levantarmos o estandarte do mico verde amarelo, é preciso viajar um pouco e conhecer o que existe além dos cartões postais do mundo.

O que nos diferencia dos povos desenvolvidos é a sevandija da injustiça social e a educação de baixa qualidade. Além disso, por aqui ainda se terceiriza a culpa, se despreza o voto, se mistura religião com política partidária e se culpa a cama pelo adultério. E nada pode ser mais eficaz para manter esta tela borrada do que nutrir com alarde o complexo de vira-lata.

Movimento Separatista

Um grupo bem grande de pessoas criou o movimento “O Sul é o meu País”, defendendo a separação dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do resto do Brasil. Eles entendem que a centralização do dinheiro público em Brasília é a principal causa dos nossos problemas econômicos. Este Movimento quer fazer uma consulta no dia das eleições (2 de outubro), perguntando aos eleitores da Região Sul se gostariam que os três Estados formassem um novo país. O plebiscito informal seria feito por meio de urnas instaladas próximo das seções eleitorais.

A iniciativa gerou polêmica e foi parar na Justiça, porque a Constituição veda o separatismo. Entretanto, as lideranças do Movimento argumentam que é apenas uma consulta.

Eu concordo que a centralização do dinheiro em Brasília faz muito mal para o Brasil e que isso precisa ser reformado com urgência. No entanto, não acredito que a separação dos três Estados do Sul possa resolver os problemas da Região. Entendo que o Brasil deveria se unir para encarar e resolver os seus problemas e não se dividir. É a minha opinião.

Novo Secretário

Nessa sexta-feira, 29, o prefeito Henrique Tavares apresentou o novo titular da Secretaria de Governo: Diego Antunes Fagundes. É formando em Administração e mora no Bairro Santa Rita (Cohab). Indicação do Solidariedade.

Os Candidatos

Até o final da próxima semana deverão estar confirmados todos os nomes que irão disputar a Prefeitura em outubro. Segundo a Tia Alaíde, a disputa em Guaíba deverá ficar entre a Dra. Elisabete (PMN), o Maranata (PR), o Nauto (PTC) e o Sperotto (PTB).

Leandro André

[email protected]

Publicado em 30/7/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados