Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Terça-feira, 23 de abril de 2024

25/07/2016 - 09h38min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Bastidores Políticos na Aldeia

Os partidos políticos começaram a bater o martelo em relação às alianças para a disputa de outubro. Coligações estão sendo firmadas em convenções carregadas de emoção. A peleia vai começar oficialmente no dia 15 de agosto, mas nos bastidores já começou.

Na noite de quarta-feira, 20, estive na Convenção do PTB de Guaíba (vou tentar ir a todas). Foi um evento simples, sem figurões de fora, mas intenso, com bandeira sobre a mesa, suor lacrimal, voz embargada, discurso firme, gritos e palmas. Percebi que arestas foram aparadas e que o grupo larga unido, com uma penca de 14 partidos coligados e cerca de 160 candidatos a vereador.

Sperotto fez discurso emocionado, contou que nasceu na “Rua da Rapadura” (Breno Guimarães), no Bairro Ermo, nas mãos do Dr. Solon Tavares. Ressaltou que suas origens são petebistas e prometeu trabalhar muito por Guaíba.

A vereadora Cleusa Souza (PMDB) foi muito abraçada. Muito. Ela é pré-candidata a vice na chapa de Sperotto (falta o PMDB confirmar oficialmente na sua convenção do dia 30 de julho).

PMDB e DEM

Para a proporcional (vereança), PMDB e DEM irão se coligar. Essa semana, os líderes dos dois partidos bateram o martelo e fumaram o cachimbo da paz.

A Política é Dinâmica

No final da Convenção do PTB, o maior adversário de Henrique Tavares na eleição de 2012, Caio Larrea (PPS), ingressou no recinto para manifestar seu apoio ao Sperotto e à Vereadora Cleusa. Abraçou firme o Henrique.

Conversei com o ex-vereador, que está trabalhando em Mato Grosso do Sul, onde possui uma cozinha industrial, fornecendo alimentos para centenas de trabalhadores. Questionei ao Caio por que decidiu apoiar Sperotto. O líder do PPS local disse que o Gringo e a Cleusa são a melhor opção para a Cidade, considerando o trabalho público que ambos têm e o potencial para melhorar a vida dos guaibenses.

Maranata e Beto

Conversei com Marcelo Maranata (PR) e ele confirmou a dobradinha com Beto Quadros do PSB (pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente). A convenção do PR será no dia 1º de agosto. Maranata disse que a coligação de apoio a sua candidatura deverá ficar entre dez e onze partidos, com cerca de 140 candidatos a vereador.

Pré-candidata a Prefeita

O PMN, da Dra. Elisabete Monfrin, realizará convenção no dia 31 de julho, na Câmara Municipal. O nome da médica deverá ser indicado como pré-candidata a prefeita de Guaíba.

Não tenho recebido informações do PMN, mas ratifico que o espaço está aberto a todos os partidos.

Observatório Social

A Gazeta Centro-Sul publicou matéria sobre o Observatório Social em sua edição do dia 2 de julho, colocando o tema na pauta dos debates importantes na Aldeia. A Organização, formada por voluntários, é uma ferramenta eficaz no combate ao desperdício do dinheiro público.

E o Hospital?

Cobrei do prefeito Henrique Tavares uma posição sobre o tal Hospital Regional, tão anunciado. O prefeito explicou que o Estado não para de apontar ajustes que devem ser feitos no prédio (já concluído) antes de firmar o contrato com a Beneficência Portuguesa para a gestão do Hospital. Mas, apesar dos entraves, o prefeito garantiu a inauguração antes de deixar o Governo. Jurou de pés juntos, sem figa.

Plátanos da Beira

Os dois plátanos localizados no Calçadão de Guaíba têm cerca de 50 anos cada. As árvores dão sombra, abrigam os pássaros e embelezam o principal cartão postal da Cidade. Acontece que, por falta de cuidados, a erva de passarinho, um parasita vegetal, está terminando com os plátanos, apesar dos constantes alertas deste colunista.

Para a passagem da Tocha Olímpica, a Prefeitura fez uma poda “meia-boca”, deixando muita erva de passarinho no topo das árvores. A intervenção pela metade só agrava o problema.

Essa semana, cobrei do Secretário Centeno, atual responsável pela Pasta do Meio Ambiente, a conclusão do trabalho. O secretário prometeu a limpeza geral nos próximos dias, com o retorno de um técnico que estava de licença.

A poda completa vai causar a impressão de mutilação das plantas, devido a quantidade de galhos que serão cortados. No entanto, é a alternativa que sobrou para tentar salvar as árvores, considerando o estado avançado da erva parasita.

Vamos aguardar que o Secretario Centeno cumpra a sua promessa de tentar salvar os Plátanos da Beira. Peço que os ambientalistas da Aldeia ajudem nesta empreitada.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 23/7/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados