Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

09/05/2016 - 09h43min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Dom Jacinto

Em períodos tensos, de clima pesado em selva de problemas como o que estamos vivendo no Brasil, é preciso sintonizar o amor para podermos respirar e seguir em paz, pois ficar preso às tensões, aos conflitos e aos jogos de interesse provoca estresse venenoso, que afeta a saúde. Isso não é sermão de beato, é fato.

O cotidiano nos municípios é reflexo fiel do que acontece no País em geral, inclusive as cenas do teatro político partidário. A Câmara Municipal de Vereadores é instituto muito semelhante à Assembleia Legislativa do Estado e ao Congresso Nacional. Assim acontece, também, com os governos e com as instituições. Os problemas e as soluções não vêm somente de lá, também estão aqui.

Nas cidades onde vivemos, pela proximidade das relações, somos protagonistas da História e recebemos o implacável impacto direto da competição cotidiana. Sobreviver e ascender neste cenário brasileiro exige performance de goleador, com escassas condições de treinamento.

A dureza da vida requer vigilância e sintonia com o amor puro para ser vencida. E é aí que entram em cena pessoas como o Dom Jacinto, capazes de nos ajudar nessa empreitada.

O bispo Dom Jacinto Flach chegou a Guaíba em 2004 para coordenar o Vicariato da Região. Ele permaneceu na Aldeia por seis anos até ser transferido para o município de Criciúma, em Santa Catarina. Durante a sua permanência por aqui, ele mostrou caminhos iluminados, abrindo janelas e portas emperradas.

Homem simples, de palavras positivas e gestos de grandeza, Dom Jacinto sempre destaca o lado do Bem, que teimamos em sonegar no cotidiano. O Bem é muito maior do que o Mal, mas talvez por medo o valorizemos em demasia, o que nos faz sofrer. Escancarar a janela do Bem quando estamos na penumbra das tensões é o que o Dom Jacinto faz.

Precisamos de mais Dom Jacintos, independentemente de religião, e fora do cenário partidário. Estamos carentes de quem ilumine os ambientes sombrios contaminados pelo rancor; não importa se este iluminador é bispo católico, pastor evangélico ou uma simples pessoa que se sustenta no exemplo solidário; estamos precisando sintonizar mais o amor puro, respirar e seguir em paz.

............................................................................................

Melancias e Bananas

Os vereadores Campeão (PTB) e Alex Medeiros (PP) trocaram de time no meio do jogo. Na campanha eleitoral de 2012, o Campeão fez campanha para o então candidato a prefeito Caio Larréa (PPS), um dos principais adversários do atual prefeito Henrique Tavares (PTB). Já o Alex Medeiros fez campanha para o Henrique e por três anos foi um defensor ativo do Governo.

Lá pelas tantas, o Campeão fez as pazes com o prefeito e passou a ser o maior defensor do Governo Henrique na Câmara, enquanto que o Alex, descontente com o desempenho da equipe, trocou de lado.

Por conta desta inversão, quem tem assistido as sessões da Câmara observa uma dramática troca de acusações entre os dois parlamentares.

- O senhor defendia e agora acusa! - O senhor acusava e agora defende!

No futebol, quem troca de lado é melancia. Na política partidária, quem troca de lado é “moderno”; e eleitor que briga com parentes e amigos por causa de políticos e de partidos é banana.

Incertezas na Política da Aldeia

Em Guaíba, nomes de pré-candidatos a prefeito como os de José Sperotto (PTB), Marcelo Maranata (PR) e Beto Quadros (PSB) se mantêm na tabela de apostas das conjecturas de botequim, mas nada de oficial. Tudo gira em torno das indicações de possíveis vices e do número de secretarias no futuro governo.

O PDT de Guaíba definiu que irá participar das eleições no bloco da oposição, mas o apoio à chapa majoritária já não é mais certeza.

Segundo a Tia Alaíde, PPS e DEM fecharam na proporcional, mas balançam na majoritária.

O PMDB mais uma vez sinaliza com a candidatura a vice na chapa da situação. Mas uma parcela dos caciques já faz careta e resmunga.

O Vereador Chacrinha (PMDB) tem sido um forte questionador do Governo. Reclama constantemente da sujeira na Cidade, está descontente com a composição invertida na cúpula da Assistência Social e exige ação governamental urgente. Essa semana, o Chacrinha votou com a oposição um requerimento do Vereador Alex, que solicitava uma série de informações sobre a gestão da Saúde. O tal requerimento foi rejeitado pelos discípulos do prefeito, mas precisou do voto minerva do presidente. Forte, essa!

Cai o Secretário do Meio Ambiente

Sérgio Martinez não é mais o secretário de Meio Ambiente. Desceu um degrau e foi para a Diretoria. A Pasta passa a ser coordenada pelo secretário de Obras, Jorge Centeno, com apoio de um grupo gestor.

A sujeira na Aldeia está entre as maiores queixas da população. A Secretaria de Meio Ambiente é derrubadora de secretários.

Comunicado aos Leitores

Recomendo a leitura atenta do Editorial da Gazeta Centro-Sul desta edição. Vai lá.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 7/5/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados