Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

11/07/2016 - 14h34min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

A Tocha e o Voto

Nas eleições para presidente, em 2014, disseram que estava tudo certo com a economia no Brasil, só que não. Os problemas estavam escondidos e vieram à tona em 2015, se agravando neste ano. Empresas estão fechando e trabalhadores estão sendo demitidos de caçamba. Enquanto isso, a Tocha Olímpica segue, mas é preciso não confundir as coisas.

Faltaram tornozeleiras no mercado, a fila de espera é grande. Todos os dias assistimos na TV prisões de corruptos, envolvidos em desvios milionários de dinheiro público. A Operação Lava-Jato não para e a Tocha também não.

O deputado Eduardo Cunha nega que tenha dinheiro de propina em contas na Suíça; renunciou à Presidência da Câmara e chorou. O Tio Gilvan também chorou com o afastamento da Presidenta e garante que não vai ter golpe. Michel Temer segue procurando ministros que não estejam envolvidos em corrupção enquanto a Tocha segue seu roteiro.

Apesar da ofensiva do Ministério Público no combate à Máfia do Leite, continuam incrementando o produto com água oxigenada, xixi, cocô e o que for preciso para render mais. As prisões seguem, e a Tocha também.

Não se pode mais usar o celular na rua, pois o mano avança. Se reagir, leva tiro. O mano vende o celular roubado na esquina e o “esperto” compra por um bom preço, sustentando a bandidagem. Em seguida, usa o aparelho para ofender a rodo nas redes sociais, inclusive a Tocha que segue.

O País é rico e a Petrobras é nossa, mas os salários dos professores são pagos em parcelas e a gasolina no Brasil está entre as mais caras do mundo. O atendimento de Saúde é público, mas centenas morrem agonizando à espera de atendimento. Como a maioria não vê relação alguma disso com a política, segue o drama. E a Tocha segue também.

Lá pelas tantas, o Tio Gilvan percebeu que onde tem problemas no País tem Tocha Olímpica passando, então ele ficou com muita raiva da Tocha. Para ele, se não fosse a Olimpíada e, consequentemente, a Tocha, o Brasil seria uma maravilha, o povo seria politizado, compreenderia que existem direitos e deveres a serem respeitados, e a qualidade de vida dos brasileiros serviria de modelo a toda a Terra. Só que não. O problema não é a Tocha, é o Voto.

Ainda sobre o Semiaberto

De vez em quando os governos Estadual e Federal fazem festa em Guaíba para anunciar zona mista industrial, fábrica de caminhão, pavimentação da Estrada do Conde, tratamento de esgoto, segunda DP, mais policiais nas ruas, hospital e UPA, mas na prática o que vem são presídios. Agora, com aquele sorriso amigo, o Governador Sartori anuncia quatro unidades de semiaberto em Guaíba. É de cair os butiás dos bolsos!

Uma comitiva de guaibenses esteve protestando na SSP. O secretário prometeu cancelar o semiaberto na Aldeia, mas, em nota, a Susepe diz outra coisa (ver matéria nesta edição). Precisamos ficar atentos.

Observatório Social

Há três anos, o saudoso contador e empresário João Carlos Andriotti Silveira me disse que o Conselho Regional de Contabilidade e a OAB, entre outras entidades, estavam tentando implantar o Observatório Social em Guaíba. Não avançou.

Na edição da semana passada, a Gazeta Centro-Sul publicou matéria especial sobre esta Instituição, que ajuda os gestores públicos a utilizarem melhor o dinheiro público. Quem não leu, pode procurar no site do Jornal em “Buscar Notícias”. Trata-se de ação muito importante para combater a corrupção.

Eu vou questionar os candidatos a prefeito se eles se comprometem a implantar o Observatório Social caso sejam eleitos.

A Duplicação da BR-116

Uma comitiva de prefeitos da Região foi a Brasília, em junho, e o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, garantiu a continuidade das obras de duplicação da BR-116 entre Guaíba e Pelotas. A turma voltou faceira feito lambari na sanga, mas se eu fosse os prefeitos não comemorava. O dinheiro reservado para a continuidade das obras foi para outros Estados, o que poderá retornar ao RS é um valor que não garante obras.

Parque no Morro

Questionei a Prefeitura de Guaíba sobre como está o projeto de implantação do prometido Parque Ecológico no Morro da Hidráulica, com recursos do projeto de expansão da CMPC. A resposta da Prefeitura sinaliza para uma enrolação das brabas. Em nota, o Executivo Municipal afirma que a Secretaria Municipal do Planejamento está finalizando um estudo a ser apresentado para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Acontece que esta é a mesma resposta que me foi passada no final de 2015. Enrolação.

Maranata e Beto Quadros

Forças da oposição estão se unindo em Guaíba para fazer frente nas eleições de outubro. Essa semana, Maranata (PR) e Beto Quadros (PSB) encaminharam coligação. O Beto aceitou a possibilidade de concorrer a vice do Maranata. Frisson nos bastidores políticos da Aldeia.

Rodízio na Prefeitura

O Solidariedade de Guaíba se destacou ao promover rodízio de vereadores na Câmara. Agora, é a vez de fazer o mesmo na Prefeitura. Os vereadores André Barbosa e Miguel Crizel se desentenderam com Julian Narciso, que recentemente foi nomeado secretário de Governo no lugar de André Barbosa. Com a desavença, Julian foi exonerado. O prefeito Henrique Tavares me disse que vai esperar o partido entrar num consenso para indicar o substituto. Enquanto isso, o secretário de Administração, Vinícius Polanczyk, acumula os cargos.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 9/7/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados