Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

25/07/2016 - 09h38min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Bastidores Políticos na Aldeia

Os partidos políticos começaram a bater o martelo em relação às alianças para a disputa de outubro. Coligações estão sendo firmadas em convenções carregadas de emoção. A peleia vai começar oficialmente no dia 15 de agosto, mas nos bastidores já começou.

Na noite de quarta-feira, 20, estive na Convenção do PTB de Guaíba (vou tentar ir a todas). Foi um evento simples, sem figurões de fora, mas intenso, com bandeira sobre a mesa, suor lacrimal, voz embargada, discurso firme, gritos e palmas. Percebi que arestas foram aparadas e que o grupo larga unido, com uma penca de 14 partidos coligados e cerca de 160 candidatos a vereador.

Sperotto fez discurso emocionado, contou que nasceu na “Rua da Rapadura” (Breno Guimarães), no Bairro Ermo, nas mãos do Dr. Solon Tavares. Ressaltou que suas origens são petebistas e prometeu trabalhar muito por Guaíba.

A vereadora Cleusa Souza (PMDB) foi muito abraçada. Muito. Ela é pré-candidata a vice na chapa de Sperotto (falta o PMDB confirmar oficialmente na sua convenção do dia 30 de julho).

PMDB e DEM

Para a proporcional (vereança), PMDB e DEM irão se coligar. Essa semana, os líderes dos dois partidos bateram o martelo e fumaram o cachimbo da paz.

A Política é Dinâmica

No final da Convenção do PTB, o maior adversário de Henrique Tavares na eleição de 2012, Caio Larrea (PPS), ingressou no recinto para manifestar seu apoio ao Sperotto e à Vereadora Cleusa. Abraçou firme o Henrique.

Conversei com o ex-vereador, que está trabalhando em Mato Grosso do Sul, onde possui uma cozinha industrial, fornecendo alimentos para centenas de trabalhadores. Questionei ao Caio por que decidiu apoiar Sperotto. O líder do PPS local disse que o Gringo e a Cleusa são a melhor opção para a Cidade, considerando o trabalho público que ambos têm e o potencial para melhorar a vida dos guaibenses.

Maranata e Beto

Conversei com Marcelo Maranata (PR) e ele confirmou a dobradinha com Beto Quadros do PSB (pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente). A convenção do PR será no dia 1º de agosto. Maranata disse que a coligação de apoio a sua candidatura deverá ficar entre dez e onze partidos, com cerca de 140 candidatos a vereador.

Pré-candidata a Prefeita

O PMN, da Dra. Elisabete Monfrin, realizará convenção no dia 31 de julho, na Câmara Municipal. O nome da médica deverá ser indicado como pré-candidata a prefeita de Guaíba.

Não tenho recebido informações do PMN, mas ratifico que o espaço está aberto a todos os partidos.

Observatório Social

A Gazeta Centro-Sul publicou matéria sobre o Observatório Social em sua edição do dia 2 de julho, colocando o tema na pauta dos debates importantes na Aldeia. A Organização, formada por voluntários, é uma ferramenta eficaz no combate ao desperdício do dinheiro público.

E o Hospital?

Cobrei do prefeito Henrique Tavares uma posição sobre o tal Hospital Regional, tão anunciado. O prefeito explicou que o Estado não para de apontar ajustes que devem ser feitos no prédio (já concluído) antes de firmar o contrato com a Beneficência Portuguesa para a gestão do Hospital. Mas, apesar dos entraves, o prefeito garantiu a inauguração antes de deixar o Governo. Jurou de pés juntos, sem figa.

Plátanos da Beira

Os dois plátanos localizados no Calçadão de Guaíba têm cerca de 50 anos cada. As árvores dão sombra, abrigam os pássaros e embelezam o principal cartão postal da Cidade. Acontece que, por falta de cuidados, a erva de passarinho, um parasita vegetal, está terminando com os plátanos, apesar dos constantes alertas deste colunista.

Para a passagem da Tocha Olímpica, a Prefeitura fez uma poda “meia-boca”, deixando muita erva de passarinho no topo das árvores. A intervenção pela metade só agrava o problema.

Essa semana, cobrei do Secretário Centeno, atual responsável pela Pasta do Meio Ambiente, a conclusão do trabalho. O secretário prometeu a limpeza geral nos próximos dias, com o retorno de um técnico que estava de licença.

A poda completa vai causar a impressão de mutilação das plantas, devido a quantidade de galhos que serão cortados. No entanto, é a alternativa que sobrou para tentar salvar as árvores, considerando o estado avançado da erva parasita.

Vamos aguardar que o Secretario Centeno cumpra a sua promessa de tentar salvar os Plátanos da Beira. Peço que os ambientalistas da Aldeia ajudem nesta empreitada.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 23/7/16.

Últimas Notícias

Polícia investiga suposto desvio de alimentos da Secretaria de Assistência Social de Guaíba na gestão anterior. Câmara deve abrir CPI.

Na quinta, 5, projeto da nova composição do Governo de Guaíba passa na Câmara (11 a 4) em sessão tensa, com torcida da oposição em plenário.

Prefeitos assumem com discursos de austeridade para enfrentar a crise econômica. Em Guaíba, Sperotto cortou portarias e FGs.

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2017 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados