Gazeta Centro-Sul

Contato: (51) 3055.1764 e (51) 3055.1321  |  Redes Sociais:

Sexta-feira, 29 de mar�o de 2024

02/05/2016 - 09h19min

Leandro André

Compartilhar no Facebook

enviar email

Escola de Turno Integral

Na edição da semana passada, a Gazeta Centro-Sul publicou, com chamada de capa, a frustração da comunidade em relação à implantação do turno integral no CIEP de Guaíba. Houve quem ficasse chateado de ver o caso estampado na capa. Eu também fiquei chateado, mas acontece que os problemas não podem ser jogados para baixo do tapete. Precisam ser expostos para que sejam solucionados.

Tudo o que a Gazeta publicou é verdade, e as manifestações da comunidade e da Coordenadoria de Educação foram divulgadas.

Eu acredito que a implantação de escolas com turno integral é uma das ações mais importantes e necessárias no Brasil, considerando a formação das futuras gerações, além da preservação das crianças e dos jovens em um País com graves problemas de violência.

O que aconteceu no CIEP de Guaíba foi o seguinte: anunciaram a implantação do turno integral, do 1º ao 9º ano. Depois, passou para as turmas do 1º ao 5º ano, visando uma implantação gradual e tal. Então, iniciou o novo sistema, que também foi matéria de capa da Gazeta.

O decreto do Governo, oficializando o turno integral, até hoje não foi publicado; falta mantimentos para fazer as refeições, considerando questões burocráticos; e não há professores suficientes. Com isso, poucas semanas após iniciar o turno integral, as famílias foram comunicadas que os alunos têm de almoçar em casa por falta de comida. Um verdadeiro fiasco.

Registra-se a luta de alguns professores para manter o sistema enquanto as questões governamentais e burocráticas não se resolvem. Mesmo recebendo salários parcelados, os professores se esforçam, são guerreiros, mas tudo tem limites. Eles não podem fazer o papel que é do Governo.

Faltam alimentos e professores para manter o turno integral no CIEP e a culpa é do Governo do Estado, que fez o anúncio sem ter condições de cumprir.

Somos Rocamboles

Nem coxinhas, nem petralhas, somos todos rocamboles. Governos de diferentes partidos em diferentes épocas seguem enrolando o povo brasileiro. Nas campanhas eleitorais, enrolam loucamente. Os candidatos da situação mostram um mundo de faz de conta e os da oposição prometem soluções. Lutam muito para se eleger, mas logo a realidade aparece e fica tudo no orbe da ladainha.

A Presidenta Dilma e o seu vice, Temer, mostraram um Brasil pujante na campanha eleitoral, mas logo após serem eleitos a bagaça aflorou.

Na campanha, Sartori nunca disse que seria preciso parcelar salários por falta de recursos. Não sabia o tamanho do rombo?

E assim acontece com a maioria dos governos nos Municípios, Estados e País. Brigam para se eleger e quando chegam lá só pensam em aumentar impostos e se lamentar.

Em outubro, teremos eleições municipais e a atenção começa a se voltar com emoção para os rocamboles.

A Casa do Povo

Os vereadores de Guaíba anunciaram publicamente, na sessão da Câmara no dia 19 de abril, que no dia 27 haveria uma reunião da Comissão Especial para tratar do Transporte Coletivo. A Gazeta noticiou e o povo se mobilizou, considerando o interesse na matéria. No entanto, surpreendentemente, queriam barrar a presença da população. Depois da pressão, cederam e a reunião foi aberta. Era só o que faltava barrar o povo na Casa do Povo.

Como já escrevi antes, o novo sistema de transporte coletivo de Guaíba foi um avanço importante, comparando com a bagaça anterior. No entanto, têm muitas coisas que precisam ser melhoradas (ver matéria ao lado). Na Zona Rural, continua tudo na mesma, ou seja, ônibus só com tempo seco e olhe lá.

Caminhãozinho Táxi

O vereador Manoel Eletricista (PPS), cumprindo a sua missão de fiscalizar o Executivo, comunicou à Gazeta Centro-Sul que um caminhãozinho da Prefeitura de Guaíba se deslocou ao município de Camaquã para transportar uma pessoa.

Questionei sobre isso ao secretário de Mobilidade Urbana, Fernando Maganha. Ele enviou nota, esclarecendo que o veículo utilizado no serviço de sinalização se deslocou até Camaquã para levar uma servidora da Junta Militar de Guaíba, que “tem calendário fixo para prestação de serviços na referida cidade”. Disse que o serviço é realizado de forma regular pela Junta do Município, que pertence a 12ª Região com sede em Camaquã.

O secretário informou, também, que o motorista que faz o transporte para a Junta, há 15 anos, encontrou dificuldades de disponibilidade de veículo de passeio para fazer o transporte no dia 25 de abril. Como o veículo em questão estava ocioso, por motivos climáticos, o motorista tomou a decisão de fazer o transporte da servidora.

Coligações Flex

A cada semana muda o quadro de possíveis coligações em Guaíba, visando as eleições de outubro. PTB e PMDB andam se estranhando na Aldeia.

Leandro André

[email protected]

Publicado em 30/4/16.

Últimas Notícias

Este site da Gazeta Centro-Sul s
Ler mais

Aulas Presenciais em Guaíba
Ler mais

Monumento Farroupilha
Ler mais

Publicidade

Institucional | Links | Assine | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2024 Gazeta Centro-Sul - Todos os direitos reservados